Início Cultura Língua Portuguesa: 15 das expressões mais famosas em latim

Língua Portuguesa: 15 das expressões mais famosas em latim

Eis algumas das expressões mais famosas em latim. Conheça os significados e enriqueça a sua bagagem cultural!

expressões mais famosas em latim
Língua Portuguesa: 15 das expressões mais famosas em latim

Eis algumas das expressões mais famosas em latim. Conheça os significados e enriqueça a sua bagagem cultural!

Conhece muitas expressões de latim? Gostaria de conhecer? Estas palavras ou expressões em latim são comuns, podendo estar presentes em contexto religioso, em contexto universitário, podendo ainda estar presente em tribunais, em discursos e debates, entre inúmeros outros contextos.

São várias as pessoas que recorrem a palavras ou expressões em latim para expressar as suas ideias. É algo que acontece na língua portuguesa, acontecendo também noutras línguas no mundo.

O latim até pode ser um conteúdo complicado, mas é sempre belo e interessante. Torna qualquer argumentação muito mais elegante, mais eloquente. Quer saber mais?

Língua Portuguesa: 15 das expressões mais famosas em latim

Et cetera       

A expressão latina “et cetera” tem como significado “e outras coisas mais”. A expressão pode surgir como et caetera, sendo esta expressão frequentemente abreviada no fim de uma enumeração que se poderia alongar (para etc.).

Tempus fugit

A expressão latina tempus fugit é bastante famosa, significando algo como: o tempo voa.

Leia também:

Per capita     

A expressão latina “per capita“ tem como significado: para cada indivíduo, isto é, por pessoa. Per capita é uma locução adjetival que significa «por cabeça». Esta expressão, per capita (por cabeça; para cada um), é um termo usado frequentemente nas estatísticas.

In memoriam

A expressão “in memoriam“ tem como significado: em memória (é algo que serve para homenagear alguém que já faleceu).

A expressão latina in memoriam (em latim) que significa em memória (em português) serve de lembrança dos falecidos, sendo frequentemente colocada nos monumentos e lápides mortuárias.

Sui generis

A expressão latina sui generis tem como significado: do seu género, sendo uma expressão referente a algo peculiar, a algo singular.

O termo sui generis designa assim uma coisa ou uma qualidade que não apresenta analogia com nenhuma outra coisa, sendo por isso “de espécie única”. O conceito de sui generis representa assim a ideia de unicidade. Sui generis revela uma raridade e particularidade de algo ou alguma coisa.

In extremis   

A expressão in extremis tem como significado «em caso extremo». A expressão in extremis tem o mesmo significado que in articulo mortis. É uma locução adverbial que pode significar nos últimos momentos da vida, no último momento.

Persona non grata  

“Persona non grata” é uma expressão latina que significa pessoa indesejada ou pessoa à qual se impõem restrições. Esta expressão pode também ter como significado diplomata desacreditado, cuja presença num determinado país estrangeiro é indesejada.

Alter ego

A expressão latina “alter ego” tem como significado: outro eu. Alter ego pode também significar pessoa em quem se deposita absoluta confiança. A expressão alter ego pode ainda ser referente ao amigo do peito; a pessoa de confiança de quem não se guarda quaisquer segredos.

Álibi

O termo álibi indica (no Direito) que o indivíduo está noutro lugar, num determinado momento em que acontece algo relevante. Assim, “álibi” é um termo utilizado como meio de defesa pelo qual o (injustamente) acusado alega que se encontrava noutro espaço, justamente no preciso momento do delito, o que invalida a sua participação no evento.

Assim, o acusado consegue provar a sua inocência, por estar num local distinto do espaço onde ocorreu o delito. O álibi visa provar a sua inocência. No sentido figurado, álibi significa justificação credível.

Sine Qua Non

A locução adjetival sine qua non tem como significado: «sem o qual, não». Diz-se sine qua non da condição ou fator sem o qual um ato determinado ou uma determinada circunstância não se realizará. Diz-se condição sine qua non de algo indispensável; diz-se condição sine qua non de algo essencial.

Carpe diem

Carpe diem é uma expressão latina que significa algo como: «aproveita o dia presente». Esta é uma locução em latim que é frequentemente usada para levar as pessoas a aproveitarem bem o dia. É uma expressão que promove o aproveitamento do momento presente e que sugere que as pessoas não se devam centrar muito nas preocupações com o futuro.

Ipsis verbis   

Esta locução adverbial tem como significado: em palavras textuais. A expressão ipsis verbis significa por (estas) mesmas palavras, sendo algo que é reproduzido tal e qual como foi dito.

Modus operandi

Modus operandi é uma locução latina que tem como significado: modo de operar. A locução modus operandi é referente à maneira de praticar uma determinada operação ou de desenvolver uma certa atividade.

A expressão “modus operandi” surge frequentemente em filmes, nomeadamente para se referir ao modo de agir de assassinos em série. Estas pessoas costumam usar o mesmo modo de agir para matar as vítimas, algo identificado como modus operandi. Os detetives costumam detetar este modo de agir, permitindo associar determinadas vítimas ao criminoso, relacionando este como o autor de diferentes crimes.

Pro bono

Pro bono é uma locução latina que significa “para o bem de todos”.​ O termo pro bono, podendo  ser alargado a qualquer trabalho voluntário especializado, está mais associado a advogados.

Como é a prestação de um serviço ou realização de uma atividade (de caráter e de competências profissionais) de forma gratuita, o termo pro bono pode ser também associado a outros profissionais, nomeadamente médicos, engenheiros, Gerentes de Projetos, entre outros.

Os profissionais prestam um serviço ao próximo, fazendo o que de melhor sabem fazer, generosamente, num trabalho que é realizado sem retribuição.

In medio stat virtus 

A expressão latina in medio stat virtus significa no meio está a virtude.

NCultura

Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.