Início Cultura Língua Portuguesa: 10 palavras para qualificar os pratos de um chef

Língua Portuguesa: 10 palavras para qualificar os pratos de um chef

Gosta de ir a um bom restaurante, mas nem sempre sabe como descrever o prato? Nós ajudamos com estas 10 palavras para qualificar os pratos de um chef.

palavras para qualificar os pratos de um chef
Língua Portuguesa: 10 palavras para qualificar os pratos de um chef

Gosta de ir a um bom restaurante, mas nem sempre sabe como descrever o prato? Nós ajudamos com estas 10 palavras para qualificar os pratos de um chef.

Ir a um bom restaurante e poder saborear as criações gastronómicas de um chef talentoso representa uma das melhores experiências que se podem ter. É um evento que gostamos de partilhar com o mundo.

Sempre que vamos a um espaço de que gostamos divulgamos essa experiência. Fazemos isso quer com familiares, quer com amigos, até o fazemos nas redes sociais e em plataformas digitais que solicitam a opinião das pessoas que visitam espaços do género.

A língua portuguesa é rica em adjetivos que nos ajudam a qualificar determinada experiência. Os adjetivos são particularmente valiosos quando se trata de qualificar uma experiência gastronómica. Um bom prato pode ser comido na casa da mãe, na casa da sogra, na casa da avó ou num bom restaurante. A boa comida pode ser encontrada no espaço mais chique da cidade, mas também na tasca mais remota.

Quem faz boa comida merece os maiores elogios; quem faz má comida merece as piores críticas. Os adjetivos, se forem bem aplicados, cumprem a missão de enaltecer ou criticar um prato. Eles tanto podem demover alguém de ir a determinado restaurante, como podem revelar-se decisivos para tornar um restaurante numa tendência, que chame diversas pessoas ao local. Precisa de encontrar palavras que ajudem a avaliar um restaurante? Encontre-as aqui!

Língua Portuguesa: 10 palavras para qualificar os pratos de um chef

Desprazível

Termo que vem de “des-”+”prazível”. Desprazível é adjetivo de 2 géneros que significa que não apraz; desagradável.

Saboroso

Termo que vem de “sabor”+”-oso”. Saboroso é adjetivo que significa que tem bom sabor; agradável ao paladar; gostoso. Saboroso significa também que causa prazer; deleitável.

Leia também:

Soberbo

Termo que vem do latim superbu-, com o mesmo significado. Soberbo é adjetivo que significa que tem soberba. Soberbo é arrogante, altivo, vaidoso.

Soberbo, no sentido popular, é avarento. Soberbo também significa excelente, magnífico, digno de admiração. Soberbo é também majestoso, sumptuoso. Soberbo é nome masculino que significa indivíduo altivo ou arrogante.

Sabável

Termo que vem de sabor sob a forma do radical irregular ”sab-”+”-ável”. Sabável é adjetivo de 2 géneros que, no Brasil, significa agradável ao paladar; saboroso.

Amargo

Termo que vem do latim hispânico *amarĭcu-, «amargo». Amargo é adjetivo que significa que amarga. Amargo é algo que tem sabor adstringente; azedo.

Amargo, em sentido figurado, significa desagradável. No mesmo sentido, significa custoso, triste, penoso. No mesmo sentido, significa duro, difícil. Ainda em sentido figurado, significa magoado, ressentido.

Amargo é nome masculino que significa sabor acre. Amargo, em Farmácia, é plural de substâncias amargas, quimicamente afins dos taninos e com propriedades terapêuticas. Há a expressão “amargos de boca” que significa arrelias, desgostos. Havendo ainda “verdades amargas” que significa verdades duras de ouvir.

Áspero

Termo que vem do latim aspĕru-, «rugoso». Áspero é adjetivo que significa desagradável ao tato, paladar ou ouvido. Áspero significa também que tem superfície desigual, não lisa.

Áspero significa ainda (terreno) acidentado; irregular. Áspero tem também como significado rude; desabrido. Áspero significa igualmente severo; austero.

Atroviscado

Termo que vem de “a-”+”trovisco”+”-ado”. Atroviscado é adjetivo que significa que algo é da cor da casca do trovisco esmagada. Atroviscado também significa amargoso. Atroviscado é (pão no forno) enegrecido por efeito do calor muito forte e repentino.

Terrível

Termo que vem do latim terribĭle-, com o mesmo significado. Terrível é adjetivo de 2 géneros que significa que inspira terror; medonho; assustador.

Terrível também significa violento, muito intenso.Terrível significa também muito mau; péssimo, difícil de suportar. Terrível significa ainda extraordinário.

Temperado

Termo que vem do latim temperātu-, com o mesmo significado. Particípio passado de temperāre, «temperar; moderar». Temperado é adjetivo. Diz-se temperado do metal que recebeu têmpera.

Na culinária, temperado é o que levou tempero, condimentado. Temperado é algo fortalecido; revigorado. Temperado é termo que pode referir-se a clima, temperatura, significando que nem é muito frio, nem é muito quente.

No sentido figurado, temperado é comedido; moderado. No sentido figurado, temperado pode ainda significar delicado, suave, agradável. Na geografia, há zonas temperadas, que são zonas terrestres compreendidas entre cada trópico e o círculo polar do hemisfério correspondente.

Insípido

Insípido é termo que vem do latim insipĭdu-, com o mesmo significado. É adjetivo que significa que não tem sabor; insosso. Em sentido figurado, insípido é desengraçado, monótono, pouco interessante.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.