Na língua portuguesa escreve-se bimensal ou bimestral?
A forma como falamos e escrevemos tem impacto na nossa imagem. E nunca é tarde para aprender: deve-se escrever bimensal ou bimestral?
Existem palavras tão parecidas que são facilmente confundidas. Estas confusões justificam-se pelas suas pequenas diferenças, mas que levam a enormes gaffes que arruínam a nossa reputação.
Os termos “bimensal” e “bimestral” levam frequentemente a erros. Vejamos alguns exemplos de frases que recorrem a ambos os conceitos e perceba as diferenças entre estas palavras parónimas.
Exemplos de frases
– A revista bimensal trará apenas conteúdo antigo e passará a ser vendida em lojas de BD.
– A realização bimensal desta feira local visa proporcionar momentos de grande animação.
– A nova revista será publicada numa base bimensal.
– A Editora Panini lança novas revistas bimestrais de Conan, o Bárbaro e A Espada Selvagem de Conan.
– A revista bimestral norte-americana Wine Advocate é dirigida por Robert Parker.
Ambas as palavras existem na língua portuguesa e os seus significados visam a regularidade. Portanto, podem ser usadas no mesmo contexto, querendo dizer coisas diferentes. Sabendo que “bi” significa duas vezes, um dos termos (bimensal ou bimestral) refere-se a “duas vezes num mês”, enquanto o outro significa “a cada dois meses”.
Vejamos então os seus significados para que fiquem ambos os termos devidamente esclarecidos.
Definição dos conceitos analisados
Bimensal
Algo que se faz ou que acontece duas vezes por mês; algo que ocorre de forma quinzenal.
Nota: Um acontecimento que ocorra de quinze em quinze dias (de forma quinzenal) pode ser um acontecimento bimensal. Porém, basta que ocorra duas vezes por mês, não tendo de ser necessariamente quinzenal.
Bimestral
Termo relativo a um bimestre que é um período que compreende a duração de dois meses. Algo que se faz ou acontece a cada dois meses. Algo que dura dois meses.
Assim, está devidamente esclarecido. Tal como trimestre (três meses) ou semestre (seis meses), bimestre (dois meses) diz respeito ao número de meses a que nos referimos.
Já bimensal tem a ver com o número de vezes no mês. Tanto bimensal, como bimestral são adjetivos uniformes – de dois géneros -, ou seja, ambos apresentam a mesma forma quer no masculino, quer no feminino.
Assim, o uso adequado dos termos só é possível conhecendo o seu contexto. Por exemplo, as frases inicialmente listadas estão todas corretas, pois conhecemos o seu contexto e sabemos àquilo que elas se referem.
quero receber material…