Estes são os 25 melhores pratos de comida tradicional portuguesa que fazem parte da nossa mesa! Portugal é um país rico em cultura gastronómica, oferecendo uma ampla variedade de pratos típicos que agradam a todos os gostos. Desde o peixe fresco do Atlântico à carne de porco, passando pelo famoso bacalhau, a culinária portuguesa é conhecida pela sua simplicidade e sabores autênticos. Neste artigo, vamos explorar algumas das comidas típicas de Portugal e as suas receitas tradicionais para que possa experimentar em casa e desfrutar de um pouco da cultura portuguesa através do paladar. Seja para um jantar em família ou para impressionar amigos, estas receitas certamente vão surpreender.
Fizemos uma verdadeira seleção das melhores receitas portuguesas, havendo espaço para tudo: entradas e petiscos, sopas, pratos de carne, pratos de peixe, doçaria conventual e tradicional. Quer saber mais? Então, leia!
25 pratos de comida tradicional portuguesa que tem de provar
Pratos de aves ou carnes
1 – Francesinha
Esta criação gastronómica é um símbolo da cidade do Porto. É uma sanduíche pensada de forma distinta. Leva uma série de ingredientes como queijo, fiambre, linguiça, entre outros.
Pode ainda ser acompanhada por ovo, colocado no topo. Por vezes, é servida com batatas fritas, mas é no molho que está o segredo de uma francesinha memorável.
Ver Receita
2 – Cozido à portuguesa
Este prato típico da gastronomia portuguesa até poderia ser mais saudável, não fosse a quantidade de enchidos e de carnes que costuma encher o prato…
Todos adorámos este símbolo da culinária portuguesa. No cozido à portuguesa, pode encontrar diferentes tipos de carnes: frango, carne de vaca, porco e várias salsichas de porco. A presença de alguns vegetais não é apenas para disfarçar. É para comer e em quantidade, para evitar que se caia em tentações com o resto. Pode ter cenouras cozidas, couve e feijão, entre outros legumes.
Ver Receita
3 – Leitão da Bairrada
Símbolo da Bairrada, o leitão da localidade apresenta-se como uma experiência gastronómica imperdível. Diariamente, são vendidos três mil leitões, sendo o leitão assado servido em diversos restaurantes da Bairrada.
O leitão revela-se bastante saboroso, depois de ser temperado com unto, sal, alhos e pimenta. O forno bairradino, aquecido com lenha recorrendo a vides ou a eucalipto, torna o leitão assado em algo memorável.
5 – Arroz de Pato
Este prato sabe a pato. É uma espécie de risotto de pato à portuguesa com uma cobertura estaladiça. As fatias de chouriço tornam este prato tradicional em algo irresistível, nomeadamente se for feito no forno, como manda a tradição.
Ver Receita
6 – Tripas à Moda do Porto
Símbolo da cidade do Porto, está na origem do epíteto de Tripeiros. Os portuenses reconhecem que a sua capacidade de superar as dificuldades está na origem dessa referência. A generosidade dos portuenses foi reconhecida pela história e este prato faz parte dessa história de superação e de solidariedade.
Este prato é composto por tripas, destacando-se a presença do folho e dos favos de vitela. Pode ainda ter presunto, orelha de porco e mão de vitela. Outros ingredientes comuns são o chouriço e o frango.
Nas tripas à moda do Porto, também há a integração de ingredientes como cebolas, feijão branco, cenouras, folha de louro, banha, ramo de salsa, limão, sal e cominhos.
Ver Receita
7 – Coelho à Caçador
O coelho bravo que vive livremente no mato tornou-se um perigo para as colheitas e o número elevado do animal levou à necessidade de recorrer a uma estratégia simples de reduzir o número de coelhos…
Os caçadores foram aproveitando a pele do coelho para o comércio e a sua carne foi ficando cada vez mais saborosa com a experiência que se adquiriu ao cozinhar o coelho. Ingredientes como alho, pimenta, louro e vinho tinto de qualidade servem como tempero de uma marinada longa que fica de um dia para o outro.
