Início Cultura Língua Portuguesa: 10 palavras portuguesas usadas em todo o mundo

Língua Portuguesa: 10 palavras portuguesas usadas em todo o mundo

A língua portuguesa é fascinante, por isso é comum encontrar palavras portuguesas no planeta. Confira 10 palavras portuguesas usadas em todo o mundo.

10 palavras portuguesas usadas em todo o mundo
Língua Portuguesa: 10 palavras portuguesas usadas em todo o mundo

A língua portuguesa é verdadeiramente fascinante, por isso é comum encontrar palavras portuguesas no planeta. Confira 10 palavras portuguesas usadas em todo o mundo.

A Língua Portuguesa é um verdadeiro património de valor incalculável. Deve ser motivo de orgulho para todos os falantes de português ter uma língua tão singular, tão bela e tão complexa. Sabia que existem palavras portuguesas que são faladas em todo o planeta?

É um indicador da influência que Portugal teve no mundo. Demonstra que o nosso país teve uma história rica, mas também que o português é uma língua bastante fértil a exportar palavras para outros países, mais especificamente para outros idiomas.

No total, temos 10 palavras portuguesas que são usadas em todo o planeta. Quer conhecê-las?

Breve reflexão

Normalmente, quando se pensa em estrangeirismos, frequentemente lembramo-nos de palavras de origem francesa ou inglesa, termos exteriores que são usados na nossa língua. Termos como abat-jour, atelier, avant-garde ou acordéon que surgem do francês, ou affair ou antidoping que surgem do inglês, são palavras que se identificam como estrangeirismo.

Mas não foram apenas os franceses e os anglo-saxónicos que influenciaram as línguas do mundo inteiro. O português também é bastante fértil a exportar palavras. Há palavras da língua portuguesa que foram exportadas para outros idiomas, pois Portugal, no tempo em que dominava os mares, dominava também as influências linguísticas.

Leia também:

Língua Portuguesa: 10 palavras portuguesas usadas em todo o mundo

Albatroz

Este termo tem como significado: Termo usado pela primeira vez pelos portugueses no século XVII. Esta palavra é referente a grande ave palmípede procelariiforme dos mares austrais, sendo boa voadora e muito voraz.

Albino

Este termo tem como significado: Termo usado pela primeira vez pelos portugueses século XVIII.

Esta palavra é referente ao indivíduo de cor totalmente branca, devido a uma mutação genética. O albinismo, como sabemos, é uma anomalia orgânica caracterizada por ausência de pigmento na pele (ou, pelo menos, por uma grande falta de pigmento na pele), nos olhos, nos pêlos e no cabelo.

Banana

Este termo tem como significado: Termo usado pela primeira vez pelos portugueses no século XVI, sendo referente ao nome do fruto. É o fruto da bananeira, sendo frequentemente amarelo e oblongo, com casca espessa, polpa mole, doce e muito saboroso.

Cachalote

Este termo tem como significado: Termo usado pela primeira vez pelos portugueses no século XVI.

O cachalote ou cacharréu (Physeter macrocephalus) é um termo que é referente ao maior dos cetáceos com dentes, o maior animal com dentes que existe no mundo. Pode medir até 20 metros de comprimento.

Este cetáceo é um grande animal marinho que tem uma substância cerosa de cor leitosa (óleo) na cabeça: o espermacete. Esta é uma das características distintivas deste animal.

Como curiosidade: O cachalote foi um animal que foi caçado nas águas dos arquipélagos portugueses da Madeira (até 1981) e dos Açores (até 1984).

A enorme cabeça e a forma distintiva do cachalote, bem como o seu papel na obra de Herman Melville (Moby Dick), levou muitas pessoas a descreverem o cachalote como o arquétipo de “baleia” por excelência, mesmo não sendo uma.

Cobra

Este termo tem como significado: Termo usado pela primeira vez pelos portugueses no século XVII. Nesse tempo foi usado o termo “Cobra de capello”, que é uma designação comum às serpentes venenosas do género Naja, da família dos elapídeos.

Comando

Este termo tem como significado: Termo usado pela primeira vez pelos portugueses no século XVIII que designava as milícias que combatiam entre Angola, Namíbia e África do Sul.

Fetiche

Este termo tem como significado: Com origem na palavra portuguesa feitiço, este é um termo que identifica adoração que é prestada a um objeto ou a algo que é considerado como tendo poderes sobrenaturais.

No entanto, também é um termo que pode ser considerado parte do corpo ou tipo de comportamento que promove excitação sexual.

Mosquito

Este termo tem como significado: Tipo de inseto cuja palavra é originada a partir do diminutivo português de “mosca”.

Tempura

Este termo tem como significado: Tempura é um prato clássico da culinária nacional, tendo sido exportado para o Japão, onde se popularizou. As têmporas eram dias de jejum religioso, dias nos quais os católicos portugueses não consumiam carne e fritavam panados de legumes e peixes.

No Japão, este tipo de alimento era frequentemente consumido cru e era regularmente cozinhado por japoneses, o que originou a Tempura, própria da culinária típica japonesa.

Zebra

Este termo tem como significado: Termo usado pela primeira vez pelos portugueses em 1600.

É um termo que é referente ao animal semelhante ao cavalo, um equídeo africano do subgénero asno, de listras escuras na pelagem.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.