A raça de cavalo Puro-sangue Lusitano é especial. Trata-se de um animal maravilhoso, com muitas qualidades que o tornam único e muito apreciado.
O cavalo Puro-sangue Lusitano é um animal bastante apreciado e tem admiradores por todo o planeta. Trata-se de um cavalo especial, com caraterísticas muito particulares, por isso é admirado pelos especialistas na matéria e por adeptos deste animal.
Fique a conhecer melhor este exemplar de excelência, uma raça que é reconhecida e valorizada em todo o mundo.
Puro-sangue Lusitano, um cavalo único admirado em todo o mundo
História: origem do Cavalo Lusitano
O cavalo Puro-sangue Lusitano descende diretamente do cavalo Ibérico, o ancestral de todos os outros cavalos do mundo. Trata-se de uma das quatro raças primitivas a partir das quais todas as outras raças de cavalo derivam.
Entre as raças de cavalos, apenas três recebem a alcunha de puro-sangue: o cavalo árabe, o inglês e o Lusitano. O cavalo Puro-sangue Lusitano conseguiu desenvolver-se e evoluir devido ao isolamento da parte da Europa em que foi originado.
Pinturas e gravuras
Os gregos e romanos consideraram esta raça como o melhor cavalo de combate e de sela. Este cavalo está presente na Península Ibérica desde há 15 mil anos.
A sua imagem está presente em pinturas e gravuras de rochas. Estima-se que tenham sido criadas em 13000 antes de Cristo. Os desenhos deste animal foram encontrados em grutas do Escoural, nas mediações de Andaluzia.
Utilidade nas batalhas
O animal tem uma história com longevidade, uma vez que se trata do cavalo de sela mais antigo do Mundo. Estima-se que este cavalo seja montado há 5000 anos.
Ao longo da história, estes cavalos foram usados em combates, até foram utilizados pelos exércitos de Esparta e do Império Romano.
Os Cavalos Lusitanos eram os cavalos mais velozes da antiguidade. Este era também o cavalo favorito das Casas Reais da Europa em todo o período da Idade Média.
A lenda
Além de ser uma raça cheia de histórias e curiosidades, o cavalo Puro-sangue Lusitano está na origem da lenda do Centauro. Este ser invulgar está presente na mitologia grega e ficou no nosso imaginário.
O Centauro é uma criatura “composta por dois seres”: metade homem, metade cavalo. Sendo que a metade de cavalo é inspirada no cavalo Puro-sangue Lusitano.
A atualidade
Os animais atualmente são maiores e melhores do que eram antigamente. São o resultado da seleção genética feita ao longo de anos. Foram feitas opções que fizeram com que os cavalos se apresentassem com maior dimensão e apresentassem melhor qualidade.
Curiosidade
O cavalo Lusitano foi a raça escolhida para integrar o famoso filme ‘O Senhor dos Anéis’. Os cavalos usados no filme são da raça Puro-sangue Lusitano, um animal que prima pela beleza e pela elegância.
Raça de qualidade
Ao longo do tempo, foram muitos os acontecimentos que poderiam colocar em causa o cavalo Lusitano, nomeadamente guerras, doenças e outras mudanças que aconteceram na história.
No entanto, o cavalo Puro-sangue Lusitano conseguiu manter-se uma raça fiel ao seu brilho e majestade original.
Versatilidade
Esta é uma raça de eleição, ágil e dócil, tornando este animal perfeito para espetáculos e competições do mais alto nível. Os cavalos Puro-sangue Lusitano têm um andamento ágil e elevado.
A docilidade destes animais e a sua submissão ao cavaleiro tornam-no muito procurado. Estes animais são versáteis. Se no passado foram em batalhas muito utilizados e na agricultura, atualmente, podem ter usos mais nobres.
Utilidade mais nobre
Estes animais podem ter diversas finalidades. Os cavalos desta raça podem participar em espetáculos, provas e escolas de equitação. O cavalo Puro-sangue Lusitano pode ter diferentes utilizações, nomeadamente atrelagem, ensino, salto de obstáculos e equitação de trabalho.
