Início Cultura Dúvidas de português: escreve-se vaso ou vazo?

Dúvidas de português: escreve-se vaso ou vazo?

As parecenças entre algumas palavras levam a alguns enganos. Saiba como evitar gaffes embaraçosas. Esclareça dúvidas: palavras homófonas, vaso ou vazo?

vaso ou vazo
Dúvidas de português: escreve-se vaso ou vazo?

As parecenças entre algumas palavras levam a alguns enganos. Saiba como evitar gaffes embaraçosas. Esclareça dúvidas de português: palavras homófonas, vaso ou vazo?

Boa parte dos erros mais comuns surgem pelas parecenças existentes entre determinadas palavras.

Sendo a língua portuguesa um património tão vasto, quanto rico, as parecenças entre certas palavras fazem parte da complexidade da nossa língua.

Assim, há um maior encanto, cada vez que aprofundamos o conhecimento sobre a nossa língua e sobre conceitos como os da paronímia, da homografia, da homonímia, da homofonia. Quanto mais estudamos a nossa língua mais apaixonados por ela ficamos, não é? Esclareça dúvidas de português: palavras homófonas, vaso ou vazo?


Leia também: Dúvidas de Português: o ponto e vírgula


Dúvidas de português: escreve-se vaso ou vazo?

Exercício

Temos um exercício para si. Pronto para o desafio? Colocaremos de seguida uma série de frases, repetindo duas frases com exceção dos dois termos analisados. Qual das seguintes frases que se seguem contém o termo aplicado corretamente?

– Aprenda a transferir uma orquídea de vaso.

– Aprenda a transferir uma orquídea de vazo.

– Quando estou num local cheio de pessoas intolerantes, eu vazo.

– Quando estou num local cheio de pessoas intolerantes, eu vazo.

– Os vazos portugueses são de elevada qualidade.

– Os vasos portugueses são de elevada qualidade.

– Criado vaso com capacidade de se auto-irrigar.

– Criado vazo com capacidade de se auto-irrigar.

– Se o ambiente não me agrada, eu ‘vazo’.

– Se o ambiente não me agrada, eu ‘vaso’.

Significados

Vazo

Forma do verbo vazar, 1ª pessoa do singular do presente do indicativo de vazar. Por vaziar, de vazio+ar. Vazar enquanto verbo transitivo significa fazer sair o conteúdo do (recipiente); esvaziar; despejar. Vazar significa ainda deixar escapar (líquidos como água ou azeite ou outros); derramar, entornar ou verter. Desaguar (em). Exteriorizar (emoções), desabafar. Verter (o metal em fusão) nas formas de maneira a obter-se o molde. Fazer uma abertura em algo, furar. Espetar (em), cravar (em). Arrancar, tirar para fora (olho). Escavar, tornar oco, abrir um vão em.

No sentido coloquial, vazar pode significar beber. Vazar pode ainda significar tornar uma informação (sigilosa) conhecida. Verbo intransitivo que significa ficar vazio, esvaziar. Perder líquido, despejar-se, entornar-se. Baixar (a maré). Tornar-se conhecida (informação sigilosa). No sentido coloquial, significa ir embora, sair, bazar. Enquanto verbo pronominal, vazar significa ainda.

Exemplo 1: Ele vazou a melancia com a faca.

Exemplo 2: Ele informou como o vinho vazou do lagar para as pipas.

Vaso

Do latim vasu, com o mesmo significado. Vaso é um nome masculino que significa recipiente; todo o recipiente côncavo que sirva para conter substâncias sólidas ou líquidas, um receptáculo. Vaso significa ainda recipiente frequentemente feito de barro, que se enche de terra para cultura de plantas. Bacio. Navio.


Leia também: Língua Portuguesa: o ponto de exclamação!


Na religião, vaso é ainda píxide. Na anatomia, vaso é um termo referente ao órgão tubular, num organismo, onde circulam líquidos nutritivos (sangue, seiva, etc.). Antiga fazenda preta de lã, para luto. No sentido popular, pode significar vagina. Vaso de guerra é navio. Vaso de noite é bacio. Vaso sanguíneo é referente a qualquer canal que conduza o sangue pelo organismo, o que inclui artérias, veias e capilares.

Respostas

Agora que os significados dos termos analisados estão absolutamente compreendidos, estamos devidamente preparados para conseguir identificar qual termo usar e em que contexto. Agora, com toda a informação recolhida, facilmente podemos resolver o exercício inicialmente proposto. As que estão corretas e as que estão incorretas são…

– Aprenda a transferir uma orquídea de vaso.  ✓

Aprenda a transferir uma orquídea de vazo. X

– Quando estou num local cheio de pessoas intolerantes, eu vazo.  ✓

Quando estou num local cheio de pessoas intolerantes, eu vazo. X

– O vaso que comprei é de elevada qualidade.  ✓

– O vazo que comprei é de elevada qualidade. ✓

– Foi criado vaso com capacidade de se auto-irrigar.  ✓

Foi criado vazo com capacidade de se auto-irrigar. X

– Se o ambiente não me agrada, eu ‘vazo’. ✓

Se o ambiente não me agrada, eu ‘vaso’. X

Conclusão

Tanto vaso, como vazo, são termos que existem na língua portuguesa. Ambas as palavras estão corretas. São palavras homófonas, isto é, com a mesma fonética, vaso e vazo são pronunciadas da mesma forma.

Contudo, devem ser usadas de forma distinta, consoante o seu significado e o contexto. Agora que as dominamos, não cometeremos erros, certo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.