Início Cultura Língua Portuguesa: o que significa «Per capita»

Língua Portuguesa: o que significa «Per capita»

O latim tem exercido forte influência na língua portuguesa. Há diversas expressões em latim que ainda hoje são usadas. Sabe o que significa «Per capita»?

Per capita
Língua Portuguesa: o que significa «Per capita»

O latim tem exercido forte influência na língua portuguesa. Há diversas expressões em latim que ainda hoje são usadas. Sabe o que significa «Per capita»?

O latim é uma língua extremamente importante. Foi mais no passado, mas ainda hoje continua a estar muito presente na língua portuguesa, tal como sucede em várias línguas do mundo.

São muitas as palavras / expressões em latim que ainda hoje são usadas com frequência.

Estas palavras ou expressões continuam a mostrar o seu valor, a sua utilidade. Na televisão, nos debates políticos, na apresentação de teses universitárias, nos tribunais, entre diversas outras áreas, existem sempre pessoas a recorrer ao latim para expressar as suas ideias. Estas palavras ou expressões em latim trazem maior eloquência à nossa comunicação, mais riqueza.

Língua Portuguesa: o que significa «Per capita»

Certamente que já ouviu expressões em latim incluídas num discurso de alguém. Há diversas expressões que são usadas tantas vezes que, por vezes, nem nos apercebemos que são de facto palavras em latim.

Nas notícias, quando há casos em tribunais, facilmente nos deparamos com palavras / expressões em latim.

Leia também:

Omnia vincit amor

Esta expressão significa em português, “o amor vence tudo”. É uma frase atribuída ao poeta Virgílio. No entanto, não representa apenas uma emoção humana, pois esta frase foi escrita para falar acerca da força divina, na mitologia romana.

Per capita     

A expressão latina “per capita” significa para cada indivíduo, por pessoa. Esta locução adjetival do latim per capita tem como significado «por cabeça», per capita. A expressão per capita (por cabeça; para cada um) é um termo frequentemente usado nas estatísticas.

Solve et repete

A expressão latina “solve et repete“ significa paga e reivindica.

Et cetera       

A expressão latina “et cetera“ significa “e outras coisas mais”.

Ad argumentandum tantum

A expressão latina “ad argumentandum tantum“ significa somente para argumentar. Concessão feita ao adversário, a fim de refutá-lo com mais segurança.

Ab irato

A expressão latina “ab irato“ significa movido pela cólera; alguém fez algo arrebatadamente.

Dura lex sed lex

A expressão latina “dura lex sed lex” significa a lei é dura, mas é a lei. Assim, apesar da lei poder exigir sacrifícios, a lei deve ser sempre cumprida.

Ab ovo          

A expressão latina “ab ovo” significa desde o ovo, referindo-se a algo que é observado desde o início.

In vino veritas

Numa tradução livre, esta frase “In vino veritas” significa “a verdade está contida no vinho”. É uma expressão que faz alusão ao estado mais descontraído com que uma pessoa fica após beber vinho, tornando-a mais vulnerável a partilhar informação que num estado sóbrio facilmente opta por esconder.

In memoriam

A expressão latina “in memoriam“ significa em memória (sendo algo que serve para homenagear alguém que já morreu). Esta locução adverbial in memoriam (em latim) ou em memória (em português) serve de lembrança, sendo frequentemente colocada nos monumentos e lápides mortuárias.

Expressões populares

Seguramente que há palavras e expressões em latim que já leu ou ouviu, certo? Palavras ou expressões como Ipsis verbis, carpe diem, ex libris, quid pro quo, sine die, et cetera,… são tão comuns que torna muito provável que sejam ouvidas ou lidas.

Se acha este conteúdo interessante, esteja atento(a) às próximas publicações do N Cultura, pois brevemente voltaremos a publicar mais artigos que demonstrarão como o latim continua a estar presente na língua portuguesa.

NCultura

Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.