Quer aprender a preparar uma carne assada tenra e deliciosa para a sua próxima refeição? Vamos mostrar-lhe todas as dicas que não pode esquecer!
Prepare-se para fazer uma carne assada de comer e chorar por mais. Afinal, esta é uma das refeições mais realizadas em todo o mundo, embora possa apresentar algumas variantes no modo de preparação.
Com os conhecimentos técnicos certos, conseguirá ter um prato de qualidade, com uma carne de excelência, no ponto certo, suculenta, macia e saborosa. Tome agora notas para fazer uma carne assada perfeita para toda a família.
Como ter sempre carne assada tenra e deliciosa
Dicas infalíveis para a carne assada perfeita
Um dos dramas de fazer carne assada é acabar com uma proteína seca e sem sabor e é, por isso, que reunimos para si truques que vão ajudar a que consiga confecionar sempre uma carne tenra e deliciosa, que todos vão querer repetir.
Escolher a peça de carne certa
Não há como fazer um pequeno assado. Para conseguir uma carne no ponto certo, que pretende, deve selecionar uma peça inteira, pois só assim consegue evitar que ela queime ou fique seca.
Caso tenha poucos comensais à mesa, o ideal será reservar alguma da carne que sobrar para fazer outras receitas como empadão ou massa com carne picada, por exemplo.
Quanto a melhor peça de carne para assar, isso já vai variar em função do gosto de cada um. Para uma opção de carne mais magra, pode selecionar maminha ou lombo.
Se tiver mais uns euros no bolso, pode sempre escolher o filé mignon. Finalmente, para opções com mais sabor, selecione peças como a alcatra, contra filé e picanha.
Assar com ou sem gordura?
É sempre importante cozinhar a carne vermelha com um pouco de gordura, pois isso ajuda, sobretudo nos assados, que ela não seque e mantenha uma textura mais macia. No entanto, isso não significa que não possa eliminar o excesso de gordura da peça, caso ele exista.
Como marinar adequadamente a carne assada?
Ao contrário do que acontece com a carne de porco e a carne de aves, a carne bovina não necessita de marinar por muito tempo, nem necessita de muito tempero.
Por vezes, tal até pode retirar o sabor próprio da carne. Portanto, neste ponto, há que ter alguma moderação e, acima de tudo, seguir o seu gosto pessoal.
Por outro lado, convém também considerar que as marinadas ajudam a amaciar a carne. Por isso, pode sempre juntar à peça um pouco de cerveja ou de vinho ou até de sumo de abacaxi.
No entanto, reduza o tempo de marinada para umas 2h a 4h, pois já é o suficiente.
Qual o melhor recheio para a carne assada?
Se deseja preparar uma carne assada recheada, pode usar alguns ingredientes como linguiça ou bacon, isto se for assar carnes mais magras, já que tais ingredientes irão conferir mais gordura a essas proteínas.
Por outro lado, peças de carne com mais gordura podem ser recheadas com farofa, por exemplo, pois este ingrediente ajuda a absorver um pouco da gordura libertada por este tipo de carne.
Antes de assar, deve levar a carne ao lume?
Apesar de ser mais trabalhoso, a verdade é que consegue uma carne mais suculenta se a levar primeiro ao lume. No entanto, o processo é muito simples. Basta selar a carne, antes dela ir ao forno, ou seja, dourá-la de todos os lados, num frigideira ou tacho em lume forte.
Depois, só tem de a colocar no forno, coberta com papel de alumínio, com o lado brilhante voltado para a carne.
Assim, ao selar a carne, garante que os sucos da carne não saem e, deste modo, consegue uma carne não só mais suculenta e macia, como com uma cor mais dourada e apetitosa.
Espetar ou não espetar a carne assada?
Quem cozinha tem, muitas vezes, a tentação de picar a carne para perceber se ela já está cozinhada por dentro. No entanto, o resultado é os sucos da carne saírem e, assim, a carne acaba por secar. Portanto, opte por manusear a carne recorrendo a uma pinça de carne ou pegador.
Qual o tempo de forno indicado para a carne assada?
A resposta a esta pergunta varia em função de muitos aspetos, como a temperatura interna do forno, o ponto de assadura ideal e o tipo de corte utilizado. Portanto, a sugestão é para que verifique o estado da cozedura da carne de 15 e 15 minutos.
Quanto mais macia a carne estiver, mais crua ela está. Quando a carne tem osso, ela está pronta quando sentir que a proteína se solta do osso. No entanto, de uma maneira geral, pode contar com 15 a 30 minutos, num forno a 180ºC.
Como usar um termómetro para a carne?
Se tiver um termómetro para carne, pode utilizá-lo, tendo em consideração os seguintes aspetos:
- Para a carne mal passada, a temperatura ideal é de 60ºC;
- Para a carne no ponto, a temperatura precisa ser de 70ºC;
- Para carne bem passada, a temperatura certa é de 75ºC.
Nota: O termómetro deve ser sempre espetado na parte mais grossa da carne, sem tocar no osso, caso tenha.
É possível usar carne assada na panela de pressão?
Sim, é possível preparar a carne assada na panela de pressão, de modo a acelerar o processo. Deve é ter sempre em conta o tempo e a temperatura indicados no modo de preparação.
Outras questões importantes
Como escolher a carne certa para assar?
Deve procurar sempre uma carne fresca e de cor uniforme que seja firme ao toque e tenha um odor agradável.
Qual é o corte de carne mais adequado para assar?
O corte de carne mais adequado para assar, depende sempre do seu gosto. Entre os tipos e cortes mais populares estão:
- Carne bovina: costela, lombo, pernil, paleta, coxão duro, coxão mole e acém.
- Carne de porco: costela, lombo, pernil, paleta, copa lombo e picanha.
- Carne de frango: peito, coxa e sobrecoxa.
Carne de peixe: salmão, atum, bacalhau, dourado e linguado.