Início Cultura Dúvidas de Português: obrigado ou obrigada?

Dúvidas de Português: obrigado ou obrigada?

Quando deve dizer «obrigado» e quando deve dizer «obrigada»? Tire todas as suas dúvidas de acordo com as regras gramaticais: obrigado ou obrigada?

obrigado ou obrigada
Dúvidas de Português: obrigado ou obrigada?

Quando deve dizer «obrigado» e quando deve dizer «obrigada»? Tire todas as suas dúvidas de acordo com as regras gramaticais: obrigado ou obrigada?

«Obrigado», «obrigada», «obrigados» ou «obrigadas» são algumas formas de agradecimento que é comum ouvirmos ou, mesmo, ver escritas. Além de algumas não existirem, nem fazerem sentido (caso das formas no plural), outras não são aplicadas corretamente.

Agradecer é uma demonstração de gratidão e educação, mas para ser 100% eficiente, ela deve ser posta em prática com correção e em bom português. Fique, por isso, a perceber quando usar «obrigado» ou «obrigada», de acordo com as regras gramaticais.


Leia também: Dúvidas de Português: o que é um palíndromo?


Origem da palavra

«Obrigado» é uma palavra latina que advém de «obligatu-». Trata-se do particípio passado do verbo «obligare», que significa empenhar; ligar; comprometer. Nos séculos XVIII-XIX, em Itália, já se usava o termo «obbligato» com o sentido de agradecimento e gratidão.

Obrigado/Obrigada (adjetivo)

Agradecido; grato. Este é o particípio passado do verbo «obrigar» e um adjetivo que deriva do mesmo verbo. Como adjetivo, ele deve concordar com o sujeito que o pronuncia.

Logo,

  • um sujeito masculino deve dizer «obrigado»;
  • um sujeito feminino deve dizer «obrigada»;
  • um sujeito masculino plural deve pronunciar «obrigados»;
  • um sujeito feminino plural deve pronunciar «obrigadas».

Exceção

Quando «obrigado» é usado como classe gramatical de nome, o substantivo não deve ser flexionado, devendo ser sempre usado no masculino, independentemente do género de quem está a falar.

Exemplo: “O meu muito obrigado a toda a equipa médica que me acompanhou nos últimos dias. – agradeceu a mulher.”

Obrigado (interjeição)

«Obrigado» pode, também, ser usado como interjeição, quando utilizado isoladamente. Neste caso, a forma a usar deve ser única e imutável, ou seja, «obrigado», independentemente do género ou número do sujeito.

Erro frequente

Há muitas pessoas que julgam que o que determina o género da palavra obrigado é o destinatário a quem dirigimos o agradecimento. Nada mais errado! Não importa se estamos a agradecer a uma mulher ou a um homem. Como já vimos, quem define a concordância do adjetivo é o género de quem agradece.

Alguns sinónimos de «obrigado»: bem-haja; grato; agradecido.


Leia também: Dúvidas de Português: deve dizer-se Ter de ou Ter que?


Conclusão

Assim, em jeito de conclusão e simplificando, podemos afirmar que:

  • um sujeito masculino deve sempre dizer «obrigado»;
  • um sujeito feminino deve dizer «obrigada» sempre que estiver a usar a palavra com a função de adjetivo, mas deve dizer «obrigado» sempre que estiver a usar a palavra com a função de interjeição.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.