Início Cultura «Vetustez» 10 palavras da língua portuguesa que melhoram o seu léxico

«Vetustez» 10 palavras da língua portuguesa que melhoram o seu léxico

Devemos aprender o máximo. Há mais de 306.949 palavras à disposição... «Vetustez» 10 palavras da língua portuguesa que melhoram o seu léxico.

Vetustez
«Vetustez» 10 palavras da língua portuguesa que melhoram o seu léxico

Devemos aprender o máximo sobre a língua portuguesa. Há mais de 306.949 palavras à disposição… «Vetustez» 10 palavras da língua portuguesa que melhoram o seu léxico.

A língua portuguesa é bastante complexa. Muitos optam por evitar ao máximo aprofundar o seu conhecimento sobre ela, pois é difícil de dominar. Mas, sabia que pode aprender muito sobre a língua portuguesa, sem ter que fazer grande esforço?

Basta aprender uma palavra por dia. Nem tem que ter o trabalho de ir buscar um dicionário. Nós fazemos isso por si, pois publicamos constantemente algumas listas de palavras portuguesas que devem ser conhecidas! Quer aprender mais uma pequena parte das mais de 306.949 palavras portuguesas que existem? Preparado para o desafio?

«Vetustez» 10 palavras da língua portuguesa que melhoram o seu léxico

Tumefacto

Termo que vem do latim tumefactu-, com o mesmo significado, particípio passado de tumefacĕre, «fazer inchar». Tumefacto é adjetivo que significa que tem tumefação; intumescido; entumecido; inchado.


Leia também: «Pingarelho» 10 palavras da língua portuguesa pouco conhecidas


Ingurgitar

Termo que vem do latim ingurgitāre, «engolir; mergulhar em orgias». Ingurgitar é verbo transitivo que significa introduzir na garganta; fazer engolir. Ingurgitar significa também engolir com sofreguidão; enfartar. Ingurgitar significa ainda tornar repleto.

Ingurgitar é também verbo intransitivo que significa aumentar de volume; intumescer-se

verbo pronominal. Ingurgitar significa também encher-se; enfartar-se. Ingurgitar significa ainda em sentido figurado deixar-se dominar por vícios; degradar-se.

Vetustez

Termo que vem de “vetusto”+”-ez”. Vetustez é nome feminino que significa qualidade ou estado de vetusto, antiguidade, velhice; vetustade.

Carnificina

Termo que vem do latim carnificīna-, «lugar de tortura». Carnificina é nome feminino que significa grande matança; mortandade; chacina.

Amarume

Termo que vem de “amaro”+”-ume”. Amarume é nome masculino que significa qualidade de amargo.

Fraudulento

Termo que vem do latim fraudulentu-, com o mesmo significado. Fraudulento é adjetivo que significa feito com má-fé para ludibriar alguém; enganador; doloso. Fraudulento significa também contexto em que há fraude. Fraudulento significa ainda propenso à fraude.

Imparcial

Termo que vem de “in-”+”parcial”. Imparcial é adjetivo de 2 géneros que significa que não é parcial. Imparcial significa também que não toma partido ou favorece um dos lados numa disputa ou controvérsia; neutral; equitativo. Imparcial significa ainda que coloca a justiça acima de quaisquer interesses; alguém imparcial é alguém isento; reto; justo.


Leia também: «O comer» é um erro de português?


Pressago

Termo que vem do latim praesāgu-, «que prevê». Pressago é adjetivo que significa que pressagia, prevê ou pressente. Pressago é pressagioso.

Apetecível

De “apetecer”+”-i-”+”-vel”. Apetecível é adjetivo de 2 géneros que significa digno de ser apetecido; desejável. Apetecível é apetitoso.

Reto

Termo que vem do latim rectu-, com o mesmo significado. Reto (cuja grafia anterior era recto) é adjetivo que significa sem curvatura ou sinuosidade, direito. Reto significa       alinhado, aprumado; vertical. Reto significa também sem interrupções, direto. Reto significa ainda verdadeiro, sincero, íntegro, honesto,     conforme à equidade, justo, imparcial. Reto é também exato.

Na anatomia, reto é designativo de vários músculos, como alguns dos oculomotores, e outros do abdómen, do tórax, da coxa, etc. Reto é também nome masculino que na anatomia significa parte terminal, posterior, do tubo intestinal.

Na geometria, há o ângulo reto (ângulo cujos lados são perpendiculares entre si);

diedro reto (diedro cujo retilíneo é um ângulo reto); prisma/cilindro reto (prisma ou cilindro em que os planos das bases são perpendiculares à direção da geratriz); cone reto, pirâmide reta (cone ou pirâmide em que o plano da base é perpendicular à reta definida pelo centro da base e pelo vértice do cone /da pirâmide), secção reta (secção feita num sólido por um plano perpendicular ao eixo desse sólido).

QUIZ


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.