Início Cultura Língua Portuguesa: 20 palavras estranhas que deve conhecer

Língua Portuguesa: 20 palavras estranhas que deve conhecer

Há palavras interessantes que deviam ser mais utilizadas. São interessantes e merecem toda a atenção. Tome nota destas 20 palavras estranhas que deve conhecer.

palavras estranhas que deve conhecer
Língua Portuguesa: 20 palavras estranhas que deve conhecer

Há palavras interessantes que deviam ser mais utilizadas. São interessantes e merecem toda a atenção. Tome nota destas 20 palavras estranhas que deve conhecer.

A Língua Portuguesa é bastante interessante e complexa. Existem regras (e excepções). Há ainda diversas palavras interessantes, o que é compreensível. São mais de 300.000 palavras!

Há palavras mais interessantes do que outras. Há palavras raras, há palavras comuns, há palavras que foram usadas noutros tempos e agora deixaram de fazer sentido.

De modo a ajudar as pessoas ambiciosas que procuram sempre saber um pouco mais sobre a língua portuguesa, reunimos algumas palavras interessantes. Existem palavras que merecem ser mais conhecidas. Quer saber mais?

Língua Portuguesa: 20 palavras estranhas que deve conhecer

Abléfaro

Este termo tem como significado: aquele que não tem pálpebras. Abléfaro é adjetivo que significa desprovido de pálpebras. Este termo vem do grego ablépharos, «sem pálpebras».

Exemplo do uso desta palavra numa frase: O meu irmão tem de lidar com muitos idiotas! Por ser abléfaro, fazem diversas perguntas estúpidas.

Alvanéu

Este termo tem como significado: o que constrói, pedreiro, construir.

Exemplo do uso desta palavra numa frase: O Pedro era Mestre alvanéu. Hoje, está reformado.

Leia também:

Alvíssaras

Este termo tem como significado: “recompensa” e/ou “boa notícia”. Pode ser usado como exclamação de contentamento ou alegria. É termo que vem do árabe al-bixrā, «boa nova». Pode ser a recompensa dada pela restituição de objeto perdido ou por prestação de qualquer serviço ou favor.

Exemplo do uso desta palavra numa frase: Dão-se alvíssaras a quem encontrar anel do rei.

Batráquio

Este termo tem como significado: classe de vertebrados que hoje é denominada de anfíbios. O batráquio é termo referente à classe de vertebrados anfíbios. Estes são constituídos por pele nua e viscosa, sofrem metamorfoses e constituem o grupo de vertebrados terrestres mais antigo.

Batráquio é um termo que vem do grego bátrakos, «rã», pelo latim batrăchu-, com o mesmo significado. Batráquio é termo relativo aos Sapos / Rãs ou que tem as suas características ou forma.

Exemplo do uso desta palavra numa frase: Aquele a nadar parece um batráquio!…

Bufarinha

Este termo tem como significado: bugiganga, quinquilharia, coisa de pouca importância. Cosmético de pouco valor.

Exemplo do uso desta palavra numa frase: Vou até à Feira da Ladra comprar algumas bufarinhas.

Concomitante

Este termo tem como significado: que se verifica ao mesmo tempo que outro. Que acompanha outro ou coexiste. Este adjetivo de 2 géneros é referente ao que se verifica ao mesmo tempo. É termo que vem do latim tardio *concomitante-, com o mesmo significado, particípio presente de concomitāri, «acompanhar»

Exemplo do uso desta palavra numa frase: O efeito é potencializado pelo uso concomitante de várias drogas como heroína, cocaína ou outras.

Cônjuge

Este termo tem como significado: cada um dos esposos em relação ao outro. Mulher e marido unidos pelo vínculo matrimonial. Pessoas casadas legalmente, membros da sociedade conjugal. Termo que vem do latim conjŭge-, «esposo; esposa».

Exemplo: Ela está muito infeliz. O cônjuge está muito doente.

Escangalhado

Este termo tem como significado: aquilo que está destruído, estragado, que sofreu danos.

Exemplo do uso desta palavra numa frase:  Ele comeu o bolo-rei escangalhado e adorou.

