Início Cultura Língua Portuguesa: o que significa «Tempus fugit»

Língua Portuguesa: o que significa «Tempus fugit»

Conheça algumas palavras ou expressões populares em latim. Fique a conhecer os significados destas expressões como por exemplo «Tempus fugit».

Tempus fugit
Língua Portuguesa: o que significa «Tempus fugit»

Conheça algumas palavras ou expressões populares em latim. Fique a conhecer os significados destas expressões como por exemplo «Tempus fugit».

O latim é uma língua influente. Foi importante no passado e continua a sê-lo no presente. Ela continua muito presente na língua portuguesa. A sua forte influência pode ser vista no português, mas também em várias línguas do mundo. Existem múltiplas palavras / expressões em latim que são usadas regularmente, algo que comprova que elas continuam a ser úteis e continuam a enriquecer o nosso discurso.

A língua portuguesa foi uma das derradeiras línguas relevantes que foram originadas a partir do latim. Enquanto língua, foi em Itália, mais precisamente na região de Lácio, que o latim conheceu a sua origem, sendo modificado posteriormente ao longo do tempo.

As línguas originadas a partir do latim são identificadas como românicas ou neolatinas. O latim continua muito presente no nosso quotidiano, nos discursos políticos, na comunicação social, nas igrejas, nos tribunais, onde são frequentemente proferidas palavras e expressões em latim. Quer saber mais?

Língua Portuguesa: o que significa «Tempus fugit»

Ad arbitrium 

Esta expressão latina significa à vontade; a seu bel-prazer.

Semper Fi

A expressão latina Semper fi ou semper fidelis significa “sempre fiel”, numa tradução livre para o português. A expressão semper fi é uma abreviação de semper fidelis, sendo que ambas as expressões possuem o mesmo significado.

Leia também:

Alma mater

Alma mater ou alma parens significa mãe nutriz; mãe bondosa. Em linguagem poética, alma mater significa a pátria ou a escola. Esta expressão em latim significa “mãe que alimenta” ou “a mãe que nutre”, numa tradução literal para a língua portuguesa. Esta frase Alma mater é usada frequentemente para designar instituições de ensino que formem os seus alunos intelectualmente, nomeadamente as universidades.

Na Roma Antiga, esta expressão era usada como referência às deusas mães dos romanos, Vénus, Ceres e Cibele. Esta expressão alma mater foi usada durante o cristianismo medieval, como uma expressão de reverência à imagem da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.

RIP

O RIP que se vê nas campas é associado ao inglês “Rest in Peace”, mas a origem de RIP, ou R.I.P., é na verdade a sigla de “Requiescat in pace”. Esta expressão latina tem como significado “descanse em paz”. RIP é um termo usado após uma pessoa morrer, ficando escrito nas lápides de diversos países.

Urbi et Orbi

A expressão latina urbi et orbi significa “Para a cidade (de Roma) e para o universo”. É algo que se diz das bênçãos dadas pelo Papa, em circunstâncias especiais, quando as bênçãos se estendem ao mundo inteiro.

Urbi et Orbi foi no passado a abertura de pronunciamentos romanos mas, atualmente, Urbi et Orbi denomina a bênção de Páscoa e Natal, onde o Papa na Praça de São Pedro (na Itália) se dirige ao público em geral.

Honoris Causa

A expressão latina honoris causa significa literalmente “por causa de honra”, sendo usada atualmente como um título honorífico. Este título honorífico é concedido a pessoas ilustres, que realizaram feitos dignos de relevo.

Assim, uma universidade de prestígio pode conceder o título de honra a uma determinada personalidade que realizou feitos de grande destaque ou importância. Esse título pode ser dado a pessoas que nem sequer tenham curso universitário.

Aliud est celare, aliud tacere         

A expressão latina aliud est celare, aliud tacere significa uma coisa é esconder, outra é calar. Assim, é diferente o silêncio da ocultação.

A maximis ad minima         

A expressão latina a maximis ad minima tem como significado desde as coisas maiores às mais pequenas; é usado quando se vai do máximo ao mínimo.

A maiori ad minima 

A expressão latina a maiori ad minima significa do maior para o menor; do certo pode concluir-se o que é menos verosímil.

Tempus fugit

A expressão latina tempus fugit é bem popular e significa o tempo voa.

NCultura

Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.