Início Cultura «Pundonoroso» 10 palavras da língua portuguesa que melhoram o seu léxico

«Pundonoroso» 10 palavras da língua portuguesa que melhoram o seu léxico

Apresentamos uma lista de 10 palavras, mas há mais 306.949 palavras portuguesas... «Pundonoroso» 10 palavras da língua portuguesa que melhoram o seu léxico.

Pundonoroso
«Pundonoroso» 10 palavras da língua portuguesa que melhoram o seu léxico

Apresentamos uma lista de 10 palavras, mas há mais 306.949 palavras portuguesas… «Pundonoroso» 10 palavras da língua portuguesa que melhoram o seu léxico.

A língua portuguesa é um património de valor incalculável, com mais de 306.949 palavras!… Um número que pode parecer assustador e que faz com que se reconheça como a nossa ignorância é vasta! Entre tantas palavras, apenas 1500 palavras integram o nosso vocabulário ativo (número estimado para pessoas que apresentem um nível de instrução médio).

As palavras são muitas e podem ser usadas em diferentes sentidos (coloquial, pejorativo, figurado). Há palavras que são arcaicas, há neologismos e há uma riqueza imensa que deve ser explorada. Apresentamos 10 palavras e os seus significados. Contudo, recordamos que para as integrar no seu vocabulário ativo, não basta ler e perceber o seu significado. É necessário que as aplique frequentemente. Aprenda uma palavra por dia e aplique-a sempre que surja a oportunidade. Preparado para o desafio?

«Pundonoroso» 10 palavras da língua portuguesa que melhoram o seu léxico

Ostentação

Termo que vem do latim ostentatiōne-, com o mesmo significado. Ostentação é nome feminino que significa ato ou efeito de ostentar. É manifestação, exibição vaidosa, espalhafato, alarde.

Ostentação significa ainda aparato, pompa. Também pode significar luxo, magnificência.


Leia também: «Pingarelho» 10 palavras da língua portuguesa pouco conhecidas


Medroso

Termo que vem do latim vulgar *metorōsu-, de metu-, «medo». Medroso é adjetivo que significa que se assusta facilmente. Significa ainda tímido, acanhado.

Medroso também significa cobarde, pusilânime. É nome masculino que identifica pessoa que é dada a ter medo ou que se assusta facilmente.

Continue a ler depois do QUIZ

Inepto

Termo que vem do latim ineptu-, com o mesmo significado. Inepto é adjetivo que significa que não tem aptidão ou habilidade; inábil. Inepto significa tolo; disparatado. Também pode significar absurdo.

Autoritário

Termo que vem de “autoridade”+”-ário”, ou do francês autoritaire, com o mesmo significado. Autoritário é adjetivo que significa que se impõe pela autoridade. É adepto da existência de uma autoridade forte. Autoritário é ainda absolutista ou despótico.

Pundonoroso

Termo que vem do castelhano pundonoroso, com o mesmo significado. Pundonoroso é adjetivo de quem tem pundonor; que é brioso; denodado.

Incomensurável

Termo que vem do latim medieval incommensurabĭle-, com o mesmo significado. Incomensurável é adjetivo de 2 géneros que significa que não se pode medir. Incomensurável é o que não tem medida comum com outro ou outros objetos. Incomensurável é algo imenso; enorme. Incomensurável é nome masculino.

Na matemática, incomensurável é a antiga designação de número irracional.

Deleitável

Termo que vem do latim delectabĭle-, «agradável». Algo que deleita; que é deleitável. Algo que deleita ou causa deleite a algo ou alguém; causar prazer a; delícia. É dar gosto a.

Deleitável é adjetivo de 2 géneros. Deleitante.

Tez

Termo de origem obscura. Tez é nome feminino que significa epiderme, principalmente do rosto; cútis.


Leia também: «Magnificiente» é erro de português?


Alba

Termo do latim albu-, «branco». Alba é nome feminino que significa primeira luz da manhã; aurora.

Na religião, alba é veste sacerdotal de linho ou túnica branca, que se estende até aos pés e com mangas. É túnica com mangas que se usou correntemente até ao século IV.

Jaz

Jaz é forma do verbo jazer. Jazer é termo que vem do latim jacēre, «estar deitado».

É verbo intransitivo que significa estar deitado, estar estendido. Significa também estar morto ou como morto. Significa ainda estar sepultado.

Jazer é estar situado, localizado. Significa estar imóvel, estar quieto. Jazer também significa estar sereno.

No Direito, é herança. É ainda verbo transitivo que significa apoiar-se em, basear-se em. É nome masculino, jazida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.