Portugal é um dos melhores destinos gastronómicos europeus
Na Europa, há destinos que garantem uma experiência gastronómica absolutamente memorável. E Portugal está entre os melhores destinos gastronómicos europeus.
Viajar é uma experiência inteiramente enriquecedora, uma espécie de formação complementar que permite um contacto direto com outros povos, outras formas de encarar a vida, outras culturas, outras artes, outras histórias, outras estórias, outros lugares e uma gastronomia diferente, com a proposta de novos sabores.
A Europa possui uma riqueza ímpar, pois foram inúmeras as influências de diferentes povos. Por isso, pode surpreendê-lo, mas a verdade é que existem muitos pratos típicos de algumas cidades e países cuja verdadeira origem está noutras terras.
Conheça alguns dos destinos da Europa que proporcionam uma experiência gastronómica de excelência e fique a saber se Portugal está no pódio dos melhores destinos gastronómicos.
Curiosidades sobre alguns pratos típicos
A pizza, que conquistou o mundo, é italiana, e a cidade onde esta surgiu é a bela cidade de Nápoles, uma criação que reflete a rica cultura da região italiana. Existem muitas curiosidades sobre estes pratos típicos de determinados países e cidades europeias.
Por exemplo, sabia que o tradicional fish and chips (peixe com batatas fritas), tão associado aos britânicos, na verdade não é sequer um prato britânico?! Os famosíssimos croissants, na realidade, não são propriamente franceses. Segundo alguns estudos, eles são uma criação que vem da Áustria.
Já outros defendem mesmo que a sua origem seja uma “herança” deixada por imigrantes judeus, provenientes da Península Ibérica. A paella espanhola é outro produto que ensina muito sobre a história.
As suas raízes são antigas e remontam à época em que os muçulmanos marcaram presença neste país.
Portugal
E qual será o lugar que Portugal ocupa nesta lista? É sobejamente conhecida a paixão dos portugueses pela sua comida. Contudo, será que esta ocupa um lugar de destaque nesta lista? Portugal é um país relativamente pequeno, mas possui uma alma enorme.
A sua gastronomia possui diversas influências, fruto da sua rica história. O nosso país integra, ainda, aquela que é a chamada “dieta mediterrânica”.
Entre os produtos mais consumidos pelos portugueses estão o peixe (nomeadamente o bacalhau), o pão, o azeite e… o vinho, naturalmente.
Dos inúmeros pratos que fazem parte da nossa cultura gastronómica estão o cozido à portuguesa, pastéis de bacalhau, polvo à Lagareiro, bacalhau à Brás, francesinha, caldo verde e, entre muitos outros, o pastel de Belém. Mas qual será a posição que Portugal ocupa?
A lista
Ora, sendo esta lista subjetiva, naturalmente que é possível e provável encontrar outros destinos como mais relevantes noutros top’s do género. As diferentes opiniões são válidas, pois não se trata de evidências ou factos científicos. Em todo o caso, fique agora a conhecer o top 20 dos destinos gastronómicos europeus, segundo o portal Far & Wide.
20 – Finlândia, Dinamarca e Suécia.
19 – Lituânia, Estónia e Lituânia.
18 – Croácia.
17 – Bulgária.
16 – Eslovénia.
15 – República Checa e Eslováquia.
14 – Luxemburgo.
13 – Irlanda.
12 – Reino Unido.
11 – Hungria e Roménia.
10 – Polónia.
09 – Holanda.
08 – Malta.
07 – Bélgica.
06 – Alemanha.
05 – Áustria.
04 – Grécia e Chipre.
03 – Espanha e Portugal.
02 – França.
01 – Itália.
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
Doçaria Conventual e 3 receitas originais do séc. XVIII
Ovos moles de Aveiro, um doce com história (receita original)
A Doçaria conventual e os papos de anjo a que ninguém resiste
Conheça a «Delícia do Porto» inspirada na doçaria conventual
_