Espiroqueta

Este termo tem como significado: bactéria com forma de saca-rolhas que tende a fazer um movimento ondulante semelhante ao de uma hélice. Daí, denotar aquele indivíduo que tem comportamento irrequieto como o da bactéria. Termo que vem do grego speĩra, «espira» +khaíte, «cabeleira»

Exemplo do uso desta palavra numa frase: A paresia (ou paralisia geral) provinha do amolecimento do tecido cerebral por via da ação perfuradora do mesmo espiroqueta pálido que causa a sífilis.

Estapafúrdio

Este termo tem como significado: algo estranho, bizarro, estrambótico, esquisito, excêntrico.

Exemplo do uso desta palavra numa frase: É uma ideia tão estapafúrdia que seguramente será criticada. Sabes disso, não sabes?

Inexorável

Este termo tem como significado: algo que não pode ser evitado ou mudado. Algo que não cede. Que não tem piedade, cruel, implacável. Algo muito rigoroso. Algo inflexível. Algo muito severo; muito rígido. Algo inelutável. Termo que vem do latim inexorabĭle-, com o mesmo significado.

Exemplo do uso desta palavra numa frase: A juíza é inexorável.

Osfresia

Este termo tem como significado: faculdade de sentir os cheiros facilmente. Termo que vem do grego ósphresis, «olfato»+-ia.

Exemplo do uso desta palavra numa frase: A Maria tem uma apurada osfresia para quaisquer tipos de flores. É uma florista que pode trabalhar de olhos vendados.

Parálio

Este termo tem como significado: o mesmo que próximo do mar.

Exemplo do uso desta palavra numa frase: Foi construído um dique no parálio.

Recauchutar

Este termo tem como significado: restaurar pneu usando uma nova camada de borracha sobre o mesmo.

Exemplo do uso desta palavra numa frase: Amanhã, terei vários pneus para recauchutar.

Renuído

Este termo tem como significado: gesto de negação com a cabeça. Algo recusado ou rejeitado. Termo que vem do latim renuĕre, «dizer que não com a cabeça; recusar».

Exemplo do uso desta palavra numa frase: O teu pedido foi renuído.

Ritmopeia

Este termo tem como significado: parte da arte musical, da poética ou da oratória que estuda as leis do ritmo.

Exemplo do uso desta palavra numa frase: A esbanjar recursos semânticos que se pautam numa primorosa ritmopeia.

Supedâneo

Este termo tem como significado: base, suporte, pedestal. Estrado em que o padre/sacerdote  põe os pés quando celebra missa. Termo que vem do latim suppedanĕu-, com o mesmo sentido. Supedâneo é nome masculino que identifica o banco que se coloca debaixo dos pés, escabelo. No sentido figurado, significa base, suporte.

Exemplo do uso desta palavra numa frase: Eles tentam encontrar supedâneo no próprio texto constitucional, mas ainda não encontraram nada que justifique os seus atos.

Tergiversar

Este termo tem como significado: fugir do assunto principal. Enrolar. Voltar as costas. Usar de evasivas, procurar rodeios, empregar subterfúgios. Termo que vem do latim clássico tergiversāri, com o mesmo significado, pelo latim vulgar *tergiversāre. Tergiversar é verbo intransitivo que visa usar de subterfúgios ou rodeios para mudar de assunto.

Exemplo do uso desta palavra numa frase: Ele nem poderá tergiversar. Terá de assumir o que disse, pois está filmado.

Zesto

Este termo tem como significado: camada mais externa do limão e outras frutas cítricas.

Termo que vem do francês zeste, com o mesmo significado. Zesto é nome masculino que também é referente à película interior que divide a noz em quatro partes.

Além de ser a camada externa e odorífera da casca dos frutos hesperídeos (nomeadamente laranja, limão, lima), é usada para aromatizar bebidas, doces, entre outros preparados.

Exemplo do uso desta palavra numa frase: Para aumentar o sabor de doces com frutas cítricas, muitos produtores adicionam o zesto da fruta.

Zina

Este termo tem como significado: o mesmo que auge, apogeu, clímax, o maior grau de intensidade. Este termo de origem obscura é nome feminino e também pode significar bico de peito; mamilo.

Exemplo do uso desta palavra numa frase: Ela quase morreu na zina do calor!

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.