É uma refeição ideal para quando se chega a casa e há pouco tempo para fazer um petisco. Confira os 12 passos para fazer a melhor omelete do mundo.
As omeletes são bastante úteis. É uma refeição que se pode fazer em pouco tempo, é bastante nutritiva e pode ser bastante saborosa. Além de todas as suas qualidades, permite ainda aproveitar algumas sobras do dia anterior, evitando desperdícios.
Muitos dizem que é a refeição ideal para quem não sabe cozinhar, o que é tremendamente injusto. Primeiro, porque as omeletes podem ser uma refeição bastante agradável e segundo porque é uma refeição que é muitas vezes mal confecionada. Logo, apesar de se ter a ideia de ser fácil fazer uma omelete, muitos cometem diversos erros… Quer conhecê-los?
12 passos para fazer a melhor omelete do mundo
- Bater os ovos para a omelete
- O método errado
- Tipo de frigideira
- O tamanho e os gostos
- A temperatura
- Frigideira aquecida excessivamente
- Um segredo
- Complementos
- Preparação
- Temperatura a servir
- Estratégia
- Lavar
1. Bater os ovos para a omelete
Há quem opte por bater os ovos com uma batedeira ou no liquidificador, mas é um erro. É desnecessário bater os ovos exageradamente. Não é preciso bater os ovos por muito tempo. O propósito é só misturar a clara e a gema.

2. O método errado
Nem todos usam o melhor método quando fazem as omeletes, por isso o produto final não é satisfatório. As omeletes devem ser feitas a uma temperatura de 170 graus – uma temperatura mais elevada é prejudicial. O tempo necessário estará sempre dependente da espessura e da crosta que se pretenda formar.
3. Tipo de frigideira
Usar uma frigideira com um fundo fino faz com que a omelete seja cozida muito rapidamente por baixo, mas não esteja tão bem cozinhada por cima, pois não haverá um aquecimento uniforme do produto.

4. O tamanho e os gostos
Usar frigideiras grandes ou pequenas de diâmetro altera o resultado final ou culmina numa omeleta grossa ou numa mais fina. Faça-o consoante o seu gosto pessoal.
5. A temperatura
Quando a frigideira não foi previamente aquecida, o resultado é insatisfatório, pois os ovos podem colar no fundo, mesmo que haja uma grande quantidade de óleo.
6. Frigideira aquecida excessivamente
Acontece o mesmo problema, por uma causa contrária. Os ovos, ao serem colocados numa frigideira muito quente, agarram-se instantaneamente no fundo, podendo até queimarem, enquanto que a parte superior permanece líquida por mais tempo.

7. Um segredo
Para se criar uma omelete que se torna um verdadeiro petisco, deve é usar… farinha. Mas não muita! Basta uma colher de sopa para cada três ou quatro ovos. A farinha deve ser colocada nos ovos e, depois, estes devem ser mexidos para a massa não apresentar grumos.
Há receitas clássicas que usam leite para ajudar os ovos a serem diluídos, mas não é necessário. Pode criar uma omelete de sonho com creme azedo ou também colocar um pouco de água ou caldo. Usar manteiga revela-se outro elemento importante, pois concede à omelete um sabor especial.
8. Complementos
Nas omeletes, pode colocar legumes ou diferentes tipos de carne. Contudo, é preciso ter alguns cuidados, pois é importante não exagerar nos elementos adicionados. Não se deve exagerar nos ingredientes que se adicionam. É preciso ter em conta que algumas verduras, quando colocadas na omelete, podem desfazer-se.
Portanto, só deve ser adicionado à panela quando a omelete já estiver quase pronta, mas o ovo ainda não se apresentar espesso no topo. É um erro adicionar tomate numa omelete (embora comum), pois são ingredientes que podem causar azia.

9. Preparação
Outro erro comum é a falta de preparação. Antes de fazer a omelete, deve ter-se tudo o que se precisa à disposição, devidamente preparado para ser usado no instante.
É que a omelete faz-se rapidamente. Não dá para ir fazendo e, depois, ir abrir o frigorífico para perceber o que se tem para enriquecer a omelete com sobras.
Deve pensar-se primeiro o que se pretende e, depois, concentrar-se apenas em executar. Pode colocar à disposição legumes, carnes, fiambre, queijo e, depois, usar.
10. Temperatura a servir
A omelete, depois de pronta, deve ser servida rapidamente. Ela esfria rapidamente, por isso deve ser logo servida e comida. Não se aprecia tanto uma omelete fria.

11. Estratégia
Algo que se faz frequentemente é partir os ovos e colocá-los a todos diretamente no mesmo recipiente. Mas não deve ser assim. É um erro e explicamos a razão.
Os ovos devem ser quebrados um por um e colocados primeiro numa outra tigela, para avaliar se estão em condições. É que se um ovo estiver estragado, estragamos os ovos todos. Assim, só depois de avaliarmos os ovos individualmente, é que os devemos reunir a todos num mesmo recipiente.
12. Lavar
É algo que muitos não fazem, mas que deve ser feito. Os ovos devem ser lavados antes de serem partidos, caso contrário podem originar problemas de saúde.
Aliás, eles devem ser primeiro lavados, mesmo antes de irem para o frigorífico. O hábito de lavar a casca com água morna e sabão permite evitar complicações que podem gerar consequências graves.

Leia também:
- 3 receitas das melhores omeletes do mundo. Prove e comprove!
- Aprenda a fazer ovos mexidos como nas escolas de hotelaria!
- Aprenda com estes erros comuns ao cozinhar ovos
NCultura
Se gostou deste artigo, deixe-nos um comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre omeletes no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pelo mundo da gastronomia saiba que há mais artigos no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…