Início Cultura 8 erros de português que podem envergonhar

8 erros de português que podem envergonhar

Errar é humano. Aprender com os erros e evoluir, também. Confira estes 8 erros de português que podem envergonhar.

erros de português que podem envergonhar
8 erros de português que podem envergonhar

Errar é humano. Aprender com os erros e evoluir, também. Confira estes 8 erros de português que podem envergonhar.

Os erros fazem parte do nosso percurso, enquanto seres humanos. Se os encararmos como uma lição, podem revelar-se preciosos. James Joyce (1882-1941) defendeu que “os erros são os portais da descoberta”.

O escritor irlandês, que é autor da obra ‘Ulisses’, um dos romances mais importantes da literatura modernista, sabia muito bem que é preciso errar para se poder melhorar. Algo que podemos reconhecer facilmente, seja na ciência, seja na literatura, seja na vida. Os erros, os nossos e os dos outros, permitem que se possa aprender.


Leia também: Dúvidas de Português: 10 classes de palavras


8 erros de português que podem envergonhar

Empecilho

Erro frequentemente cometido: É errado dizer ou escrever impecilho.

Significado: Termo que advém do castelhano impecillo, com o mesmo significado. Empecilho é um nome masculino que significa coisa que estorva, que causa embaraço. Representa um obstáculo, um impedimento.

Frase exemplo: Há pessoas que se revelam um verdadeiro “empecilho”.

Acelerar

Erro frequentemente cometido: acelarar.

É muito mais comum ouvir-se esta palavra pronunciada de forma errada, como acelarar. Como muitos falam incorretamente, também escrevem a palavra incorretamente.

Significado: Do latim acceleräre. Aumentar a velocidade ou adquirir velocidade, tornar (-se) célere. Apressar (-se), despachar (-se). Adiantar. Reduzir o tempo de, abreviar.

Frase exemplo: Ele gostava muito de acelerar, mas isso levou-o à morte.

Príncipe

Erro frequentemente cometido: Esta palavra sendo muito popular, pois está presente em muitos contos infantis, aparece muitas vezes errada. As pessoas tendem a escrever princepe ou príncepe, pois é assim que muitos dizem a palavra.

Significado: Do latim princïpe, isto é, chefe. Filho de família reinante. Herdeiro presuntivo da coroa em alguns países. Filho primogénito de rei. Título de nobreza em alguns países. Soberano de um principado. No sentido figurado, é o primeiro ou o mais notável (em talento ou noutros méritos); chefe.

Frase exemplo: O príncipe virou-se para o seu pai e sorriu.

Extensão

Erro frequentemente cometido: estenção (as palavras estensão e extenção também surgem escritas com regularidade, mas não existem; apenas existe extensão).

Significado: Qualidade daquilo que é extenso. A sua definição possui grande abrangência. Pode referir-se ao espaço ocupado por determinado corpo, ao comprimento, à dimensão ou à duração de algo.

A palavra pode também ser usada no sentido de gravidade ou alcance de algo (Exemplo: Ainda não sabemos a extensão da tragédia.) ou, no sentido de prolongamento (O Sr. Esteves solicitou uma extensão da sua estadia.). Existe também o objeto extensão (Comprei uma extensão com 6 tomadas que possui 6 metros.).

Frase exemplo: Ainda não sabemos a extensão dos danos da Covid-19.

Braguilha

Erro frequentemente cometido: “berguilha” (e “barguilha”).

Significado: Termo referente à abertura dianteira dos calções ou calças que, geralmente, se fecha recorrendo a um fecho-éclair ou a botões. Carcela.

Frase exemplo: O fecho da braguilha estava arranjado. Ela já podia usar as suas calças favoritas.

Bênção

Erro frequentemente cometido: bensão (tal como benção e bênsão são formas erradas de escrever esta palavra). Assim, a palavra que está gramaticalmente correta é bênção.

Significado: é uma palavra que vem do latim benedictiõne, com o mesmo significado, isto é, ato ou efeito de benzer ou abençoar. Na religião, é o sinal com que se invoca o favor divino. Por exemplo, na religião católica, fazer o sinal da cruz, é benzer-se ou benzer algo.

Significa também benefício, favor especial, graça. Pedir a bênção significa pedir proteção (antigamente, pedia-se ao pai a bênção, antes de ir dormir), aprovação.

Frase exemplo: Depois de receber a bênção do pai, foi deitar-se.

Extrato  

Erro frequentemente cometido: Estrato.

Significado: Termo que vem do latim extractu-, “extraído”, particípio passado de extrahĕre, “extrair”, “tirar”. Extrato significa substância de outra. Substância solúvel e concentrada que se extraiu de um alimento (café, carne, baunilha, tomate, entre outros). Fragmento. Trecho que se extraiu de uma obra, uma pequena passagem de um texto. Resumo. Cópia.

No banco, o extrato é o registo dos movimentos de uma conta (despesas, levantamentos, entre outros). Um perfume ou essência aromática.

Frase exemplo: Quando ele olhou para o extrato bancário, sorriu.


Leia também: Quais são as palavras mais feias da Língua Portuguesa?


Obsessão

Erro frequentemente cometido: obseção (É muito comum esta palavra ser escrita erradamente também noutras formas, nomeadamente sob os seguintes formatos: “obcessão”, “obecessão” ou “obesessão”).

Significado:  Do latim obsessiōne, “ação de sitiar, bloqueio”. Uma obsessão é o ato ou efeito de importunar alguém, perseguição diabólica. Preocupação constante e absorvente, ideia fixa. Estado de pessoa que se crê atormentada pelo espírito maligno, pelo Diabo.

Na medicina, é referente a um estado sintomático de várias neuroses e muito particularmente da psicastenia, caracterizada pelo facto de uma ideia, palavra ou imagem se impor ao espírito, independentemente da vontade, por ação espontânea do automatismo psicológico.

Frase exemplo: A obsessão dele por ela dava um filme… de terror!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.