Início Cultura Dúvidas de Português: o ponto e vírgula

Dúvidas de Português: o ponto e vírgula

A pontuação é crucial para a compreensão integral de um texto. Tire todas as suas dúvidas e confira, ou aprenda a usar corretamente, o ponto e vírgula.

ponto e vírgula
Dúvidas de Português: o ponto e vírgula

A pontuação é crucial para a compreensão integral de um texto. Tire todas as suas dúvidas e confira, ou aprenda a usar corretamente, o ponto e vírgula.

Os sinais de pontuação (como, por exemplo, “?”, “!” e “.”) permitem tornar qualquer texto mais expressivo e claro. São muitos os sinais de pontuação e cada um possui as suas particularidades.

Escrever visa comunicar, passar uma mensagem, colocar emoções. Ora, escrever sem sinais de pontuação é fazer uma compilação de palavras. A pontuação permite causar pausas, separar frases, organizar o texto numa sequência de ideias que, sem sinais de pontuação, não seria possível.

Geralmente, um texto sem sinais de pontuação não transmite uma mensagem como se pretende, com clareza e expressividade, pois seria como tentar encontrar sentido numa sucessão desorganizada de frases. Hoje, fique a conhecer tudo o que precisa saber sobre o ponto e vírgula (cujo sinal gráfico é “:”); saiba para que serve e como deve ser usado.


Leia também: Dúvidas de Português: o ponto de interrogação «?»


Dúvidas de Português: o ponto e vírgula

Entre as frases que se seguem, estão sinais de pontuação. Nelas poderá constatar o uso do ponto e vírgula.

Vejamos algumas frases e a sua pontuação:

– Amanhã, vai chover?

– O Estádio do Dragão é o estádio mais belo da Europa. Incrível!

– O treinador Jorge Jesus adaptou-se bem à exigência do campeonato brasileiro.

– Hoje, na escola, o professor deixou uma frase para refletirmos sobre o seu significado. Era a seguinte: “O homem é a medida de todas as coisas.”

– Estou cansado desta vida. É sempre o mesmo: acordar cedo; tomar banho; lavar os dentes; tomar o pequeno-almoço; ir trabalhar; horas e horas no trabalho; regressar a casa cansado; tomar um banho; jantar; ver um pouco de televisão; dormir… e repetir o dia anterior. São 5 dias por semana exatamente iguais. Estou farto!

Estas são algumas frases que têm o intuito de demonstrar, em poucos exemplos, a variedade e importância de alguns dos sinais de pontuação que usamos na língua portuguesa. Entre os sinais gráficos que existem estão: o ponto e vírgula (“;”) – que protagoniza este artigo; os parêntesis (“()”); o travessão (“–“); a vírgula (“,”); as aspas (“”””); os dois pontos (“:”); o ponto final (“.”); o ponto de exclamação (“!”); o ponto de interrogação (“?”); e as reticências (“…”).

Ponto e vírgula (“;”)

O sinal de pontuação conhecido como ponto e vírgula (ou “;”) é um sinal que indica uma pausa e é usado para separar itens de uma enumeração ou frases ligadas por advérbios conectivos dentro do mesmo período. O ponto e vírgula indica uma pausa intermédia, menor que a do ponto final, mas superior à da vírgula.


Leia também: Dúvidas de Português: as reticências


Quando usar

– O ponto e vírgula separa orações bastante longas, já separadas por vírgula. Por exemplo: “Devido ao assunto, à situação, ou ao registo, há declarações muito diversas como as que dão informação ou testemunho; as que asseveram ou afirmam claramente; as que proclamam um ato ou o decretam;…”

– O ponto e vírgula separa as orações coordenadas adversativas, nas quais se pretende realçar o contraste. Por exemplo: “Era triste e melancólico; mas, nesse dia, parecia outra pessoa, evidenciando uma alegria nunca vista”.

– O ponto e vírgula separa itens, leis, enunciados, considerandos e outros documentos. Por exemplo: “São deveres do professor: tratar os alunos com respeito e correção qualquer elemento da comunidade escolar; cooperar com os colegas nas diferentes tarefas que o impliquem; respeitar os programas; …

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.