Quando deve dizer «obrigado» e quando deve dizer «obrigada»? Tire todas as suas dúvidas de acordo com as regras gramaticais: obrigado ou obrigada?
«Obrigado», «obrigada», «obrigados» ou «obrigadas» são algumas formas de agradecimento que é comum ouvirmos ou, mesmo, ver escritas. Além de algumas não existirem, nem fazerem sentido (caso das formas no plural), outras não são aplicadas corretamente.
Agradecer é uma demonstração de gratidão e educação, mas para ser 100% eficiente, ela deve ser posta em prática com correção e em bom português. Fique, por isso, a perceber quando usar «obrigado» ou «obrigada», de acordo com as regras gramaticais.
Leia também: Dúvidas de Português: o que é um palíndromo?
Origem da palavra
«Obrigado» é uma palavra latina que advém de «obligatu-». Trata-se do particípio passado do verbo «obligare», que significa empenhar; ligar; comprometer. Nos séculos XVIII-XIX, em Itália, já se usava o termo «obbligato» com o sentido de agradecimento e gratidão.
Obrigado/Obrigada (adjetivo)
Agradecido; grato. Este é o particípio passado do verbo «obrigar» e um adjetivo que deriva do mesmo verbo. Como adjetivo, ele deve concordar com o sujeito que o pronuncia.
Logo,
- um sujeito masculino deve dizer «obrigado»;
- um sujeito feminino deve dizer «obrigada»;
- um sujeito masculino plural deve pronunciar «obrigados»;
- um sujeito feminino plural deve pronunciar «obrigadas».
Exceção
Quando «obrigado» é usado como classe gramatical de nome, o substantivo não deve ser flexionado, devendo ser sempre usado no masculino, independentemente do género de quem está a falar.
Exemplo: “O meu muito obrigado a toda a equipa médica que me acompanhou nos últimos dias. – agradeceu a mulher.”
Obrigado (interjeição)
«Obrigado» pode, também, ser usado como interjeição, quando utilizado isoladamente. Neste caso, a forma a usar deve ser única e imutável, ou seja, «obrigado», independentemente do género ou número do sujeito.
Erro frequente
Há muitas pessoas que julgam que o que determina o género da palavra obrigado é o destinatário a quem dirigimos o agradecimento. Nada mais errado! Não importa se estamos a agradecer a uma mulher ou a um homem. Como já vimos, quem define a concordância do adjetivo é o género de quem agradece.
Alguns sinónimos de «obrigado»: bem-haja; grato; agradecido.
Leia também: Dúvidas de Português: deve dizer-se Ter de ou Ter que?
Conclusão
Assim, em jeito de conclusão e simplificando, podemos afirmar que:
- um sujeito masculino deve sempre dizer «obrigado»;
- um sujeito feminino deve dizer «obrigada» sempre que estiver a usar a palavra com a função de adjetivo, mas deve dizer «obrigado» sempre que estiver a usar a palavra com a função de interjeição.
Artigo com conteúdo de máxima importância. Obrigada.