Para além da medalha de ouro, foram conquistadas medalhas para mais 8 vinhos da vinícola portuguesa. Tinto nacional arrecada medalha de ouro em Bruxelas!
Um dos concursos mais conceituados do mundo teve forte participação portuguesa. Entre as produtoras que se destacaram, esteve a Adega do Cartaxo que conseguiu mostrar diversos vinhos num palco reputado e ainda regressa a Portugal com um saco cheio de medalhas… Entre as 98 medalhas conquistadas, destaca-se a medalha de ouro, destinada ao Vinho Bridão Syrah 2017.
Tinto nacional arrecada medalha de ouro em Bruxelas
O evento
O Concurso Mundial de Bruxelas
O evento decorreu em Brno, na República Checa, entre os dias 4 e 6 de setembro. Foi a 27ª edição do Concurso Mundial de Bruxelas, sendo que este ano contou com a participação de 8500 vinhos, com marcas provenientes de 46 países produtores.
Os vinhos foram todos provados e avaliados por pessoas particularmente competentes. Foi na sequência de uma prova cega, que os resultados surgiram. Um procedimento comum que ajuda a garantir uma maior transparência nos resultados.
O Concurso Mundial de Bruxelas visou mais uma vez distinguir os melhores vinhos de todos os continentes. Foi feita uma avaliação a uma gama de preços variada. Uma forma de ajudar o consumidor a decidir qual o melhor produto para si. Tendo em conta o contexto delicado que atualmente vivemos, com a pandemia de Covid-19 a condicionar fortemente a nossa existência, o evento foi um tremendo sucesso, pois essa realidade indesejada não impediu os provadores de chegarem às suas conclusões.
Entre os elementos que constituíram o painel de profissionais que avaliou os vinhos estiveram os líderes de opinião e, também, alguns dos verdadeiros atores da economia mundial do vinho.
Conheça mais informações sobre o Concurso Mundial de Bruxelas, aqui.
Leia também:
- Tinto nacional ganha a melhor distinção no Decanter World Wine Awards 2020
- Tintos e brancos da vinícola que vale ouro no Wines of Brazil Awards
- Vinho tinto brasileiro conquista medalha de ouro
- 2 Tintos nacionais conquistam medalha de ouro no Mundus Vini 2020
Resultados
O Concours Mondial de Bruxelles 2020, que é o nome original do evento, divulgou os resultados deste ano. O evento pretende ajudar os consumidores a decidir melhor no momento da compra, havendo três tipos de medalhas: Grande Ouro, Ouro e Prata. O Concours apresenta as últimas tendências, acompanhando as mutações do mundo vitivinícola.
Assim, o Concours Mondial de Bruxelles 2020 retrata o melhor do universo dos vinhos. Uma reputação que é atualizada anualmente. A Adega Cooperativa do Cartaxo, ou simplesmente Adega do Cartaxo, brilhou no concurso, conquistando 9 medalhas, uma delas de ouro.
Os vinhos medalhados
O vencedor de ouro
O Vinho Bridão Syrah 2017 foi o grande destaque, ao conseguir arrecadar a medalha de ouro no reputado evento.
Os vencedores de prata
Foram 8 os vinhos da Adega do Cartaxo que conquistaram medalha de prata.
Bridão Reserva Tinto 2017
Este vinho contém um teor alcoólico de 15%. É um vinho de aspeto límpido, de cor granada carregada.
Ao nariz, revela um aroma intenso e complexo, com notas a frutos vermelhos e frutos do bosque. Na boca, o sabor revela-se intenso e frutado, apresentando taninos poderosos, redondos e doces.
Este vinho revela um fim de boca persistente e longo. Este vinho acompanha bem pratos de carnes e queijos.
Saiba mais informações acerca deste vinho, aqui.
Bridão Alicante Bouschet 2017
Este vinho é composto em exclusivo pela casta Alicante Bouschet. Ele contém um teor alcoólico de 15%.
É um vinho com um aroma que revela boa intensidade a frutos silvestres, com amora, ginja, groselha, cereja e ainda chocolate. Na boca, revela um sabor intenso a fruta, sendo um vinho com taninos redondos e doces e notas de baunilha.
