Início Viagem O que visitar em Vila Nova de Gaia

O que visitar em Vila Nova de Gaia

Gaia é muito mais do que uma cidade próxima do Porto. Fique a conhecê-la e saiba o que visitar em Vila Nova de Gaia para uma visita feliz.

visitar em Vila Nova de Gaia
O que visitar em Vila Nova de Gaia

Gaia é muito mais do que uma cidade próxima do Porto. Fique a conhecê-la e saiba o que visitar em Vila Nova de Gaia para uma visita feliz.

Porto e Vila Nova de Gaia partilham pontes, a maravilhosa paisagem e a beleza natural das margens das cidades, espelhada no maravilhoso rio Douro. Mas há muito mais para conhecer em Gaia…

Vila Nova de Gaia é seguramente um dos destinos do Norte mais privilegiados para passar férias. Tudo o que o Porto tem de melhor está a apenas 5 minutos de distância. Além da enorme proximidade com a cidade Invicta, Gaia possui muitos méritos. Fique a conhecer parte da enorme riqueza de Vila Nova de Gaia.

O que ver e o que fazer:

Gaia
O que visitar em Vila Nova de Gaia

As Caves

Visitar as caves de vinho do Porto é uma das experiências obrigatórias na cidade de Gaia. São muitas e de qualidade indiscutível. Entre elas estão: A.A.Calém (Av. Diogo Leite, 344); A.Ramos Pinto (Av. Ramos Pinto, 380); Cockburn’s Port (Rua Serpa Pinto, 346); Churchill’s (Rua da Fonte Nova, 5); Croft (Rua Barão Forrester, 412); Ferreira (Av. Ramos Pinto, 70); J.W.Burmester (Largo da Ponte D. Luiz I); Offley (Rua do Choupelo, 54); Real Companhia Velha (Av. D. João II); Rozès (Rua Cândido dos Reis, 526/532); Sandeman (Largo Miguel Bombarda, 47); Taylor, Fladgate & Yeatman (Rua do Choupelo, 250); Vasconcelos (Av. Diogo Leite, 8); W.& J. Graham’s (Rua do Agro, 141).

Gaia
O que visitar em Vila Nova de Gaia

As Praias

As praias são outro tesouro, dos muitos que a cidade de Vila Nova de Gaia coloca à disposição. Entre as mais procuradas da cidade gaiense estão: Praia de Miramar; Praia de Valadares; Praia do Senhor da Pedra; Praia do Canidelo; Praia da Madalena; Praia de Francelos; Praia da Aguda; Praia da Granja.

visitar em Vila Nova de Gaia
O que visitar em Vila Nova de Gaia

Visitas

O Parque Biológico de Gaia é um espaço onde pode ver mais de 200 espécies de plantas selvagens e muitos animais, por exemplo a doninha, a raposa e a rã-ibérica. Uma ótima alternativa para o contacto com animais é também o Zoo Santo Inácio. A Reserva Natural do Estuário do Douro é outra opção para um bom momento em contacto com a Natureza.

Fazer uma viagem no Teleférico de Gaia é uma forma de conhecer a cidade nas alturas e apreciar a paisagem deslumbrante de Gaia. Pode também ir num passeio pelas águas do Douro, nos Rabelos, uma espécie de táxis fluviais que fazem a ligação entre Gaia-Porto, por 3€.

visitar em Vila Nova de Gaia
O que visitar em Vila Nova de Gaia

Para quem não prescinde de cultura e arte mesmo em férias tem na Casa-Museu Teixeira Lopes uma das melhores opções em Gaia. O Centro Interpretativo da Afurada e o armazém 3+Arte (que tem um pouco de tudo, desde loja, sala de exposições, ponto de encontro de artesãos e artistas,…) revelam-se ainda boas alternativas.

Onde dormir

O espaço para o descanso em Vila Nova de Gaia pode ser encontrado consoante os gostos e as necessidades de cada um. Hotéis de 5 estrelas (Hotel Solverde Spa & Wellness Center; The Yeatman Hotel; Villa Sandini Hotel & Spa); hotéis de 4 estrelas (Hotel Black Tulip Porto-Gaia;  Hotel Golden Tulip Porto-Gaia Hotel & Spa; Hotel Holiday Inn Porto Gaia;  Hotel Mercure Porto Gaia; Novotel Porto Gaia); o Clip Hotel é um hotel de 3 estrelas, sendo uma alternativa mais acessível que as anteriores.

visitar em Vila Nova de Gaia
O que visitar em Vila Nova de Gaia

Existem também hotéis-motéis como: Hotel Motel Paraíso do Braseiro, Silk Motel Hotel e Motel Tropicana Hotel. Para quem gosta de Campismo e Caravanismo, as opções são: Parque de Campismo Marisol, Parque de Campismo Orbitur – Madalena Parque de Campismo Orbitur – Canidelo, Parque de Campismo de Salgueiros, Parque de Autocaravanas do Parque Biológico de Gaia. Existem ainda Apartamentos Turísticos como os Apartamentos Turísticos Céu Azul.

visitar em Vila Nova de Gaia
O que visitar em Vila Nova de Gaia

O que comer

Vila Nova de Gaia é uma cidade com uma gastronomia rica. O bom produto da terra e do rio – tão próximo… –  levam a que os pratos de Gaia demonstrem toda essa qualidade. O peixe é naturalmente um produto privilegiado. Esta cidade tem no sável, na lampreia, na sardinha, no bacalhau, na “Broa de Avintes”, produtos de excelência que caraterizam a gastronomia gaiense.

visitar em Vila Nova de Gaia
O que visitar em Vila Nova de Gaia

O produto “Vinho do Porto”, mundialmente reconhecido, bem podia ser chamado de Vinho de Gaia, pois é também muito estimado por razões óbvias. Uma das melhores companhias para o vinho do porto é um doce muito apreciado em Gaia, “Os Velhotes”.

Onde comer

Existem muitos restaurantes de qualidade na cidade de Gaia. Deixaremos aqui uma lista para todos os gostos e para todos os bolsos, do restaurante com duas estrelas Michelin ao restaurante ou churrascaria que oferece comida tradicional.

Entre eles, estão nomes como: o notável The Yeatman (The Yeatman Hotel, Rua do Choupelo); Restaurante Zizi (Rua do Mar, 261); Forneria São Pedro (Rua Dr Eduardo de Matos, 84); Vinum (Rua do Agro, 141 Vila Nova de Gaia); The Blini (Rua do General Torres, 344); Tappas Caffé (Rua 25 de Abril, 95 Madalena); Churrasqueira A Ramadinha (Rua Azevedo Magalhães, 857).

Poderá aceder aqui a um mapa turístico da cidade de Vila Nova de Gaia, disponibilizado pela Câmara Municipal. Pode também aceder ao posto de turismo (Avenida Diogo Leite, 135) para solicitar toda a informação que necessita sobre a cidade.

Márcio Magalhães
Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.