Segue-se depois o refogado em azeite, cebola, toucinho e tomates, feito num tacho de ferro. Depois, aproveita-se a carne e a marinada. Enquanto ferve em lume brando, vai sendo refrescado com vinho. No final, acrescenta-se o alecrim. A experiência é maravilhosa!
Ver Receita
Leia também
- Aprenda a fazer a melhor Francesinha à moda do Porto
- 3 receitas de Cozido à Portuguesa, um símbolo da gastronomia nacional
- 3 receitas de arroz de pato no forno, um petisco divino
Pratos de peixe ou marisco
8 – Amêijoas à Bulhão Pato
Esta iguaria revela-se particularmente deliciosa nos dias quentes de verão, quando acompanhada por uma cerveja gelada. As amêijoas são deliciosas, mas o molho que as acompanha faz parte da maravilhosa experiência. Mergulhar um pedaço de pão no molho feito à base de azeite, coentros, alho e vinho branco torna o momento memorável!
Ver Receita
9 – Pastéis de bacalhau
Pode ser servido como entrada ou como parte de uma refeição principal, quando são acompanhados por arroz seco ou batatas fritas. Não há tasca que se preze que não tenha pastéis de bacalhau. Estes pastéis dourados são ligeiramente crocantes por fora e deliciosos por dentro.
Ver Receita
10 – Bacalhau à Brás
O bacalhau desfiado fica delicioso quando acompanhado com cebola picada e com batata palha. Este é outro prato típico da cidade do Porto. Normalmente, contém azeitonas e salsa, sendo um dos pratos típicos portugueses mais saborosos.
Ver Receita
11 – Polvo à Lagareiro
O polvo é outro alimento que é bastante apreciado pelos portugueses, por isso faz todo o sentido colocar nesta lista o prato português mais famoso de polvo.
O Polvo à Lagareiro representa uma refeição deliciosa, pois um polvo assado é sempre delicioso. Porém, quando é coberto por azeite e alho, o sabor fica bem português. Normalmente, o Polvo à Lagareiro é servido com batatas assadas.
Ver Receita
12 – Caldeirada de peixe
Na culinária portuguesa, há um espaço especial para o peixe e para o marisco. Este prato tradicional dá destaque a estes alimentos que são muito estimados pelos portugueses.
Colocam-se diversos ingredientes especiais num tacho. A caldeirada surge do cozido de peixe. Há vários tipos de peixe e marisco que são usados, sendo estes elevados a outro patamar por terem a companhia de tomate e ervas aromáticas.
Ver Receita
13 – Sardinhas assadas
As sardinhas assadas são um símbolo da nação, marcando presença em muitas festas populares, nomeadamente as que estão ligadas aos Santos Populares. Um petisco que cai particularmente bem nas noites quentes de verão.
Produtos que se tornaram símbolos da região e do país.
Ver Receita
14 – Bolo do caco
Este pão-de-alho madeirense é uma criação que se tornou símbolo da Madeira. É um pão achatado e circular que fica particularmente bem com hambúrgueres. Sendo cozido num forno de lenha artesanal, o bolo do caco revela-se uma experiência maravilhosa, nomeadamente se for servido quente. Uma dentada no bolo do caco estaladiço representa um momento que pretendemos repetir vezes sem conta.
Ver Receita
15 – Queijo da Serra
O Queijo da Serra é símbolo da Serra da Estrela e de Portugal. Este queijo, feito com leite de ovelha, apresenta um sabor intenso e peculiar e a sua textura cremosa derrete todos os que têm o prazer de saborear o queijo da serra, seja no pão, em tostas, ou de outra forma qualquer.
16 – Alheira de Mirandela
Os apreciadores de salsichas fumadas e chouriços têm na alheira uma proposta distinta. A alheira foi criada pelos Judeus com o intuito de fazerem a inquisição portuguesa acreditar que eram cristãos e tornou-se num clássico, sendo um chouriço sem porco que se tornou símbolo da gastronomia portuguesa. Combina particularmente bem com ovo estrelado e batatas fritas.
Ver Receita
Sopas
As sopas representam uma forma especial de obter energias. Elas representam uma das melhores e mais saudáveis comidas de conforto que pode e deve comer. Estas são algumas das melhores sopas portuguesas…
17 – Sopa da Pedra
A Sopa da Pedra encanta pela lenda e pelo sabor. Adquiriu fama em Almeirim, a “Capital da Sopa da Pedra”, terra conhecida pela produção agrícola e pelas tradições rurais.
