Início Cultura Língua Portuguesa: escreve-se «a partir de» ou «apartir de»?

Língua Portuguesa: escreve-se «a partir de» ou «apartir de»?

“A partir de hoje” ou (“apartir de hoje”), vou estudar português com mais afinco. Devemos escrever «a partir de» ou «apartir de»?

a partir de
Língua Portuguesa: escreve-se «a partir de» ou «apartir de»?

“A partir de hoje” ou (“apartir de hoje”), vou estudar português com mais afinco. Devemos escrever «a partir de» ou «apartir de»?

Há diversas questões de português que surgem com regularidade. São dúvidas que surgem e que devem ser esclarecidas no imediato. Se não o fizermos, fragilizamos os nossos conhecimentos e ficamos mais sujeitos a errar.

Em diferentes meios, surgem conteúdos que nos suscitam dúvidas. Há questões que colocamos. Será que o que acabamos de ler está correto? Será que é assim que se diz aquela palavra?

Na televisão, na internet, nas revistas, em livros, em jornais, entre outras possibilidades, encontramos erros comuns como “concerteza”. Alguns reconhecem o erro, outros deixam-no passar, pois é tão comum que as pessoas nem o detetam. Outra dúvida frequente é: devemos escrever “a partir de” ou “apartir de”?

Leia também:

Língua Portuguesa: escreve-se «a partir de» ou «apartir de»?

Questões

É um erro frequente que está muito presente no nosso dia-a-dia. Devemos escrever “apartir de” ou “a partir de”? A dúvida reside nas questões:

Podem ser usadas ambas indiferentemente?

Podem ser usadas ambas, mas em diferentes contextos?

Quais são os contextos em que se usa uma forma em detrimento da outra?

Será que se escreve só uma delas?

Qual delas será “a partir de” ou “apartir de”?

Vejamos alguns exemplos de frases com ambas as expressões:

– Apartir de hoje, não beberei mais álcool.

– A partir do próximo ano, farei uma dieta rigorosa e irei ao ginásio.

As aulas de francês começam apartir de amanhã.

É impressionante! Passo os dias apartir

– A partir de agora, não falarei mais sobre esse assunto!

A minha vida transformou-se, apartir do momento em que nasceu a minha filha.

Breve análise

É comum vermos ambas as possibilidades. Mas será que se podem usar ambas as possibilidades? Na verdade, só se deve usar uma delas. Só existe uma forma correta, que é a expressão: “a partir de”. Assim sendo, é um erro escrever a outra.

Está incorreto escrever “apartir de”. Não interessa o contexto em que é usada. Escrever  a possibilidade “apartir de” é sempre um erro, pois não se trata de um vocábulo unitário, isto é, não existe enquanto palavra única.

A opção correta

Só se deve usar “a partir de”. Esta opção é aquilo que se denomina de locução prepositiva. Logo, representa um conjunto de duas ou mais palavras, em que a palavra final é uma preposição (tal pode também ser visto noutros exemplos de locuções prepositivas como: ao invés de, à custa de, a par de, além de, a fim de, em vez de, entre muitas outras).

“A partir de”

“A partir de” é uma locução formada pela preposição a, também pelo verbo partir e também pela preposição de. Assim, “a partir de” indica um importante momento e marcante, no qual surge uma mudança de relevo, pois quando pretendemos estabelecer um ponto de partida para uma mudança, recorremos à locução “a partir”.

Ela serve como referência para um momento emblemático em que a mudança ocorre. Essa mudança é uma consequência ou transformação. Esta locução pode ser encarada como um sinónimo de expressões como desde, a datar de, de agora em diante, com início em, entre outras possibilidades.

Conclusão

Só se deve usar “a partir de”. É um erro escrever “apartir de”, pois não é vocábulo unitário, por isso deve ser evitado.

Deixamos para o final deste artigo outros exemplos do uso da locução em análise.

Confira alguns exemplos de frases com a locução “a partir de”.

– A partir de hoje, não cometerei o erro de escrever apartir de.

Agora que li este artigo, percebi esta temática. A partir de hoje, não haverá mais erros deste género.

– A partir de agora, vou partilhar frequentemente os artigos do NCultura nas redes sociais. São serviço público!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.