Início Cultura Língua Portuguesa: o que significa «Sui generis»

Língua Portuguesa: o que significa «Sui generis»

Conheça algumas palavras ou expressões em latim. Aprofunde os seus conhecimentos com expressões comuns. Sabe o que significa «Sui generis»?

Sui generis
Língua Portuguesa: o que significa «Sui generis»

Conheça algumas palavras ou expressões em latim. Aprofunde os seus conhecimentos com expressões comuns. Sabe o que significa «Sui generis»? Gosta de latim? Pode ser um conteúdo complicado, mas é sempre interessante. Torna qualquer argumentação mais eloquente. O latim foi muito influente no passado, quando os romanos dominavam o mundo, mas ainda hoje continua a exercer a sua influência, a estar presente em diversos contextos.

É comum aplicar palavras ou expressões em latim na argumentação. Ele está presente nas igrejas, nas universidades, nos tribunais, em inúmeros outros contextos. São vários os que recorrem a palavras ou expressões em latim, mas não só está muito presente na língua portuguesa, como também noutras línguas no mundo.

Língua Portuguesa: o que significa «Sui generis»

10 palavras e expressões em latim

Data Venia

A expressão latina significa “dada a licença” ou “dada a permissão”. É assim uma forma educada e polida de começar uma frase de discordância sobre algo que foi dito ou escrito.

Sendo uma expressão, corresponde à expressão “com o devido respeito” ou “com a devida vénia”, algo que pode ser dito quando se está a argumentar contra o posicionamento de outrem. Esta expressão é usada frequentemente em contextos jurídicos, em artigos académicos, em julgamentos, entre outros contextos.

Leia também:

Ad gloriam   

A expressão latina ad gloriam significa: “pela glória”. Esta locução adverbial revela que um determinado trabalho ou tarefa foi realizado sem fins lucrativos.

Non multa, sed multum

A expressão latina non multa, sed multum significa não muitas coisas, mas muito. Remete para a ideia de não se ser importante pelo número, mas pela qualidade (das nossas ações, por exemplo).

Sui generis

A expressão latina sui generis significa do seu género, sendo referente a algo peculiar, singular. O termo sui generis designa coisa ou qualidade que não apresenta analogia com nenhuma outra; é “de espécie única”. O conceito de sui generis representa a ideia de unicidade. Revela raridade e particularidade de algo ou de alguma coisa.

Tempus lenit odium

A expressão latina tempus lenit odium significa o tempo abranda o ódio.

Non nova, sed nove

A expressão latina non nova, sed nove significa não coisas novas, mas (tratadas) de (modo) novo.

Alumni

A palavra Alumni é um termo em latim e significa “ex-alunos”. Esta palavra é usada frequentemente para se referir a pessoas que realizaram um (ou mais) cursos de ensino superior na universidade.

Alumni é a forma pluralizada de alumnus em latim. É referente a “ex-aluno” ou “antigo aluno”.

Ad arbitrium 

A expressão latina ad arbitrium significa à vontade; a seu bel-prazer.

Fugit irreparabile tempus  

A expressão latina fugit irreparabile tempus significa o tempo foge irreparavelmente. Assim sendo, o tempo, depois de passar, não volta mais, por isso não devemos desperdiçá-lo. Devemos aproveitar bem o tempo que temos.

Mendicus mendico invidet 

A expressão latina mendicus mendico invidet significa o mendigo tem inveja do mendigo. Ou seja, o teu inimigo é o oficial do mesmo ofício.

Sui generis
Língua Portuguesa: o que significa «Sui generis»

Certamente que já ouviu estas (ou outras) expressões em latim, estrategicamente inseridas num discurso. Existem muitas palavras ou expressões que são usadas tantas vezes que convém darmos a devida atenção ao significado destas expressões para estamos a par de tudo o que é dito.

Tem alguma sugestão? Envie-nos a sua sugestão e poderá em breve sair no nosso próximo artigo. Continuaremos a publicar vários artigos centrados nesta temática.

NCultura

Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.