Início Cultura Evite estes erros de português no mundo do trabalho

Evite estes erros de português no mundo do trabalho

Erros comuns de português que podem ocorrer no universo corporativo. Confira e evite estes erros de português no mundo do trabalho. 

erros de português no mundo do trabalho
Evite estes erros de português no mundo do trabalho

Erros comuns de português que podem ocorrer no universo corporativo. Confira e evite estes erros de português no mundo do trabalho. 

Trabalhar é uma das necessidades que sentimos para sermos úteis para a sociedade. É extremamente importante para a nossa autoconfiança e para a nossa felicidade. Estarmos ocupados, termos tarefas a fazer, horários a cumprir, faz parte do quotidiano da grande maioria de nós.

Gostamos de trabalhar e de o fazer bem, de forma ao nosso trabalho se destacar e nós sermos valorizados pela nossa entidade empregadora. O empenho que colocamos nas nossas tarefas deve ser sempre o máximo, independentemente das razões para o fazer (ser o melhor, ter uma promoção, receber mais dinheiro,…) Contudo, por vezes, cometemos pequenas falhas que contaminam todo o nosso trabalho, fazendo com que o nosso desempenho perca brilho. Confira e evite estes erros de português no mundo do trabalho.


Leia também: Erros de português que fazem muitos passar vergonha


Evite estes erros de português no mundo do trabalho

Funções

No desempenho das nossas funções, cometemos pequenas gaffes, proferimos umas “calinadas” que mancham a nossa reputação. Contudo, se estas não forem gravadas, pelo menos o momento não fica gravado para a prosperidade.

Por vezes, nas nossas tarefas, temos que enviar emails ou enviar mensagens. Ora, quando cometemos uma gralha no exercício dessas funções ainda é mais humilhante, pois é um momento que fica no histórico de contactos e, por vezes, é perpetuado, pois o email em resposta ao nosso tem gravado o nosso último email (ou emails). Por isso, cometer erros no universo corporativo, pode revelar-se bem humilhante.

Viajem / viagem

Viajem

Este termo (escrito com “j”) é uma forma do verbo viajar. Assim, este termo tanto pode ser a 3ª pessoa do plural do imperativo (“Viajem, por favor!”) ou pode também ser a 3ª pessoa do plural do presente do conjuntivo (“Que eles viajem”).

Exemplos:

Viajem cedo para evitar o trânsito da hora de ponta.

Que eles viajem em segurança, é o que eu desejo.

Viagem

Esta palavra (escrita com “g”) é um substantivo, que se refere a uma jornada ou deslocação realizada de um determinado ponto para outro.

Exemplos:

Faça uma boa viagem!

Cheguei neste mesmo de viagem. Posso ligar mais tarde?

Foi uma grande viagem. Agora, preciso de dormir!

Confundir estas palavras é mais comum do que se julga. Algo que acontecendo num contexto profissional, pode manchar a nossa reputação.

Encomodar / incomodar

Encomodar

Este termo encomodar não existe na língua portuguesa, por isso recorrer a ele no decorrer das funções profissionais pode arruinar a nossa credibilidade. Assim, não deve usar “encomodar”, mas sabemos que tal acontece frequentemente quer em discurso escrito, quer em discurso falado.

Incomodar

Termo que vem do latim incommodāre, sendo este um verbo transitivo cujo significado é causar incómodo a alguém; importunar alguém, perturbar alguém, aborrecer alguém. Como verbo pronominal, incomodar também significa dar-se ao trabalho, agastar-se, zangar-se, afligir-se.


Leia também: Erros de português e outras guerras


Verbo Incomodar no Presente do Indicativo

Eu incomodo

Tu incomodas

Ele/ela incomoda

Nós incomodamos

Vós incomodais

Eles/elas incomodam

Por isso, recorra sempre à palavra incomodar. Eis alguns exemplos do uso desta palavra:

– Patrão, peço desculpa, não o queria incomodar, mas preciso de falar consigo.
– O estagiário está a incomodar toda a gente na reunião. Mais vale dispensá-lo.
– O novo funcionário usa fones, mas coloca a música num volume tão alto que está a incomodar.

Apressar / Apreçar

Apreçar

Do latim appretĭāre, significando “avaliar”. Apreçar, enquanto verbo transitivo, significa indagar ou ajustar o preço de algo. Significa ainda avaliar, estimar. Ao apreçar, estamos a definir o preço de algo ou de alguma coisa, significando ainda negociar ou estimar esse preço. Podemos apreçar produtos, mas também mercadorias ou outras coisas.

Apressar

De a+pressa+ar. Dar pressa a algo ou alguém. Tornar algo ou alguém mais rápido. Pressionar. Acelerar. Portanto, apressar é uma palavra que se refere ao ato de tornar algo mais célere e de fazer com que alguma coisa seja realizada de forma mais rápida.

Podemos apressar o passo para andar mais rápido e chegar mais cedo. Podemos apressar o trabalho, de forma a concluirmos as nossas tarefas ainda no dia de hoje.

Nota: confundir estes dois termos no universo corporativo pode levar ao surgimento de algumas confusões, tais como: “temos de apreçar o ritmo!”

Variador / Vereador

Por vezes, num contexto profissional, temos a possibilidade de falar com alguém da Câmara Municipal, nomeadamente com o Variador. Ou será Vareador? Talvez Vereador ou mesmo Veriador?

Vareador e Veriador são palavras que não existem na nossa língua.

Os significados dos outros conceitos são bem distintos.

Variador é um adjetivo relativo a algo ou alguém que permite variar. É um nome masculino; pode também ser o dispositivo usado para controlar a velocidade de um motor de indução.

Vereador é a pessoa que vereia. Termo que identifica cada um dos elementos eleitos para constituírem a Câmara Municipal. Vereador é ainda o órgão responsável pela gestão dos serviços administrativos de um concelho, edil.

Assim, a palavra certa para identificar o cargo político é “vereador”.

Exemplo:

É necessário agendar uma reunião com o Vereador.

Conseguimos fechar um acordo com o Vereador.

Aquele Vereador é extremamente antipático!

Nota: É uma tautologia dizer “o Vereador da cidade”, um pleonasmo vicioso. Devemos dizer apenas vereador. Esta palavra por si só dispensa a informação “da cidade”, pois esta já está implícita na definição do conceito Vereador.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.