Início Cultura Língua Portuguesa: palavras com múltiplos significados

Língua Portuguesa: palavras com múltiplos significados

Há palavras que têm significados distintos. Por exemplo: “pelo” pode ter mais do que um sentido. Curioso, não é? Confira 10 palavras com múltiplos significados.

palavras com múltiplos significados
Língua Portuguesa: palavras com múltiplos significados

Há palavras que têm significados distintos. Por exemplo: “pelo” pode ter mais do que um sentido. Curioso, não é? Confira 10 palavras com múltiplos significados.

Na língua portuguesa, existem diversas palavras com significados distintos. São palavras homónimas com múltiplos sentidos. Entre elas, a maioria são verbos e substantivos.

A polissemia (termo que vem do grego polýs, «muito» +séma, «sinal» +-ia) é o nome feminino que na linguística é referente à existência de vários sentidos possíveis de extrair de uma palavra ou locução (o termo «casa», por exemplo, é facilmente usado para designar um edifício, podendo ainda ser uma das divisões da tabuada, entre outros significados).

Na língua portuguesa, existem várias palavras que se escrevem exatamente da mesma forma e que ainda se pronunciam do mesmo modo. Estas palavras homónimas representam um grande desafio quando se está a aprender uma língua nova.

Língua Portuguesa: palavras com múltiplos significados

Este termo tem mais do que um sentido, havendo pelo menos dois significados: Banco.

Esta palavra tem mais do que um significado, podendo ser usada como “Banco” de instituição bancária, podendo ainda ser usado como banco para se sentar e ainda podendo ser usada

(embora de modo menos frequente) no sentido do verbo “bancar”.

Leia também:

Este termo tem mais do que um sentido, havendo pelo menos dois significados: Caminho.

Esta palavra tem mais do que um significado, podendo se usada como caminho no sentido da conjugação da 1ª pessoa do singular do presente do verbo caminhar, mas pode igualmente ser usada para nos referirmos a um percurso.

Este termo tem mais do que um sentido, havendo pelo menos dois significados: Canto.

Esta palavra tem mais do que um significado, podendo ser usada como canto do verbo cantar ou canto do espaço que fica na união entre duas paredes.

Este termo tem mais do que um sentido, havendo pelo menos dois significados: Cedo.

Esta palavra tem mais do que um significado, podendo ser usada como cedo do verbo ceder ou cedo no sentido de se levantar cedo para ir trabalhar.

Este termo tem mais do que um sentido, havendo pelo menos dois significados: Graça.

Esta palavra tem mais do que um significado, podendo ser usada como graça no sentido de ser uma piada; ou pode ser algo que temos de modo gratuito.

Este termo tem mais do que um sentido, havendo pelo menos dois significados: Leve.

Esta palavra tem mais do que um significado, podendo ser usada como leve de ter pouco peso ou pode ser usada no sentido do verbo levar, no imperativo do verbo levar, “leve isto e não volte cá tão cedo!”.

Este termo tem mais do que um sentido, havendo pelo menos dois significados: Pelo.

Esta palavra tem mais do que um significado, podendo ser usada como pelo, de pelo do cão, mas também pode significar pelo da contração de “por” com “os”.

Este termo tem mais do que um sentido, havendo pelo menos dois significados: Rio.

Esta palavra tem mais do que um significado, podendo ser usada como “rio”, como Rio Douro, curso de água que corre da nascente até ao mar. “Rio” também pode ser uma palavra usada no sentido do verbo rir, na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo.

Este termo tem mais do que um sentido, havendo pelo menos dois significados: São.

Esta palavra tem mais do que um significado, podendo ser usada como “são”, se nos referirmos a uma pessoa saudável, havendo também um são que é frequentemente usado como parte do verbo ser, nomeadamente na 3ª pessoa do plural.

Pode ainda ser usada no sentido de santo – São Paulo, São João -, embora seja sempre escrita com maiúscula.

Este termo tem mais do que um sentido, havendo pelo menos dois significados: Verão.

Esta palavra tem mais do que um significado, podendo ser usada como estação do ano (há quatro estações: primavera, verão, outono e inverno). O termo “verão” pode ainda ser usado como “eles vão ver”; eles verão o que irá acontecer.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.