Início Cultura Língua Portuguesa: 10 palavras que ajudam a parecer mais culto    

Língua Portuguesa: 10 palavras que ajudam a parecer mais culto    

Conheça 10 palavras que ajudam a parecer mais culto quando fala.

palavras que ajudam a parecer mais culto
Língua Portuguesa: 10 palavras que ajudam a parecer mais culto

Conheça 10 palavras que ajudam a parecer mais culto quando fala. A língua portuguesa tem um número de palavras que é impossível dominar na íntegra. Saber o significado de todas as palavras revela-se uma tarefa hercúlea.

Esta última palavra vem do latim Herculĕu-, «de Hércules». É usada como adjetivo para algo ou para alguém que revela uma força extraordinária. Este termo surge da mitologia. É um termo relativo a Hércules, herói da mitologia greco-romana, que se notabilizou pela sua força e coragem.

No sentido figurado, pode significar possante; robusto. É um termo mais erudito, culto, para aquilo que exige grande esforço; árduo. Há termos mais incomuns e eruditos que elevam a qualidade do discurso.

Palavras como estas ajudam a parecer mais culto, a enriquecer o vocabulário que usa. Melhore o nível do seu discurso, aprendendo palavras interessantes.

Língua Portuguesa: 10 palavras que ajudam a parecer mais culto    

Asnidade

Este termo culto tem como significado:

Este é um termo que advém asno+-i-+-dade. Uma asnidade é um nome feminino que significa asneira. Se pretende falar de alguém que revela ignorância ou falta de inteligência, não use termos agressivos como «burrice ou estupidez»; opte por asnidade (que advém da palavra «asno»…).

Leia também:

Espaventado

Este termo culto tem como significado:

Espaventar é um termo que é uma forma do verbo espaventar. É ainda adjetivo. Espaventar significa espantado; assustado.

Espaventar, no sentido figurado, pode ainda significar vaidoso. É ainda particípio passado de espaventar.

Se apanhar um susto não diga que está «assustado». Se disser que está «espaventado», se calhar até consegue assustar quem o assustou… Irá apanhar todos de surpresa!

Geba

Este termo culto tem como significado:

Geba é um termo que advém do latim gibba-, «bossa». Esta palavra é um termo antiquado que identificava mulher velha e corcunda. Esta palavra é uma alternativa para corcunda. Use este termo e aguarde que adivinhem o seu significado.

Lacónico

Este termo culto tem como significado:

Lacónico é um termo que advém do grego lakonikós, com o mesmo significado (pelo latim laconĭcu-). Lacónico é um adjetivo que significa conciso; breve.

É comum qualificar um discurso como sendo objetivo ou conciso, mas usar a expressão «lacónico» demonstra um domínio da língua incomum, erudito.

Mote

Este termo culto tem como significado:

Mote é um termo que advém do francês mot, «palavra». É um nome masculino que, na literatura, significa pensamento expresso em um ou mais versos para ser desenvolvido na glosa.

Mote significa tema, assunto. Mote significa            epígrafe. Pode ainda significar divisa; legenda e ainda remoque. Quando apresentamos o tema ou o assunto de um determinado artigo, raramente usamos o termo mote, embora isso tornaria o discurso mais rico e diversificado.

Ossatura

Este termo culto tem como significado:

Ossatura é um termo que advém do francês ossature, com o mesmo significado. Ossatura é um nome feminino que significa ossamenta (termo do latim eclesiástico ossamentu-, «ossada»). Assim, este nome feminino significa esqueleto ou ossada de um animal, ossatura.

Sendo «Ossatura» um sinónimo de esqueleto ou armação, é um termo culto e interessante que pode ser usado sempre que se quiser referir à estrutura de algo.

Reproche

Este termo culto tem como significado:

Reproche é um termo que advém do francês reproche, com o mesmo significado. Reproche significa crítica; censura; reprimenda. Atualmente, ainda se fala muito de censura. A palavra «reproche» revela-se um termo mais erudito e incomum para denunciar esta prática.

Soer

Este termo culto tem como significado:

Soer é um termo que advém do latim solēre, com o mesmo significado. É um verbo intransitivo

[pouco usado] que significa ter por costume.

Assim, quando se pretende dizer que algo é habitual, comum, podemos usar o verbo «soer». Como não é soer usá-lo (isto é, não é frequente), isso irá realçar o seu discurso.

Suso

Este termo culto tem como significado:

Suso é um termo que advém do latim sursum, «para cima; para o alto». Este advérbio é um termo antiquado que pode ser usado para “acima”, para “atrás” e para ”antes”. Assim, em vez de recorrer a palavras «acima ou anteriormente» expostas, pode falar de todo o texto «suso», ou seja, o que foi atrás referido ou referido anteriormente.

Ubertoso

Este termo culto tem como significado:

Ubertoso é um termo que advém do latim ubertu-, «fértil; abundante» +-oso. Esta palavra é um adjetivo. Tem um sentido poético, significando fecundo; fértil; úbere.

Cada vez que pretenda falar de algo ou de alguém fértil, fecundo, que produz, experimente usar o termo «ubertoso». Além de usar um termo adequado ao contexto, isso permitirá tornar o seu discurso distinto.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.