_
A raça Mirandesa
Não está definitivamente esclarecida a origem da raça bovina mirandesa e as suas relações étnicas e filogénicas, admitindo-se que possa descender da raça fusca do planalto superior castelhano que deriva do tronco ibérico de um conjunto de raças europeias e que tem em comum a coloração castanha. O atual desenvolvimento das pesquisas com base no ADN poderá trazer uma nova luz a este assunto.

O seu berço é a Terra de Miranda, irradiando depois para a área correspondente à Terra Fria e à parte nascente da Terra Quente que, em conjunto, integram hoje o solar da raça mirandesa. Prefere os lameiros acima dos 500 metros de altitude, onde as pastagens têm uma composição florística própria.
Muito bem adaptada à rusticidade, com um instinto maternal muito desenvolvido, tem uma grande longevidade produtiva (em média 15 anos) e os seus produtos são de excelente qualidade.

E ainda, olhos de sapo, cornos delgados, focinho à perdigueira, cor castanha escura, pés de banco, garupa redonda, cu de padeira e martelada entre a olhadura.
À “Carne Mirandesa”, pela sua excecional qualidade, foi atribuída uma “Denominação de Origem Protegida”. É dela que se faz a célebre “Posta Mirandesa”. Cortada da perna em nacos com a dimensão aproximada de uma palma de mão por uma mão travessa, é passada pela brasa com sal a gosto.

Com o objetivo principal da conservação e melhoramento genético dos bovinos de raça mirandesa, da valorização dos seus produtos e da valorização sócioeconómica dos seus criadores, foi criada a Associação dos Bovinos da Raça Mirandesa com sede em Malhadas e com uma moderna e bem equipada Unidade Industrial em Vimioso, para transformação e embalagem da carne.
Receita da Posta de vitela Mirandesa
A receita de posta à Mirandesa que a seguir apresentamos é o passo a passo original para conseguir este prato tradicional transmontano. Como o nome indica, tradicional de Miranda do Douro, esta posta é um prato divinal que se centra na excelente qualidade da carne.

Ingredientes
(4 pessoas)
1,2kg de carne de vitela Mirandesa
Sal grosso q.b.
1 dente de alho
1 malagueta
Azeite e vinagre q.b.
Sal e louro q.b.

Modo de preparação
- Corte a carne em 4 nacos com cerca de 3 a 4 cm de espessura. Cada naco deve pesar sensivelmente 300g.
- Prepare brasas bem quentes e coloque as grelhas a cerca de 10cm acima das brasas.
- As brasas devem estar espalhadas de forma uniforme ao longo das grelhas.
- Coloque os nacos de carne nas grelhas sem qualquer tempero.
- Quando a carne já estiver na grelha, tempere com sal grosso.
- Vire a carne quando começarem a surgir gostas de sangue à superfície.
- Tente não picar muito a carne ao virar para que ela não perca a suculência.
- Deixe grelhar a carne do outro lado sensivelmente o mesmo tempo que esteve do primeiro lado.
- Retire a carne das brasas e coloque-a em travessas junto do calor enquanto prepara o molho.
- Pique o dente de alho, junte a malagueta picada, azeite e vinagre a gosto, uma pitada de sal e uma folha de louro.
- Por fim, acrescente ao molho o suco que tiver escorrido da carne já grelhada.
- Envolva tudo muito bem e coloque numa molheira para regar os nacos quando os servir.
- Sirva a posta à Mirandesa acompanhada por batatas cozidas com casca e grelos salteados.

Já consegue acreditar que esta receita de posta à Mirandesa é extraordinária? Embora muitos restaurantes optem por acompanhá-la com batatas assadas, a receita original sugere as batatas cozidas (para que a carne seja, de facto, o centro deste delicioso prato).
Experimente esta receita e não se vai arrepender.
Fonte: Portugal num Mapa