_
A Receita

A Carne de Porco à Alentejana deve viver de três instituições: o porco, a amêijoa (há quem se sirva de berbigão), e a batata.
A parte das amêijoas é a que merece maior antecipação. Ou seja, temos de saber amanhã que vamos comer esta iguaria. E assim pomo-la de molho, em água e sal, na véspera, para as limpar e livrar da areia.

Para os mais fanáticos, também a carne de porco pode ser preparada um dia antes, e já que se faz isso com as amêijoas, o trabalho será o mesmo com o porco. É cortar a carne do lombo do porco em pequenos cubos e temperá-la a gosto.
Pode levar louro, pimentão, pimenta, vinho branco, alho esmagado, sal, colorau, cravinho… o que se quiser. Depois é deixá-la a marinar, submersa nessa mistura, durante toda a noite.

Com os sabores apurados, no dia seguinte, faz-se um refogado de cebola, polpa de tomate, e mais alho. Juntamos as amêijoas e deixamos que o calor as vá abrindo.
Nessa altura, poderemos aproveitar para lhe deitar mais sabor adentro: sal ou pimenta ou vinho. Deixe-se agora o recipiente em lume brando enquanto se passa à carne e às batatas.

As batatas deverão ser cortadas tal como a carne, em pequenos cubos, e fritadas em óleo.
Pegue-se então no porco e, com a ajuda de um passador, filtre-se a carne do caldo onde dormiu, mas sem deitar a marinada fora. A parte do porco vai a fritar num tacho, por cerca de cinco minutos.

Após esse tempo, junte-se a tal marinada que há pouco foi separada da carne ao tacho e deixemos a coisa apurar por novos cinco minutos.
A seguir juntamos as amêijoas e esperamos que elas abram. No final, é tudo coberto com salpicadas de coentros.
O combo da carne com a batata dá-se já cá fora, numa travessa ou directamente para o prato.
A Carne de Porco à Alentejana hoje

Hoje a Carne de Porco à Alentejana já não é apenas alentejana. Além do Algarve, que, como já se viu, se calhar até está na sua origem, foi conquistando terreno para cima, primeiro na cidade de Lisboa, onde figura em quase todos os menus, e depois daí para norte.

Não é de todo invulgar encontrarmos uma refeição destas num tasco do Porto, ou num restaurante minhoto.
Lá fora, não falta quem ache um paradoxo da gastronomia mediterrânea esta aliança de marisco e carne. Só não lhe chamam engano porque, muito provavelmente, provaram-no.
Fonte: portugalnummapa
o meu Avô, que era pessoa de muito saber, modéstia à parte, sempre me explicou que a Carne de Porco à Alentejana era um prato algarvio, mas que se publicitou ser feito com Carne de Porco Alentejano, devido à má fama – doença segundo o meu Avô, mau sabor segundo este artigo – que a carne de porco algarvia tinha na altura (início do séc. XX). Assim, o nome passou de Carne de Porco Alentejana a “à Alentejana” por corruptela popular.
[…] terra firme, Portugal tem sua principal fonte de abastecimento no porco (estranhei um pouco no começo), essa carne é o ponto de partida para muitas receitas e enchidos […]