Os animais desta raça apresentam uma aptidão natural para alta escola (Haute École) e para realizarem exercícios de ares altos, uma vez que coloca com grande facilidade os membros posteriores debaixo da massa.
Reconhecimento e valor
O cavalo Puro-sangue Lusitano é um dos cavalos mais desejado e respeitado do planeta.
Estes cavalos apresentam qualidades raras que os tornam particularmente versáteis. O cavalo Puro-sangue Lusitano pode ser usado para diferentes fins. Um exemplar do cavalo Puro-sangue Lusitano pode chegar a custar um milhão de euros!
Qualidades
A beleza sublime do Cavalo Lusitano é uma das várias caraterísticas que torna este animal bastante reconhecido e admirado. O cavalo Puro-sangue Lusitano é um animal nobre, que apresenta um caráter dócil, algo muito procurado por qualquer cavaleiro.
Outras qualidades desta raça são a generosidade e a inteligência. O cavalo Puro-sangue Lusitano consegue ainda manter uma caraterística importante. Torna-se um verdadeiro companheiro do seu cavaleiro. Estabelece com ele uma ligação forte e especial e forma uma relação inquebrável.
Portugal e Brasil
A raça de cavalo Puro-sangue Lusitano está representada em massa em Portugal. No entanto, a admiração por esta raça única faz com que haja admiradores em todo o mundo. Por exemplo, no Brasil, encontram-se 12 mil animais desta raça. Este número apenas é superado por Portugal, que é o país de origem da raça.
O Puro-sangue Lusitano chegou ao Brasil no ano de 1541. Os colonizadores portugueses trouxeram alguns exemplares. Contudo, foi apenas em 1808 que os animais selecionados da real coudelaria de Alter foram trazidos pelo príncipe João VI com o propósito de estabelecerem a raça no Brasil.
A raça equestre é rara, porque existe um número reduzido de éguas produtoras. Estima-se que existam apenas cerca de 2.000. Entre elas, 1000 encontram-se no nosso país. No Brasil, estão 600 éguas e, em França, estão 200 éguas produtoras. O resto dispersa-se por diferentes países, nomeadamente: Estados Unidos da América, Bélgica, Canadá, México, Alemanha, Inglaterra e Itália.
A experiência
Existem em Portugal centros equestres de excelência. A melhor forma de descobrir a riqueza invulgar do cavalo Lusitano é montar nele. Este cavalo proporciona uma experiência inesquecível.
A oportunidade de se sentir por si mesmo a elegância desta raça única é imperdível. Por isso, procure assegurar para si esta experiência.
Vídeo de: Interagro Lusitanos
A morfologia geral
Os cavalos Puro-sangue Lusitano apresentam um porte médio. Normalmente, os cavalos desta raça têm em média um peso de 500 kg. Os cavalos Puro-sangue Lusitano costumam medir entre 1,55 m e 1,60 m de altura.
A cabeça
A cabeça dos cavalos Puro-sangue Lusitano são bem proporcionadas, apresentam um comprimento médio e são delgadas e secas. O seu perfil é levemente subconvexo e a fronte revela-se levemente abaulada.
Os olhos dos cavalos Puro-sangue Lusitano são elíticos, grandes e vivos e revelam olhares expressivos e confiantes. As orelhas dos cavalos Puro-sangue Lusitano são finas e expressivas e apresentam um comprimento médio. O pescoço dos animais desta raça também têm um comprimento médio.
O corpo
O peitoral da cabeça dos cavalos Puro-sangue Lusitano é profundo e musculoso. O costado dos animais desta raça é bem desenvolvido e é algo extenso e profundo, apresentando ainda costelas arqueadas.
O dorso dos cavalos Puro-sangue Lusitano é bem dirigido, tendendo para a horizontal. A garupa deste cavalo é forte, arredondada e bem proporcionada. As pelagens mais comuns dos cavalos Puro-sangue Lusitano são a ruça e a castanha.
No entanto, em alguns cavalos, também podem ser encontradas a tordilha, o alazão, o baio, a palomina e a preta.