Descubra o sabor autêntico da culinária portuguesa com esta irresistível receita de Migas de broa com couve. Qualquer um consegue preparar este prato irresistível! As migas consistem num prato tradicional que é bastante comum na região do Alentejo. Porém, como se tornou num dos pratos típicos de Portugal, é possível encontrá-lo de norte a sul do país.
Este prato prima pela simplicidade. Apesar de ser um petisco delicioso, é bastante simples fazê-lo em casa. Não é necessário visitar o Alentejo para prová-lo. Mesmo quem nunca o confecionou, consegue fazê-lo.
Temos sugestões que são simples de seguir, com passos bastante fáceis de executar, que permitem apresentar na mesa este prato típico na perfeição.
Dicas para fazer migas de broa com couve deliciosas
As migas podem ser bastante diferentes, consoante os ingredientes que se escolha usar. Embora, mesmo na sua diversidade, as migas representem sempre um prato rico, muito apetitoso, a receita que iremos partilhar consigo é a prova de que se trata de uma iguaria simples de confecionar: migas de broa com couve.
Um petisco que encanta
As migas são um dos pratos que representa a região do Alentejo, embora seja já feito um pouco por todo o país. Este prato é feito com pedaços de pão duro (ou broa, como no caso da receita que lhe iremos apresentar). Estes pedaços de pão são humedecidos previamente em água, em azeite ou banha e, posteriormente, são refogados com alho até que fiquem dourados.
Toque pessoal
Se quiser emprestar o seu cunho pessoal a esta receita que iremos apresentar-lhe, existem outros ingredientes que pode adicionar à receita de migas de broa com couve. Desta forma, poderá apresentar um prato que tenha ingredientes da sua preferência para proporcionar uma experiência gastronómica a seu gosto.
Contudo, tenha o cuidado de escolher ingredientes que combinem bem com a receita. Não se preocupe, iremos dar-lhe algumas sugestões…
Mais vegetais
Pode acrescentar outros vegetais à receita de migas de broa com couve. Por exemplo, pode adicionar cenoura ou abóbora. Desta forma, irá aumentar a variedade de nutrientes apresentada neste prato tradicional.
Mais sabor
Se desejar dar mais sabor às migas, há vários ingredientes que pode utilizar com essa função. Por exemplo, pode adicionar linguiça ou chouriço picado.
Um elemento distinto
Pode acompanhar este prato tradicional com uma boa alheira transmontana assada no forno. A experiência gastronómica será particularmente saborosa.
Decoração do prato
As migas podem ser servidas numa travessa, preferencialmente de barro. Uma boa opção para decorar o prato consiste em usar rodelas de chouriço. Outro elemento que funciona bem em termos decorativos são os citrinos. As rodelas de laranja ou de limão permitem conceder maior frescura ao prato e ajudam a “cortar” um pouco a gordura.
Bebida
Para acompanhar as migas, pode escolher um vinho tinto saboroso do Alentejo, para continuar a representar esta bela região.
Acompanhamento
Pode também servir uma salada rica e saborosa, para conceder maior frescura à refeição. Na sua preparação, pode usar ingredientes mais tradicionais, como alface, cebola, tomate, pepino ou enriquecer a salada com azeitonas, milho, tomate-cherry, queijo feta, entre outras opções.
Aprenda a cozinhar mais pratos típicos alentejanos:
- Receita de azevias de grão alentejanas
- Receita de cozido de grão à alentejana
- Carne de Porco à Alentejana, as melhores receitas
Siga o canal Ncultura no WhatsApp aqui
Receita de Migas de broa com couve
Ingredientes
- 4 dentes de alho
- 1 lata de feijão-frade
- 1/4 de broa de milho
- 300 g de couve para caldo verde
- 100 g de bacon
- 4 colheres de sopa de azeite
- q.b. Sal
- q.b. Pimenta
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, retire o courato ao bacon.
- – No imediato, corte-o em cubinhos. Reserve.
- – Em seguida, leve a couve a escaldar em água temperada com sal.
- – Posteriormente, coloque-a depois num passador de rede.
- – Então, passe-a por água fria e escorra-a muito bem.
- – Em seguida, triture a broa com a côdea, grosseiramente. Reserve.
- – Depois, descasque e lave os dentes de alho.
- – No imediato, pique os dentes de alho finamente.
- – Posteriormente, coloque os dentes de alho, o bacon e o azeite num tacho.
- – Então, leve ao lume e deixe refogar, mexendo ocasionalmente, até que fique douradinho.
- – Em seguida, junte a couve e o feijão-frade escorrido.
- – No imediato, envolva e deixe aquecer, mexendo de vez em quando.
- – Finalmente, adicione então a broa, envolva e deixe aquecer mais um pouco.
- – Então, basta que retifique os temperos.
- – Retire do lume e sirva.
- – Bom proveito!