Das 1001 receitas de bacalhau que dizem existir, sugerimos as melhores. As 1001 receitas de bacalhau são todas saborosas, mas umas são mais famosas pela importância que adquirem na região ou no país. Eis as melhores 10 receitas de bacalhau! O bacalhau é o fiel amigo dos portugueses. Um produto que vem das águas gélidas de mares nórdicos (nomeadamente da Noruega e da Islândia) para protagonizar boa parte das receitas tradicionais portuguesas. O estrangeiro bacalhau nacionalizou-se e tornou-se num autêntico símbolo de Portugal.
Há 1001 receitas de bacalhau. Eis as melhores!
Bacalhau à Brás
Bacalhau à Brás é uma das receitas tradicionais nacionais mais apreciadas pelos portugueses. Facilmente se percebe a sua popularidade. O bacalhau é desfiado e é misturado com o refogado de cebola e batata (palha).
O ovo mexido mistura todos os ingredientes e torna o prato numa experiência gastronómica única e extremamente deliciosa.
Conheça mais, aqui.
Leia também: 3 receitas de Bacalhau desfiado super deliciosas
Bacalhau com natas
As natas podem não ser o produto mais saudável, mas que conferem um sabor especial a qualquer prato é indesmentível. Tudo fica saboroso com natas e, quando se junta ao bacalhau, não fica delicioso, fica divinal!
Conheça mais, aqui.
Bacalhau à Gomes de Sá
José Luís Gomes de Sá é o autor de uma receita deliciosa que influenciou gerações. O bacalhau à Gomes de Sá foi criado por ele na cidade do Porto, local onde nasceu a 07 de fevereiro de 1851.
Este tornou-se num dos pratos típicos da cidade do Porto. As pequenas e deliciosas lascas de bacalhau são macias e desfazem-se na boca. Estão bem acompanhadas pelo ovo cozido, pelas azeitonas pretas e pela salsa.
Conheça mais, aqui.
Bacalhau Espiritual
O espírito fica mais leve com esta receita mítica. Ou será mistica? Quando se coloca na mesma receita alimentos como batatas (ou batatas doces), dentes de alho, cebolas, postas de bacalhau, pães, azeite e queijo, o resultado pode ser diverso, mas é sempre religioso, desculpem, delicioso!
Vai ao forno e polvilha-se com queijo para gratinar e depois, bem, depois é paz à sua alma…
Conheça mais, aqui.
Bacalhau à Lagareiro
Cebola, batata, bacalhau estão entre os principais ingredientes desta receita, mas o protagonismo vai para o azeite, que é um banho de ouro. O alho dá-lhe um gosto bem particular.
Conheça mais ,aqui.
Bacalhau à Zé do Pipo
Outro prato tradicional do Porto: o Bacalhau à Zé do Pipo. Este prato típico da gastronomia portuguesa foi cozinhado pela primeira vez na década de 1940. Desde então, permanece como um prato solicitado em grande parte dos restaurantes nacionais. Gratinado, tem na suave mistura de maionese uma particularidade incomum que o torna irresistível. O puré de batata, o pimento vermelho, as azeitonas fazem parte do prato, mas é o louro que o coroa como um dos reis da gastronomia portuense.
Conheça mais, aqui.
Bacalhau Assado
O bacalhau assado na brasa é delicioso. Simples, prático e irresistível, também pode ser feito no forno. Acompanhado com batata assada e azeite, este bacalhau servido às postas conquista toda a gente.
Conheça mais, aqui.
Pastéis de Bacalhau
Os pastéis de bacalhau ou bolinhos de bacalhau podem servir como uma das melhores entradas, sempre na moda e sempre deliciosos. Qualquer tasca que se preze tem bolinhos salgados destes para acompanhar com uma cerveja fresquinha.
Conheça mais, aqui.
Leia também: 4 receitas de bacalhau com broa de comer e chorar por mais
Bacalhau Cozido
O bacalhau da consoada é o protagonista na quadra natalícia. Tem a companhia de ovos, batata, alho, azeitonas, couve e muito mais.
Conheça mais, aqui.
Roupa velha
Um prato tradicional que é muito usado em épocas festivas, nomeadamente no Natal. É feito um aproveitamento do bacalhau cozido (e das batatas e das couves) que sobraram na véspera para se criar uma nova refeição.
Conheça mais, aqui.
gostaria ver receber receitas de bacalhau ou receber gastronomia típica portuguêsa