Início Notícias Portugal é um dos melhores destinos gastronómicos europeus

Portugal é um dos melhores destinos gastronómicos europeus

Na Europa, há destinos que garantem uma experiência gastronómica absolutamente memorável. E Portugal está entre os melhores destinos gastronómicos europeus.

melhores destinos gastronómicos europeus
Portugal é um dos melhores destinos gastronómicos europeus

Portugal é um dos melhores destinos gastronómicos europeus

Na Europa, há destinos que garantem uma experiência gastronómica absolutamente memorável. E Portugal está entre os melhores destinos gastronómicos europeus.

Viajar é uma experiência inteiramente enriquecedora, uma espécie de formação complementar que permite um contacto direto com outros povos, outras formas de encarar a vida, outras culturas, outras artes, outras histórias, outras estórias, outros lugares e uma gastronomia diferente, com a proposta de novos sabores.

Caldo verde – Portugal é um dos melhores destinos gastronómicos europeus

A Europa possui uma riqueza ímpar, pois foram inúmeras as influências de diferentes povos. Por isso, pode surpreendê-lo, mas a verdade é que existem muitos pratos típicos de algumas cidades e países cuja verdadeira origem está noutras terras.

Bacalhau cozido com todos – Portugal é um dos melhores destinos gastronómicos europeus

Conheça alguns dos destinos da Europa que proporcionam uma experiência gastronómica de excelência e fique a saber se Portugal está no pódio dos melhores destinos gastronómicos.

Curiosidades sobre alguns pratos típicos

A pizza, que conquistou o mundo, é italiana, e a cidade onde esta surgiu é a bela cidade de Nápoles, uma criação que reflete a rica cultura da região italiana. Existem muitas curiosidades sobre estes pratos típicos de determinados países e cidades europeias.

Cozido à portuguesa – Portugal é um dos melhores destinos gastronómicos europeus

Por exemplo, sabia que o tradicional fish and chips (peixe com batatas fritas), tão associado aos britânicos, na verdade não é sequer um prato britânico?! Os famosíssimos croissants, na realidade, não são propriamente franceses. Segundo alguns estudos, eles são uma criação que vem da Áustria.

melhores destinos gastronómicos europeus
Bacalhau à Brás – Portugal é um dos melhores destinos gastronómicos europeus

Já outros defendem mesmo que a sua origem seja uma “herança” deixada por imigrantes judeus, provenientes da Península Ibérica. A paella espanhola é outro produto que ensina muito sobre a história.

As suas raízes são antigas e remontam à época em que os muçulmanos marcaram presença neste país.

melhores destinos gastronómicos europeus
Francesinha – Portugal é um dos melhores destinos gastronómicos europeus

Portugal

E qual será o lugar que Portugal ocupa nesta lista? É sobejamente conhecida a paixão dos portugueses pela sua comida. Contudo, será que esta ocupa um lugar de destaque nesta lista? Portugal é um país relativamente pequeno, mas possui uma alma enorme.

A sua gastronomia possui diversas influências, fruto da sua rica história. O nosso país integra, ainda, aquela que é a chamada “dieta mediterrânica”.

melhores destinos gastronómicos europeus
Bacalhau à Lagareiro – Portugal é um dos melhores destinos gastronómicos europeus

Entre os produtos mais consumidos pelos portugueses estão o peixe (nomeadamente o bacalhau), o pão, o azeite e… o vinho, naturalmente.

Dos inúmeros pratos que fazem parte da nossa cultura gastronómica estão o cozido à portuguesa, pastéis de bacalhau, polvo à Lagareiro, bacalhau à Brás, francesinha, caldo verde e, entre muitos outros, o pastel de Belém. Mas qual será a posição que Portugal ocupa?

melhores destinos gastronómicos europeus
Pastéis de Belém – Portugal é um dos melhores destinos gastronómicos europeus

A lista

Ora, sendo esta lista subjetiva, naturalmente que é possível e provável encontrar outros destinos como mais relevantes noutros top’s do género. As diferentes opiniões são válidas, pois não se trata de evidências ou factos científicos. Em todo o caso, fique agora a conhecer o top 20 dos destinos gastronómicos europeus, segundo o portal Far & Wide.

20 – Finlândia, Dinamarca e Suécia.

19 – Lituânia, Estónia e Lituânia.

18 – Croácia.

17 – Bulgária.

16 – Eslovénia.

15 – República Checa e Eslováquia.

14 – Luxemburgo.

13 – Irlanda.

12 – Reino Unido.

11 – Hungria e Roménia.

10 – Polónia.

09 – Holanda.

08 – Malta.

07 – Bélgica.

06 – Alemanha.

05 – Áustria.

04 – Grécia e Chipre.

03 – Espanha e Portugal.

02 – França.

01 – Itália.

Se gostou deste artigo também poderá gostar de:


Doçaria Conventual e 3 receitas originais do séc. XVIII

Ovos moles de Aveiro, um doce com história (receita original)

A Doçaria conventual e os papos de anjo a que ninguém resiste

Conheça a «Delícia do Porto» inspirada na doçaria conventual

_

Márcio Magalhães
Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.