Início Cultura «Pingarelho» 10 palavras da língua portuguesa pouco conhecidas

«Pingarelho» 10 palavras da língua portuguesa pouco conhecidas

Escolhemos 10 entre as mais de 306.949 palavras da língua portuguesa. Aprofunde o seu significado! «Pingarelho» palavras da língua portuguesa pouco conhecidas,

Pingarelho
«Pingarelho» 10 palavras da língua portuguesa pouco conhecidas

Escolhemos 10 entre as mais de 306.949 palavras da língua portuguesa. Aprofunde o seu significado! «Pingarelho» 10 palavras da língua portuguesa pouco conhecidas.

Sabia que o maior dicionário de português é a 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948)? Ele contém no seu interior 306.949 palavras! São muitas palavras para conhecer, mas ao longo da nossa vida não as iremos conhecer a todas… Este dicionário é a melhor fonte para percebermos que há uma grande quantidade de palavras na língua portuguesa.

Mas convém perceber que ainda há outros dicionários, com palavras que não estão presentes neste. De igual forma, este dicionário também contém muitas palavras que não aparecem noutros dicionários. Assim, facilmente se percebe que na língua portuguesa há mais do que as 306.949 palavras presentes no maior dicionário de português.

Assim sendo, 306.949 palavras é um número que até peca por defeito pois, como sabemos, há palavras novas que surgem (seja por necessidade ou por inspiração) e que são, posteriormente, integradas nos dicionários. Estas palavras surgem fruto de novos contextos que são vividos e em que o uso de novos termos torna-se uma necessidade. Por isso, são mais de 306.949 palavras! E entre estas apenas 1500 fazem parte do nosso vocabulário ativo (em média, pelo menos é essa a tese dos especialistas).

Seguramente que com muito trabalho será possível alargar esse número. Podemos, por exemplo, aprender uma palavra por dia! Serão 30 num mês e 365 no espaço de um ano! Um número formidável!


Leia também: «O jantar» é um erro de português?


Este artigo contém 10 palavras e os seus respetivos significados. No entanto, para se conseguir integrar estas palavras no vocabulário ativo, não basta ler e compreender o significado dos conceitos aqui apresentados. É necessário aplicá-los posteriormente e de forma frequente.

«Pingarelho» 10 palavras da língua portuguesa pouco conhecidas

Flamífero

Termo que vem do latim flammifĕru-, «ardente». Flamífero é um adjetivo que significa algo ou alguém que traz ou produz chama. Também significa algo ou alguém que fascina; deslumbrante.

Pingarelho

Termo de origem desconhecida (talvez advenha de pingar). Pingarelho é nome masculino que, no sentido popular, significa qualquer coisa mal feita, prestes a cair. Também significa pessoa considerada insignificante.

A expressão armar ao pingarelho significa usar de artifícios para obter um favor alheio. Também significa procurar sobressair, muitas vezes fazendo-se passar por aquilo que não se é.

Óbice

Termo que vem do latim obĭce-, com o mesmo significado. Óbice é nome masculino que significa obstáculo, impedimento, estorvo. Também significa dificuldade.

Conúbio

Termo que vem do latim connubĭu-, com o mesmo significado. Conúbio é nome masculino que significa matrimónio; núpcias. No sentido figurado, conúbio significa união; ligação.

Arbitrário

Termo que vem do latim arbitrarĭu-, com o mesmo significado. Arbitrário é um adjetivo que significa algo que depende apenas da vontade. Significa também facultativo ou despótico. Arbitrário tem ainda como significado ser algo sem fundamento na lei.

Arroubo

Termo que é uma derivação regressiva de arroubar. Arroubo é nome masculino que significa ato ou efeito de arroubar(-se). É estado de êxtase ou encantamento; enlevo.

Na culinária, é doce escuro e granuloso, feito com mosto de uva e outro tipo de fruta (nomeadamente, pera, pêssego, maçã ou melão); é algo que se come como sobremesa ou, sobretudo, para barrar o pão.

Procustiano

Termo que vem de Procustes, mitologia +-iano. Procustiano vem da mitologia e é relativo ao leito de ferro em que Procustes, que era assaltante de Ática, torturava os viajantes. Assim, procustiano é adjetivo que, no sentido figurado, significa lancinante. Ainda no sentido figurado significa despótico; tirânico.


Leia também: 32 frases feitas da Língua Portuguesa e o seu significado


Haurir

Termo que vem do latim haurīre, «esgotar». Haurir é verbo transitivo que significa retirar (algo) de onde estava. É tirar (algo) de um lugar fundo; extrair. É esgotar completamente, exaurir. Também significa sorver, aspirar.

Padiola

Este nome feminino é referente a uma espécie de tabuleiro retangular com dois varais paralelos, destinado a transportes. Padiola significa também espécie de cama portátil, geralmente de lona, para transporte de doentes ou feridos.

Sendeiro

Termo que vem do latim semitarĭu-, «que anda por atalhos». Sendeiro é adjetivo que significa cavalo pequeno, mas robusto, bom para carga. É também nome masculino que significa caminho estreito; vereda. Em sentido figurado, significa indivíduo desprezível.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.