Início Cultura Língua Portuguesa 10 palavras portuguesas para conhecer melhor

10 palavras portuguesas para conhecer melhor

Neste artigo, encontrará palavras do dicionário da Língua Portuguesa, que quase ninguém usa. Elas podem soar um pouco estranhas, mas fique a conhecer o significado de cada uma.

palavras portuguesas para conhecer
10 palavras portuguesas para conhecer melhor

Aprenda palavras novas, todos os dias, e enriqueça e diversifique o seu vocabulário. Selecionamos 10 palavras portuguesas para conhecer melhor!

Podemos aprender coisas novas todos os dias. Só em português há inúmeras palavras que desconhecemos. O maior dicionário de português contém 306.949 entradas.

A 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948) revela-se uma boa fonte para se obter conhecimento, mas não é a única.

No presente artigo, reunimos 10 palavras a que deve dar atenção. São interessantes e permitem que enriqueça o seu vocabulário. São uma pequena prova da vasta riqueza da Língua Portuguesa.

10 palavras portuguesas para conhecer melhor

Transudar

Termo que vem do latim trans, «além de» +sudāre, «suar». Este termo é verbo transitivo que significa deitar (suor) pelos poros; suar; exsudar. Este termo significa passar (um líquido) através de (recipiente que o contém ou uma superfície); ressumar. Este termo, em sentido figurado, significa transparecer.

Sob determinados contextos, o termo em análise pode ter como sinónimos as seguintes palavras: exsudar, ressudar, revelir, derramar, destilar, entornar, suar, transluzir, transparecer, verter, transpirar, trasvazar.

Leia também

Glutonaria

Termo que vem do francês gloutonnerie, com o mesmo significado. Este termo é nome feminino que significa qualidade ou vício de glutão; sofreguidão.

Sob determinados contextos, o termo em análise pode ter como sinónimos as seguintes palavras: alarvaria, edacidade, gula, voracidade

palavras portuguesas para conhecer
10 palavras portuguesas para conhecer melhor

Chaneza

Termo que vem de “chão”+-”eza”. Este termo é nome feminino que significa qualidade do que é chão ou plano; planura. Em sentido figurado, este termo significa lhaneza; simplicidade; singeleza.

Sob determinados contextos, o termo em análise pode ter como sinónimos as seguintes palavras: candura, ingenuidade, lhaneza, lhanura, plaino, planura, simplicidade, singeleza.

Perfídia

Termo que vem do latim perfidĭa-, com o mesmo significado. Este termo é nome feminino que significa qualidade de pérfido. Este termo significa ação pérfida; traição; deslealdade.

Sob determinados contextos, o termo em análise pode ter como sinónimos as seguintes palavras: inconfidência, infidelidade, aleivosia, deslealdade, traição.

Sob outros contextos, o termo em análise pode ter como antónimos as seguintes palavras: fidelidade, lealdade.

palavras portuguesas para conhecer
10 palavras portuguesas para conhecer melhor

Pataratice

Termo que vem de “patarata”+”-ice”. Este termo é nome feminino que significa ato ou dito de patarateiro. Patarateiro (de “patarata”+”-eiro”) é adjetivo, nome masculino que significa que ou aquele que diz pataratas ou patranhas (história mentirosa; peta).

Agoirento

Forma do verbo agoirentar. Este termo é adjetivo que significa o mesmo que agourento.

Sob determinados contextos, o termo em análise pode ter como sinónimos as seguintes palavras: aziago, fatídico, agoireiro, azarento, supersticioso.

palavras portuguesas para conhecer
10 palavras portuguesas para conhecer melhor

Inusitado      

Termo que vem do latim inusitātu-,  com o mesmo significado.

Este termo é adjetivo que significa que não surge com frequência; desusado. Este termo significa que quase não se usa; raro. Este termo significa também inabitual; extraordinário.

Sob determinados contextos, o termo em análise pode ter como sinónimos as seguintes palavras: extraordinário, incomum, desusado, esquisito, estranho, insólito, invulgar, raro.

Sob outros contextos, o termo em análise pode ter como antónimos as seguintes palavras:

banal, comum, ordinário.

Ágamo

Termo que vem de “ágamo”+”-ico”. Este termo é adjetivo que significa na biologia o mesmo que agâmico. Termo que vem do grego ágamos, «não casado», pelo latim agămu-, «solteiro». Agâmico é adjetivo próprio da biologia, diz-se agâmico do processo de reprodução em que não há fecundação. Na biologia, agâmico é (ser vivo) que não se reproduz sexuadamente.

palavras portuguesas para conhecer
10 palavras portuguesas para conhecer melhor

Emundar

Termo que vem do latim emundāre, «purificar»

Este termo é verbo transitivo que significa purificar. Este termo também significa limpar.

Acuidade

Termo que vem do latim medieval acuitāte-, «agudeza». Este termo é nome feminino que significa qualidade do que é agudo. Este termo significa agudeza; perspicácia. Este termo significa também intensidade. Este termo significa ainda importância; relevância. Dizer acuidade sensorial significa poder de discriminação dos sentidos. Dizer acuidade visual significa capacidade de distinguir dois pontos próximos como pontos separados.

palavras portuguesas para conhecer
10 palavras portuguesas para conhecer melhor

NCultura

Se leu “10 palavras portuguesas para conhecer melhor” e gostou, deixe-nos o seu comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura.

Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.