O fim de boca é harmonioso e persistente. Este vinho harmoniza bem com diferentes carnes.
Saiba mais informações acerca deste vinho, aqui.
Bridão Touriga Nacional 2017
Este vinho é composto em exclusivo pela casta Touriga Nacional. É um vinho de cor granada, que revela boa complexidade. Na boca, revela-se um vinho frutado, intenso, macio e equilibrado.
O fim de boca é longo e persistente. Harmoniza particularmente bem com pratos de carnes vermelhas e bem condimentadas.
Saiba mais informações acerca deste vinho, aqui.
Bridão Trincadeira 2017
Este vinho é composto em exclusivo pela casta Trincadeira. É um vinho que contém um teor alcoólico de 15%. Os aromas a frutos vermelhos estão bem presentes, com destaque ainda para a ameixa preta, geleia, baunilha e tosta.
Na boca, revela ser um vinho frutado, macio e equilibrado com bom volume. Os taninos deste vinho redondo. O fim de boca é persistente.
Saiba mais informações acerca deste vinho, aqui.
Bridão Syrah 2016
Este vinho é composto em exclusivo pela casta Syrah. A presença de frutos silvestres, como amora e framboesa, ganha destaque nos aromas, assim como a compota e a baunilha. Na boca, o sabor frutado revela boa intensidade.
O fim de boca é longo e persistente, com destaque para as notas de baunilha. Acompanha particularmente bem pratos de caça e pratos da cozinha tradicional portuguesa.
Saiba mais informações acerca deste vinho, aqui.
Bridão Clássico Tinto 2017
Este vinho é composto pelas castas: Touriga Nacional, Castelão, Tinta Roriz, Alicante Bouschet e Syrah. Contém um teor alcoólico de 14%. Este vinho de cor granada revela no nariz um aroma frutado com notas de madeira. Na boca, o sabor frutado revela ser harmonioso.
O fim de boca é macio, equilibrado e persistente. Harmoniza bem com pratos de carnes vermelhas e bem condimentados.
Saiba mais informações acerca deste vinho, aqui.
Terras de Cartaxo Reserva 2017
Este vinho é composto em pelas castas: Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Castelão, Syrah, Trincadeira, Merlot e Cabernet Sauvignon. Ele contém um teor alcoólico de 14,5%. É um vinho de aspeto límpido, de cor granada intensa.
Revela ao nariz aromas intensos, um misto de frutos silvestres, violetas, pimenta e notas finais de baunilha. Na boca, também se revela intenso, demonstrando ser um vinho frutado, fresco e equilibrado. Ele harmoniza bem com pratos de carne de sabor intenso, bem condimentadas.
Saiba mais informações acerca deste vinho, aqui.
Terras de Cartaxo Clássico 2017
Este vinho é composto em pelas castas: Castelão, Trincadeira e Tinta Roriz. Ele contém um teor alcoólico de 14%.
É um vinho que revela ao nariz aromas frutados. Na boca, apresenta-se um vinho macio e equilibrado, com um final persistente. Ele harmoniza bem com pratos de carnes vermelhas e bem condimentadas.
Saiba mais informações acerca deste vinho, aqui.
Adega do Cartaxo
Adega do Cartaxo brilhou no Concurso Mundial de Bruxelas ao conquistar 9 medalhas. Assim sendo, a Adega do Cartaxo regressou da cidade de Brno, na República Checa, com o saco cheio, com o peso de nove medalhas de um dos concursos mais importantes do universo dos vinhos, a nível europeu.
Informações úteis:
Adega Cooperativa do Cartaxo, EN 365-2 2070-220 Cartaxo, Portugal
+351 243 770 987
+351 243 770 107
Coordenadas GPS: N 39º 09’ 20.33’’, O 8º 48’ 33.18’’
Mais informações sobre a Adega do Cartaxo, aqui.
NCultura
Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre vinhos no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pelo mundo dos vinhos, saiba que há mais artigos no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…