Início Cultura Língua portuguesa: sabe o que significa “Carpe diem”?

Língua portuguesa: sabe o que significa “Carpe diem”?

O latim exerceu sempre uma forte influência na língua portuguesa, existindo várias expressões que continuam a ser usadas. Já agora, sabe o que significa “Carpe diem”?

Carpe diem
Língua portuguesa: sabe o que significa “Carpe diem”?

O latim exerceu sempre uma forte influência na língua portuguesa, existindo várias expressões que continuam a ser usadas. Já agora, sabe o que significa “Carpe diem”?

O latim é uma língua que começou a ser falada na região do Lácio (em Itália), tendo sofrido mutações ao longo do tempo. O latim é uma língua que continua a influenciar a língua portuguesa (tal como se mantém uma influência para várias línguas do mundo).

São diversas as palavras / expressões em latim que se revelam importantes no nosso discurso, tornando-o mais pertinente. A língua portuguesa teve origem no latim, sendo a última das línguas relevantes originárias do latim. Esta língua, distinta na escrita e na fala, revelou uma influência forte e natural, tendo em conta o domínio dos romanos no mundo, em determinado período histórico.

A versão falada esteve na origem de línguas que hoje são identificadas como línguas românicas ou neolatinas. Atualmente, o latim permanece uma influência no mundo, nas mais diversas línguas. São inúmeras as palavras de português que têm origem no latim. Existem igualmente muitas palavras / expressões em latim que são regularmente usadas no nosso discurso.

Língua portuguesa: sabe o que significa “Carpe diem”?

Ipsis verbis   

Esta locução adverbial significa em palavras textuais: ou seja; por (estas) mesmas palavras; algo que é reproduzido tal e qual foi dito.

Leia também:

Quid pro quo

Quid pro quo é uma expressão latina referente a um equívoco; um erro. Quid pro quo resulta de uma falsa interpretação.

Carpe diem

Esta locução em latim, carpe diem, significa «aproveita o dia presente». É uma expressão usada para convidar as pessoas a aproveitar bem dia, o momento presente, sem preocupações com o futuro.

Sabemos que a vida é curta, por isso convém aproveitá-la. Devemos aproveitar cada momento. Enquanto pudermos, devemos agarrar todas as oportunidades para sermos felizes.

Carpe diem significa “aproveita o dia”. Esta expressão é usada como um aviso para não se desperdiçar o tempo que se tem…

Ex libris

Ex libris é uma expressão latina que significa “dos livros de”. É fórmula que antecede o nome de pessoa ou entidade a que pertence o livro com essa inscrição. É de entre os livros de [modo pelo qual o dono de um livro dá a entender que esse livro lhe pertence].

É expressão que designa a legenda, a divisa ou o sinal que alguns bibliófilos e escritores usam nas obras que possuem e escrevem. É aquilo que representa algo ou alguém (por exemplo, a Estátua da Liberdade é o ex-líbris de Nova Iorque).

Sine die         

Esta locução adverbial significa sem data fixa. Do latim sine die, a expressão «sem dia» significa que algo está sem definição. Por exemplo, adiar sine die é adiar sem data fixa, sem previsão, sem fixação de nova data.

Vivendo tempos de pandemia, foram muitos os eventos adiados “sine die”. Muitos filmes já realizados não foram para o cinema, pois foram adiados “sine die”, pois os responsáveis preferem adiar até que a situação esteja controlada para rentabilizar o produto criado, o que é sensato pois, atualmente, os cinemas têm poucos espectadores.

Carpe diem
Língua portuguesa: sabe o que significa “Carpe diem”?

Informação

Certamente que já tinha visto ou ouvido uma ou mais destas expressões (Ipsis verbis, Quid pro quo, Carpe diem, Ex libris, Sine die), não já?

Então, se acha este conteúdo interessante, não deixe de consultar algumas anteriores publicações do NCultura que demonstram como o latim continua a estar presente na língua portuguesa.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.