Início Cultura Dúvidas de Português: as reticências

Dúvidas de Português: as reticências

A pontuação é crucial para uma compreensão integral de um texto. Tire todas as suas dúvidas e confira, ou aprenda a usar corretamente, as reticências.

reticências
Dúvidas de Português: as reticências

A pontuação é crucial para uma compreensão integral de um texto. Tire todas as suas dúvidas e confira, ou aprenda a usar corretamente, as reticências.

A comunicação tem sido um desafio enorme desde sempre. A invenção da escrita contribuiu de forma crucial a humanidade e marcou uma Era. Os sinais de pontuação revelaram-se um acrescento essencial. Permitiram tornar todo o conteúdo bem mais claro.

Os sinais de pontuação são fundamentais para a compreensão de um conteúdo textual. Eles contribuem de forma decisiva para uma comunicação mais eficaz, concedendo clareza e expressividade, permitindo a comunicação autêntica da mensagem que se pretende passar.

Fique a conhecer tudo o que precisa saber sobre as reticências (que tem o sinal gráfico “…”): para que serve e como deve ser usado. Conheça o papel das reticências na língua portuguesa.


Leia também: Língua Portuguesa: o ponto de interrogação «?»


Dúvidas de Português: as reticências

Entre as frases que se seguem, estão sinais de pontuação. Nelas poderá constatar o uso de reticências.

Vejamos algumas frases e a sua pontuação:

– Qual a questão mais radical que se pode fazer?

– Vi o filme de ontem. Que perda de tempo…

– Por que razão temos de conviver com a morte?! É um sofrimento!

– Será que há vida depois da morte? Há para os outros…

– Todos merecem viver um grande amor!

– Nunca mais chega o patrão. Estou a ficar farto de esperar.

– Ele tem inúmeros defeitos: é chato, ingrato, sisudo, antipático e extremamente rico (mas ainda assim sovina…).

Estas frases servem como meros exemplos de alguns dos sinais de pontuação que usamos na língua portuguesa. Os sinais gráficos que existem são: as reticências (“…”) que protagonizam este artigo; o ponto final (“.”); os dois pontos (“:”); o ponto de exclamação (“!”); o travessão (“–“); a vírgula (“,”); as aspas (“”””); o ponto de interrogação (“?”); o ponto e vírgula (“;”) e os parêntesis (“()”).

Reticenciar

É um termo que significa colocar reticências, sendo que no sentido figurado tem como significado não exprimir algo completamente.

Reticência

Vem do latim reticentĭa. Significa omissão propositada de uma coisa que se devia ou podia dizer. Reticência é uma suspensão voluntária da frase, que não se completa, mas que deixa transparecer o que se omitiu.

Reticências (“…”)

O sinal de pontuação conhecido como reticências (ou “…”) é um sinal que serve para indicar a omissão de palavras ou para exprimir uma suspensão devido a hesitação, surpresa, dúvida, etc. As reticências indicam assim a suspensão do discurso.


Leia também: Língua Portuguesa: regras para usar a vírgula corretamente


Quando usar

– Podem indicar a continuação de uma reflexão (exemplo: “Sim senhora, estás charmosa…”).

– Podem traduzir perturbações físicas ou de natureza emocional (exemplo: “Oh! Por amor de Deus! – disse ela preocupada…”).

– Podem indicar uma réplica muda (exemplo: “– Percebes agora o que eu quis dizer? / – … / Eu tentei avisar-te.”).

– Podem realçar uma palavra, quando colocadas antes da mesma (exemplo: “Vivia na rua… coitadinho… teria cerca de 10 anos.”).

– Podem marcar suspensões devido a hesitação, surpresa ou dúvida (exemplo: “Sim senhor, Zé Maria!… O rapazinho tremia mais que… Nem conseguia falar! Foi por volta das 12 horas, não já seriam umas 13h, não mais!…”).

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.