Início Cultura Agostinho da Silva e 10 das melhores frases do ilustre filósofo

Agostinho da Silva e 10 das melhores frases do ilustre filósofo

Fique a saber mais sobre a língua portuguesa, conhecendo mais sobre o pensamento de Agostinho da Silva, figura única nacional: 10 das melhores frases do ilustre filósofo.

Agostinho da Silva
Agostinho da Silva e 10 das melhores frases do ilustre filósofo

Fique a saber mais sobre a língua portuguesa, conhecendo mais sobre o pensamento de Agostinho da Silva, figura única nacional: 10 das melhores frases do ilustre filósofo.

Agostinho da Silva (1906- 1994) «Os defeitos de que te acusas são o reverso das qualidades de que te orgulhas.»

Breve biografia

Agostinho da Silva nasceu na cidade do Porto. O seu nome é George Agostinho Baptista da Silva e, ao longo da sua vida, demonstrou desde cedo uma enorme curiosidade pelo que o rodeava e um grande amor pelo conhecimento.

O seu percurso académico revelou o seu notável potencial. Na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, concluiu a sua licenciatura em Filologia Clássica com 20 valores, no ano de 1928. Um ano depois, após defender a sua dissertação que tinha o título – O Sentido Histórico das Civilizações Clássicas –, doutorou-se com louvor.

Enquanto bolseiro, Agostinho da Silva esteve em Paris, França. Em 1931, estudou na Sorbonne e no Collége de France. O regresso a Portugal confirmou-se depois, onde veio a lecionar no Liceu de Aveiro por dois anos. No entanto, no ano de 1935, Agostinho da Silva foi demitido do Liceu de Aveiro por se ter recusado a assinar uma declaração de fidelidade ao Estado Novo (a Lei Cabral era obrigatória para todos os funcionários públicos).

Posteriormente, ruma à América do Sul, ao Brasil, mas passa pelo Uruguai e pela Argentina, antes de se estabelecer em terras de Vera Cruz. E é no Brasil que passa boa parte da sua vida. Agostinho da Silva lecionou no Brasil e contribuiu de forma profunda para a fundação de várias universidades, escolas e centros de investigação.

Agostinho da Silva falece em Lisboa, mais precisamente no dia 3 de abril de 1994.

Leia também:

Um belo poema do filósofo Agostinho da Silva

“Se eu chegasse a ser dum Outro

mas de mim não me perdendo

e esse Outro todos os outros

que comigo estão vivendo

 

não só homens mas também

os animais e as plantas

e os minerais ou os ares

e as estrelas tais e tantas

 

terei decerto cumprido

meu destino e com que sorte

para gozar de uma vida

já ressurecta da morte.”

– Agostinho da Silva, Uns poemas de Agostinho, 1990

Alguma bibliografia relevante

Entre as suas obras mais relevantes estão: Sentido histórico das civilizações clássicas; Vida e Morte de Sócrates; A Vida de Francisco de Assis; Sete Cartas a um Jovem Filósofo; Uns Poemas de Agostinho.

Curiosidades que são preciosidades e que revelam a personalidade única de Agostinho da Silva:

– Agostinho da Silva não tinha nem bilhete de identidade, nem número de contribuinte.

– Ele não pagava impostos.

– Agostinho da Silva chegou a ser preso pela PVDE (Polícia de Vigilância e Defesa do Estado).

– O filósofo naturalizou-se cidadão brasileiro.

Programa Conversas Vadias

Sendo o filósofo alguém profundamente respeitado pelos portugueses pelo seu pensamento original e controverso, Agostinho da Silva detinha algum mediatismo. O pensador chegou a ter um programa na RTP (que foi lançado em 1990, no mês de março).

No programa “Conversas Vadias”, Agostinho da Silva foi entrevistado por várias personalidades de relevo, nomeadamente por: Adelino Gomes, Alice Cruz, Baptista-Bastos, Cáceres Monteiro, Fernando Alves, Herman José, Joaquim Letria, Maria Elisa, Maria Isabel Barreno, Manuel António Pina, Joaquim Vieira e Miguel Esteves Cardoso.

Citações

Ao longo da sua vida, o seu pensamento foi sendo apreciado pela população. Foram várias as suas frases que ficaram na memória de todos. Frases como «Apaixonar-se é passivo; amar ativo;” ou “o perfeito está no que não é nem isto nem aquilo.» ficaram na cabeça das pessoas.

Agostinho da Silva é um filósofo autêntico. O seu pensamento faz pensar. Afirmações como «A perfeita cortesia é também uma forma de indiferença.» ou «Se fosse possível explicar-te tudo não precisarias de perceber nada.» são verdadeiros ensinamentos. Eis algumas das suas melhores frases.

Citação 1:

“Não me interessa ser original: interessa-me ser verdadeiro.”

Citação 2:

“Como tudo é possível, ousemos fazer rumo ao impossível.”

Citação 3:

“Entre as palavras e as ideias detesto esta: tolerância. É uma palavra das sociedades morais em face da imoralidade que utilizam. É uma ideia de desdém; parecendo celeste, é diabólica; é um revestimento de desprezo, com a agravante de muita gente que o enverga ficar com a convicção de que anda vestida de raios de sol.”

Citação 4:

“O mundo acaba sempre por fazer o que sonharam os poetas.”

Citação 5:

“O que impede de saber não são nem o tempo nem a inteligência, mas somente a falta de curiosidade.”

Citação 6:

“A solidão é uma ocasião extraordinária de diálogo consigo próprio.”

Citação 7:

“O homem não nasce para trabalhar, nasce para criar, para ser o tal poeta à solta.”

Citação 8:

“A pessoa deve encontrar-se a si própria e fazer todo o possível para que não haja uma uma discórdia consigo mesma.”

Citação 9:

“O que interessa na vida não é prever os perigos das viagens; é tê-las feito.”

Citação 10:

“Quem fala de Amor não ama verdadeiramente: talvez deseje, talvez possua, talvez esteja realizando uma ótima obra literária, mas realmente não ama; só a conquista do vulgar é pelo vulgar apregoado aos quatro ventos; quando se ama, em silêncio se ama.”

Uma citação extra: «Deus não se afirma nem se nega: Deus É, mesmo quando não é, uma plena manifestação da sua suprema liberdade.»

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

2 COMENTÁRIOS

  1. Apenas estava a analisar o conteudo de uma pessoa que conheci pessoalmene e tivemos em sua casa varias conversas na época sobre a vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.