Início Cultura Fuja destes 6 erros comuns da língua portuguesa

Fuja destes 6 erros comuns da língua portuguesa

Fuja destes 6 erros comuns da língua portuguesa: palavras que são escritas erradamente e começam com a letra “M”.

6 erros comuns da língua portuguesa
Fuja destes 6 erros comuns da língua portuguesa

Fuja destes 6 erros comuns da língua portuguesa: palavras que são escritas erradamente e começam com a letra “M”.

Ao longo dos últimos meses, de forma a dar maior visibilidade aos erros mais comuns da língua portuguesa, o N Cultura publicou uma série de artigos evidenciando alguns dos erros mais frequentes. Serão 26 artigos (estes erros vão de A a Z) na totalidade. A cada artigo está destinada uma das letras do alfabeto.

Os seguidores das publicações realizadas no sítio do N Cultura poderão constatar que este artigos visam proporcionar um conhecimento mais aprofundado da língua portuguesa, contribuindo para a efetiva eliminação destes erros comuns. O presente artigo terá toda a atenção na letra “M”.


Leia também: Erros de português que fazem muitos passar vergonha


Erros na Língua Portuguesa

São várias os contextos que podem levar ao erro: a falta de atenção, a confusão, a falta de informação… Estão entre os motivos que podem desencadear algumas confusões frequentes na língua portuguesa. São as parecenças que levam à ocorrência de diversos erros.

Palavras homófonas, homónimas, parónimas são algumas das que são frequentemente confundidas. A troca de letras em determinadas palavras, por exemplo com as letras “c”, “ç”, “s”, “ss” ou outras letras como “g” por “j” (ou vice-versa), ou até a troca de “x” por “ch” (ou vice-versa), são exemplos de palavras que estão na origem de diversos erros.

6 erros comuns da língua portuguesa com palavras começadas pela letra “M”

Maciço

Termo que vem do castelhano macizo, com o mesmo significado: algo que não é oco; que é sólido e compacto. Algo que tem uma constituição robusta, algo corpulento. Algo que apresenta grande densidade, espesso.

Esta palavra é muitas vezes confundida com massivo, sendo ainda escrita erradamente na forma massiço.

Mal-estar

Incómodo físico ou moral, indisposição. Sentimento de inquietação, desassossego.

Muitos gostam de separar o que foi unido, mas o hífen é crucial e deve escrever-se sempre. Outro erro comum é trocar mal-estar por “mau estar”.

Manjericão

Esta é uma designação comum que é extensiva a diferentes plantas herbáceas do género OCimum, da família das Labiadas. De caule ereto e ramificado, com folhas ovadas e muito aromáticas, esta erva é frequentemente usada como condimento culinário.

Esta palavra é frequentemente escrita “mangericão”.


Leia também: 10 erros de português que arruínam a sua credibilidade


Majestade

Do latim majestãte, com o mesmo significado: grandeza suprema, sublimidade, imponência. Poder real, título dado aos reis e rainhas. No sentido figurado, majestade também significa aparência grave e solene. Significando ainda soberba.

Outra palavra que é constantemente escrita de forma errada. Não se deve escrever magestade, deve escrever-se sim majestade.

Miragem

Do francês mirage, com o mesmo significado: efeito de refração e reflexão (total) que, nos desertos, faz aparecer, dando a ilusão de próxima a imagem invertida de lugares distantes, como que refletidos na água. No sentido figurado, miragem significa ilusão, visão enganadora.

Quando é escrita erradamente, a palavra é apresentada como “mirajem”.

Mazelas

Termo que vem do latim macella, por cacúla, “mancha”. Mazelas significa chaga, matadura. Doença, mal. No sentido figurado, mazela significa defeito. Ainda, mancha na reputação, desonra.

Uns escrevem “maselas”. Está errado. Deve escrever-se mazelas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.