Início Cultura Língua portuguesa: 6 expressões populares em latim

Língua portuguesa: 6 expressões populares em latim

O latim tem exercido forte influência na língua portuguesa ao longo do tempo. Conheça o significado de 6 expressões populares em latim.

expressões populares em latim
Língua portuguesa: 6 expressões populares em latim

O latim tem exercido forte influência na língua portuguesa ao longo do tempo. Conheça o significado de 6 expressões populares em latim.

O latim continua a estar muito presente na língua portuguesa, algo que confirma o que já se sabe. A língua continua a exercer uma forte influência no português, tal como acontece em várias línguas do mundo.

Facilmente podemos confirmar que são muitas as palavras / expressões em latim que ainda hoje são usadas com regularidade. Elas mostram o seu valor, integrando o nosso discurso, trazendo à nossa comunicação mais riqueza.

A língua portuguesa é tida como a última das línguas relevantes que foram originárias do latim. O latim, enquanto língua, teve a sua origem em Itália, mais precisamente na região de Lácio, sendo modificada posteriormente ao longo do tempo.

O latim, que é diferente na escrita e na fala, demonstrou cedo grande influência, exercendo um importante papel na comunicação entre povos, sendo a sua influência fruto do domínio dos romanos no mundo, também pelo crescimento do cristianismo pelo mundo.

A versão falada do latim esteve na origem de muitas línguas. Estas línguas são identificadas como românicas ou neolatinas. O latim continua ainda hoje a revelar-se uma influência no mundo. Isso acontece em diversas línguas.

É comum ainda hoje ouvir nos discursos e na comunicação palavras e expressões em latim. O latim está presente nas igrejas, nos tribunais e frequentemente na comunicação. Ao comunicarmos, muitas vezes, sem darmos conta, surgem inúmeras palavras de português que têm origem no latim.

Mas o que há a destacar é a existência de palavras / expressões em latim que são frequentemente usadas no nosso discurso. Elas revelam-se pedras preciosas que permitem embelezar o discurso, tornando-o mais eloquente e eficaz. Quer conhecer algumas dessas expressões?

Língua portuguesa: 6 expressões populares em latim

Modus operandi

É uma locução latina que significa modo de operar. Esta locução é referente à maneira de praticar uma determinada operação ou de desenvolver determinada atividade. Aparece frequentemente em filmes, nomeadamente para falar de assassinos em série.

Estes usam o mesmo modo agir, o mesmo modus operandi, para matar as vítimas. Este modo de agir permite identificar o criminoso, relacionando-o como sendo o autor de diferentes crimes.

Também pode ser usado na administração das empresas, designando uma forma de realizar determinadas tarefas, seguindo um certo padrão.

Leia também:

Mea culpa

Significa “por minha culpa”. Esta locução é encontrada no ato de confissão e aplica-se nos casos em que a pessoa reconhece os próprios erros. Por exemplo, os comentadores de futebol quando constatam que um jogador está a pedir desculpa por um erro grosseiro dizem que ele fez um “mea culpa”.

Motu proprio

O significado de motu proprio é algo que se pode facilmente intuir. Primeiro, pela expressão ser comum, frequentemente usada e, depois, pelas palavras usadas.

Por motu proprio significa por deliberação própria. Ele fez determinada ação por motu proprio significa que fê-lo espontaneamente. Esta expressão diz-se de documentos pontifícios, emanados diretamente do Papa.

Modus faciendi 

Esta locução latina significa maneira de fazer. É uma expressão próxima do modus operandi. Significa modo de agir em certas circunstâncias.

Pro bono

Pro bono é uma locução latina que tem como significado “para o bem de todos”.​ O termo pro bono pode ser alargado a qualquer trabalho voluntário especializado, onde é realizado o exercício de uma atividade (de caráter e de competências profissionais) de forma gratuita.

Ao realizarem o trabalho pro bono, os profissionais prestam um serviço ao próximo, fazendo generosamente o que de melhor sabem fazer, num trabalho realizado sem retribuição.

É um termo especialmente destinado a advogados, mas que também está associado a outros profissionais, nomeadamente médicos, engenheiros, Gerentes de Projetos, entre outros.

Avis rara

A expressão latina ave rara é usada para indicar a ausência de pessoa ou de coisa que se tem em grande estima. É usado ainda para identificar pessoa com qualidades e talentos raros, que não podem ser facilmente encontrados.

NCultura

Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

3 COMENTÁRIOS

  1. E eu que pensava que o Português tem 90 por cento de sua origem no Latim, e aqui no Brasil os 10 por cento restantes têm origem nas línguas indígenas, afro, francês, inglês e outras das suas + ou – 407 mil palavras?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.