O bacalhau é o ingrediente mais apreciado entre os portugueses, por isso lhe chamam de “fiel amigo”. Conheça os pratos de bacalhau mais famosos do país.
É senso comum afirmar que o bacalhau é um dos ingredientes mais populares entre os portugueses. Este alimento é usado em diversas receitas em Portugal. O bacalhau é tão amado que é tratado pelo povo como “o fiel amigo”.
Os portugueses gostam tanto de bacalhau que se diz que ele protagoniza mais de 1001 receitas. Consegue imaginar os noruegueses (ou islandeses) a terem 1001 receitas de sardinha?
Por isso, é verdadeiramente especial o notório apreço que os portugueses sentem por este alimento tão singular. No território português não faltam restaurantes com diversos pratos de bacalhau. Existem diferentes especialidades de norte a sul do país que recorrem a este alimento.
Por isso, podemos defender, sem hesitações, que este peixe nórdico que chegou das águas gélidas aqueceu o coração do nosso povo de tal forma, que se tornou no Rei da gastronomia portuguesa. O bacalhau é o ingrediente mais apreciado entre os portugueses. Conheça os melhores pratos de bacalhau, o “fiel amigo”.
Os 12 pratos de bacalhau mais famosos de Portugal
Papel na história
O bacalhau é um alimento especial, que desempenhou um importante papel na nossa história. Noutros tempos, este era um peixe barato que se aguentava bem nas longas viagens marítimas.
Desta forma, em tempos de grande carência, o bacalhau representou um importante alimento neste país pobre e à beira-mar plantado. Atualmente, o bacalhau encontra-se presente em vários restaurantes, sendo considerado um símbolo de Portugal.

1 – Bacalhau Cozido
Este prato irresistível é o Rei da Consoada. O bacalhau cozido marca presença no Natal da maioria dos portugueses. O bacalhau, desta forma, costuma ter a companhia de batata, ovos, couve e grão-de-bico.

2 – Bacalhau à Brás
O bacalhau à Brás é uma refeição ideal para quem não domina a arte da cozinha. Esta refeição fica sempre um petisco, mesmo para quem não é um mestre a cozinhar.
O Bacalhau à Brás pode ser preparado com batata palha de pacote. No entanto, há pessoas que fazem a sua própria batata palha. A batata é descascada, cortada finamente e frita.
Posteriormente, junta-se o bacalhau (já desfiado) ao refogado de cebola e alho. Depois, junta-se a batata palha, o ovo mexido, as azeitonas pretas. Em seguida, acrescenta-se a salsa picada. Estes elementos misturados ajudam a tornar o prato numa tentação irresistível.

3 – Bacalhau à Minhota
Há diversas receitas imperdíveis no Minho e o Bacalhau à Minhota é uma delas. Esta é uma refeição de comer e de chorar por mais. Para a criação deste prato, as postas de bacalhau são fritas em azeite.
Posteriormente, as postas são polvilhadas com pimentão-doce e com salsa picada. As batatas que são servidas neste prato são fritas às rodelas. Há ainda a destacar os pimentos e as azeitonas que acompanham o Bacalhau à Minhota.

4 – Bacalhau Assado
O bacalhau assado na brasa, ou no forno, revela-se a opção mais saudável. Esta refeição é simples e deliciosa. O bacalhau assado na brasa, ou no forno, é servido puro. Trata-se de uma refeição perfumada e verdadeiramente saborosa.
As postas de bacalhau neste prato são temperadas com um fio de azeite. O bacalhau assado é daquelas refeições que facilmente fazem os portugueses salivar. Seguramente que continuará a acontecer nas próximas décadas…

5 – Bacalhau com natas
As natas são um produto guloso que ajudam a tornar qualquer coisa mais saborosa. Com natas até um conjunto de agulhas fica uma tentação… Estamos a brincar. Não experimente isto em casa!
No entanto, as natas combinam particularmente bem com o bacalhau e com as batatas e a cebola refogada que fazem parte desta refeição. As pessoas que querem tornar o prato numa tentação, adicionam queijo, que fica gratinado, após ir ao forno.

