Início Cultura Língua Portuguesa: 10 palavras caras para usar e abusar

Língua Portuguesa: 10 palavras caras para usar e abusar

Eis algumas palavras portuguesas que merecem ser mais conhecidas. São 10 palavras caras para usar e abusar.

palavras caras
Língua Portuguesa: 10 palavras caras para usar e abusar

Eis algumas palavras portuguesas que merecem ser mais conhecidas. São 10 palavras caras para usar e abusar.

Muitas vezes as pessoas procuram palavras difíceis, palavras raras ou palavras caras, para enriquecer o seu próprio vocabulário. O desejo de conhecimento de alguns termos até pode ser para se mostrar mais culto em determinados contextos. Sendo algo que se deve enaltecer, tentaremos ajudar essas pessoas que fazem esse tipo de pesquisa, seja no site do NCultura, seja pelos diferentes motores de busca.

Há quem procure os motores de busca para encontrar “palavras caras” ou “palavras caras para elogiar” (existem outras pesquisas frequentes, tais como: ”palavras caras em português de Portugal”, “palavras caras para ofender”, “palavras difíceis para impressionar”, entre muitas outras). É algo que se pode fazer facilmente pegando num objeto que todos devemos ter perto de nós: o dicionário.

Qualquer dicionário permite apresentar diversas palavras que merecem ser mais conhecidas. Quem quer saber o significado de palavras caras, por mais difíceis que sejam, pode encontrar nos dicionários a resposta. No entanto, pretendemos poupar o trabalho ao publicar artigos como este que está a ler, pois quem lê o artigo poderá ficar com um vocabulário mais rico e diversificado. Quer saber mais? Então, leia…

10 palavras caras para usar e abusar

Belicoso

Termo que vem do latim bellicōsu-, com o mesmo significado. Este adjetivo significa que tem inclinação para a guerra; sendo belicoso o que tem tendência para resolver os conflitos por meio da força. Belicoso é o que incita à guerra; é o que está preparado para a guerra.

Elucubração

Termo que vem do latim elucubratiōne-, «trabalho que se faz durante a vigília». Este nome feminino significa ato ou efeito de elucubrar. É algo dito do trabalho intelectual ou trabalho manual em horas que se devia dedicar ao repouso.

Elucubração significa também estudo aturado. Elucubração significa ainda meditação. Elucubração é algo dito da reflexão baseada em dados hipotéticos ou imaginários.

Leia também:

palavras caras
10 palavras caras para usar e abusar

Prolegómenos         

Termo que vem do grego prolegómena, significa «coisas que se dizem antes; preliminares». Este nome masculino plural significa introdução expositiva de uma obra, sendo onde assentam os princípios necessários à sua boa compreensão. Prolegómenos significa também conjunto de noções preliminares de uma ciência ou arte. Prolegómenos significa ainda período preparatório ou de iniciação.

Prolegómenos tem como sinónimos termos como: antecomeço, introdução, peristilo, preâmbulo, prefácio, prelúdio, proémio, prólogo, prolusão. Prolegómenos tem como antónimos termos como: desenlace, desfecho, epílogo, peroração.

Tergiversar

Termo que vem do latim clássico tergiversāri, com o mesmo significado, pelo latim vulgar tergiversāre, com o mesmo sentido. Significa voltar as costas. Tergiversar significa ainda usar de evasivas, procurar rodeios, empregar subterfúgios. = RODEAR.

Tergiversar significa também hesitar. Termo que significa usar de subterfúgios ou rodeios; mudar de assunto.

Prosápia

Termo que vem do latim prosapĭa, «linhagem; nobreza». Este nome feminino significa assim linhagem; ascendência; progénie; estirpe. No sentido figurado, prosápia significa vaidade; jactância; bazófia.

palavras caras
10 palavras caras para usar e abusar

Perfunctório 

Termo que vem do latim perfunctorĭu-, «ligeiro». Perfunctório é adjetivo que significa que se pratica em cumprimento de uma obrigação ou sem qualquer fim útil. Perfunctório significa também superficial. Perfunctório significa ainda passageiro. Leve é outro significado para perfunctório.

Alguns termos que podem ser considerados como sinónimos de perfunctório são:

brando, efémero, leve, leviano, ligeiro, momentâneo, suave, superficial, temporário, ténue, transitório. Já os termos acentuado, denso, duradouro, forte, permanente, pesado, pronunciado podem ser considerados antónimos.

Procrastinar

Termo do latim procrastināre, com o mesmo significado. O termo é um verbo transitivo e intransitivo, significando transferir para um momento futuro; adiar; protrair; protelar.

palavras caras
10 palavras caras para usar e abusar

Pernóstico

Termo que vem de pronóstico. Pernóstico é adjetivo que significa pedante; presumido; pretensioso. Pernóstico significa também que emprega palavras difíceis cujo sentido ignora. Pernóstico significa ainda espevitado; repontão.

Alguém identificado como pernóstico é alguém que é pretensioso; malcriado, afectado. Um pernóstico é alguém que tem excesso de confiança nas suas próprias qualidades ou alguém que se orgulha (demasiado) de si próprio; presumido.

Frugal

Termo que vem do latim frugāle-, «das searas; moderado». Este adjetivo de 2 géneros significa relativo a frutos. Frugal significa que é moderado a comer; sóbrio; parco. Algo frugal é algo simples; ligeiro. Frugal significa ainda próprio de quem é moderado ou sóbrio.

palavras caras
10 palavras caras para usar e abusar

Néscio

Termo que vem do latim nescĭu-, com o mesmo significado. Este adjetivo significa que não sabe ou não é muito inteligente; ignorante; estúpido; inepto. Um néscio é alguém que não é sensato ou prudente; irresponsável.

É ainda nome masculino que significa indivíduo que não sabe ou não compreende bem; ignorante. Significando ainda pessoa irresponsável.

NCultura

Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.