Início Cultura Dúvidas de Português: 10 classes de palavras

Dúvidas de Português: 10 classes de palavras

Lembre as aulas de língua portuguesa e recorde dez classes de palavras.

classes de palavras
Dúvidas de Português: 10 classes de palavras

Lembre as aulas de língua portuguesa e recorde dez classes de palavras.

A morfologia é a parte da gramática que estuda as classes e a formação das palavras, os seus paradigmas de flexão e os processos de formação de novos vocábulos. Neste artigo, iremos explorar dez classes de palavras.

Estas categorias ou classes podem ser divididas em palavras invariáveis (as que não variam) e em palavras variáveis (aquelas que variam em género, número ou grau).

Dúvidas de Português: 10 classes de palavras

Palavras INVARIÁVEIS

Advérbio

Palavra invariável em género e número, que pode desempenhar diversas funções sintáticas, exprimindo noções de tempo, modo, lugar, quantidade, etc.


Leia também: Dúvidas de Português: o que é um palíndromo?


Conjunção

Palavra invariável que liga duas frases ou palavras com a mesma função, introduzindo orações e constituintes coordenados ou orações subordinadas.

Interjeição

Vocábulo ou expressão de caráter sugestivo usado para traduzir um sentimento ou reação súbita (dor, alegria, admiração, etc.), para dar uma ordem, para chamar a atenção ou, ainda, para imitar um som.

Preposição

Palavra invariável que estabelece a relação entre uma palavra que a antecede e outra palavra ou expressão que a sucede. As preposições são termos que criam ligações com diferentes sentidos entre dois termos da oração.

Através das preposições, o segundo termo (logo o consequente) explica o sentido do primeiro termo (o antecedente). São invariáveis, não sendo flexionadas nem em género, nem em número.

Palavras VARIÁVEIS

Adjetivo

Palavra que qualifica ou relaciona o nome, permitindo variação em género, número e grau. Um adjetivo qualificativo é o que tipicamente expressa uma qualidade do nome. Tal como, por exemplo, «olhos castanhos».

Artigo

Na gramática, esta é a palavra variável em género e número que antecede o nome e determina a sua referência (definida ou indefinida).

O artigo definido determinante antecede um nome, individualizando a sua referência (o, a, os, as).

O artigo indefinido determinante antecede um nome para introduzir no discurso uma entidade não identificada previamente (um, uma, uns, umas).

Numeral

Palavra que indica a quantidade numérica, a ordem numa série ou a proporcionalidade numérica. Assim, os numerais são termos que designam quantidades (de coisas ou pessoas), tal como a ordenação de elementos numa série.


Leia também: Dúvidas de Português: o que é um oxímoro?


Entre os numerais, alguns são invariáveis outros variáveis. Podem ser flexionados em género (masculino e feminino) e número (singular e plural).

Pronome

Palavra que se emprega em vez de um grupo nominal ou que refere diretamente os participantes no discurso.

Substantivo

Diz respeito ao nome (ou substantivo). Os substantivos são palavras que designam lugares, noções, qualidades, seres, sentimentos, entre outros. Tanto podem ser flexionados em género, em número ou em grau. Assim, executam a função de núcleo das funções sintáticas onde estão inseridos.

Verbo

Palavra variável que designa uma ação, um processo ou um estado que pode apresentar marcas morfológicas de pessoa, número, modo, tempo, etc. Os verbos são as palavras que maioritariamente designam uma ação. Podem simultaneamente designar uma ocorrência, um fenómeno, um estado.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.