6 – Bacalhau à Zé do Pipo
Este prato surgiu na Invicta, saindo do Porto para conquistar fama nacional. Bacalhau à Zé do Pipo foi cozinhado pela primeira vez na década de 1940. Contudo, desde então, esta refeição tornou-se num prato de sucesso que conquistou sucessivas gerações.
O bacalhau é o grande protagonista neste prato. O Bacalhau à Zé do Pipo é uma refeição que integra diversos ingredientes, como a maionese, o puré de batata, o pimento vermelho, o louro e as azeitonas. Estes alimentos culminam numa refeição que é gratinada e se apresenta absolutamente deliciosa!

7 – Bacalhau à Gomes de Sá
Este é outro prato que surge no Porto. O criador da receita original deste prato é José Luís Gomes de Sá. Esta refeição tornou-se símbolo da região. O Bacalhau à Gomes de Sá é uma obra-prima da gastronomia portuguesa.
Este prato apresenta o bacalhau em gulosas lascas, tendo a companhia de ovo cozido, de azeitonas pretas e de salsa. Estes ingredientes formam um prato que é uma tentação.

8 – Bacalhau Espiritual
Esta é uma experiência gastronómica absolutamente imperdível. Comer esta refeição é uma experiência celestial. Entre os ingredientes-chave para a confeção deste prato estão o leite, o bacalhau, a batata palha, os ovos, a cenoura e a farinha.
Quando o Bacalhau Espiritual sai do forno encanta logo pelo perfume. Depois, o sabor é tão especial que a refeição é devorada em segundos.

9 – Bacalhau à Lagareiro
Esta refeição de bacalhau veio de um lagar. Este prato permite-nos apreciar um bom azeite. O bacalhau à Lagareiro conquistou as mesas de diversos restaurantes portugueses, encontrando-se presente em qualquer estabelecimento que se preze, enquanto restaurante.
O bacalhau à Lagareiro é banhado a azeite (o ouro líquido), enquanto o alho cru é outro elemento importante que contribui para tornar este prato num autêntico petisco.

10 – Iscas de bacalhau (pataniscas)
As iscas são também conhecidas por pataniscas de bacalhau. Este é um prato típico da gastronomia nacional. Foi na região da Estremadura que as pataniscas foram criadas. No entanto, rapidamente o seu sucesso se alastrou pelo país. Há receitas em diversos pontos de Portugal.
As pataniscas são criadas com pedaços de bacalhau desfiado que são envolvidos num polme de farinha de trigo e fritos. O sal, a pimenta e a salsa são temperos comuns das iscas, elementos que dão um toque especial a este petisco.
Leia também:
- Aprenda a cozer bacalhau corretamente
- 9 receitas de bacalhau assado no forno de comer e chorar por mais
- 11 receitas de pataniscas de bacalhau fofinhas

11 – Pastéis de Bacalhau
No momento de petiscar, muitos portugueses lembram-se logo dos pastéis de bacalhau ou dos bolinhos de bacalhau. Os pastéis de bacalhau encontram-se presentes em diversas tascas de norte a sul do país.
Estes são os salgados que os portugueses preferem. Os pastéis de bacalhau podem ser servidos simples ou com pão a acompanhar. Na companhia de uma cerveja fresca na mão, os pastéis de bacalhau asseguram momentos bastante agradáveis.

12 – Punheta de Bacalhau ou Espinheta
O nome é politicamente incorreto. No entanto, trata-se de um petisco irresistível. Todo o sabor da punheta de bacalhau ajuda a explicar o sucesso deste prato. A espinheta é um prato ideal para os apreciadores de peixe cru.
A punheta de bacalhau é uma espécie de ceviche. Esta refeição é muito fácil de fazer. A espinheta leva bacalhau, cebola, alho, umas azeitonas. Idealmente, a punheta de bacalhau é acompanhada com pão.