A Sopa da Pedra é feita com ingredientes produzidos no concelho de Almeirim e constituiu-se como um dos pratos tradicionais de Portugal mais famosos.
Ver Receita
18 – Açorda à Alentejana
A açorda alentejana é um clássico da gastronomia da região, um símbolo do Alentejo. Pão, azeite, alho, sal, poejos ou coentros e pimentão estão entre os ingredientes indispensáveis da açorda do Alentejo.
O almofariz concede à refeição uma alma muito particular. Cozer ovos (ou escalfar) e acompanhar com pescada torna a experiência fantástica.
Ver Receita
19 – Caldo verde
Esta sopa é verdadeiramente deliciosa e a presença do chouriço faz com que se tenha a sensação de um presente em plena sopa. Ela marca presença nas festas tradicionais portuguesas, sendo um símbolo das celebrações em honra ao santo padroeiro da localidade, nomeadamente no Porto.
O caldo verde contém batatas, cebolas, couve, mas são as rodelas de chouriço que tornam a sopa em algo de memorável.
Ver Receita
Lanches ou sobremesas
Estas são algumas das criações gastronómicas mais gulosas. Algumas das opções que mais adoçam a boca dos portugueses.
20 – Queijadas de Sintra
Sintra tem muitos encantos. Parece saída um conto de fadas. Por isso, recebe anualmente diversas visitas. Entre os seus maiores encantos, estão seguramente as queijadinhas de Sintra.
Fazer um passeio pela vila, sem provar as queijadas de Sintra, será como visitar Roma sem ver o Papa. As famosas queijadas são constituídas à base de requeijão e o toque de canela torna a experiência numa verdadeira maravilha.
21 – Torta de Azeitão
A torta de Azeitão revela-se uma criação especial. A gema de ovo doce e canela com que é coberta permite que esta sobremesa se revele absolutamente deliciosa. Esta sobremesa tem algo de distinto, por isso é merecedora de destaque entre as sobremesas portuguesas.
22 – Pastel de Belém
O mais famoso pastel de nata é o pastel de Belém, símbolo da capital e de Portugal! Esta iguaria encanta portugueses e estrangeiros que visitam a cidade.
De acordo com a lenda, esta receita foi criada por freiras católicas. Não há quem visite o Mosteiro dos Jerónimos, sem se deixar cair na tentação de dar uma dentada no doce típico português mais famoso.
23 – Arroz doce
Esta sobremesa tradicional portuguesa encanta sucessivas gerações, fazendo companhia em datas especiais, nomeadamente no Natal. Todas as avós partilham a receita com gosto, pois todas têm a receita original.
O arroz visto como sobremesa só surpreende os mais distraídos. O arroz doce revela-se uma experiência de enorme prazer. Contém limão e canela como ingredientes especiais.
Ver Receita
24 – Ovos moles de Aveiro
Esta criação gastronómica é um símbolo de Aveiro! Sendo obrigatório comer quando se visita a cidade, é proibido não trazer para casa quando se faz a viagem de regresso. Os ovos moles constituem uma doce experiência.
Esta criação é uma tentação feita de gema de ovo doce. Ao sabor, junta-se a experiência visual, pois esta criação apresenta-se enrolada em forma de concha, numa bolacha tipo hóstia, fina e deliciosa.
Ver Receita
25 – Pão de ló
O pão de ló faz companhia em datas especiais, nomeadamente em épocas festivas como o Natal e a Páscoa. Este produto é vendido na maioria das pastelarias, sendo um dos bolos portugueses mais populares. Uma fatia de pão de ló faz maravilhas à hora do lanche. É fofo e delicioso e pode ser servido com uma fatia de queijo ou na companhia de uma bola de gelado.
Seguramente que tem mais sugestões, certo? Discorda da nossa seleção e tem outros pratos típicos que acha serem mais indicados para figurar nesta lista, não é verdade? Deixe-nos os seus comentários e sugestões, mas justifique a sua opção!