Início Histórias D. Fernando I e as mulheres com nome de Leonor

D. Fernando I e as mulheres com nome de Leonor

O nome Leonor surge na vida e percurso de um rei. Acompanhe os seus episódios... D. Fernando I e as mulheres com nome de Leonor.

D. Fernando I
D. Fernando I e as mulheres com nome de Leonor

O nome Leonor, que é tido por diferentes mulheres, surge na vida e percurso de um rei. Acompanhe os seus episódios… D. Fernando I e as mulheres com nome de Leonor. O reino de Portugal teve mais de 3 dezenas de reis, distribuídos por quatro dinastias. D. Fernando integrou a Dinastia Afonsina, tendo sido o último rei desta dinastia.

A biografia deste rei é um pouco insólita, pois surge frequentemente um nome a protagonizar episódios de capital importância no rumo de grandes acontecimentos do rei e, consequentemente, do Reino. O nome é Leonor… Quer saber mais?

D. Fernando I e as mulheres com nome de Leonor

O rei

D. Fernando I nasceu no dia 31 de outubro de 1345, na cidade de Lisboa. O filho de D. Pedro I (“O Justiceiro”) e de D. Constança de Castela assumiu a coroa com apenas 22 anos. Aquele que ficou conhecido pelo cognome de “O Formoso”, D. Fernando I, reinou ao longo de vários anos, mais precisamente entre 1367 e 1383.

Foi casado com D. Leonor Teles, tendo falecido na mesma cidade onde nascera, no dia 22 de outubro de 1383. Ele ficou para a história como o nono rei português, o último rei da dinastia afonsina.

Leia também:

D. Fernando I
D. Fernando I e as mulheres com nome de Leonor

Mulheres de nome Leonor

D. Fernando I era um rei com queda para qualquer mulher que se chamasse Leonor. Mas havia um preço a pagar por cada Leonor com quem D. Fernando I se comprometia. É que ele, ao fazê-lo, conseguia sempre uma guerra…

O contexto

A monarquia castelhana vivia um contexto de lutas fratricidas. Em Castela, disputava-se a coroa entre D. Pedro e o seu “meio-irmão“ D. Henrique de Trastamara. Enquanto o primeiro era filho legítimo de Afonso X, o segundo era um dos muitos bastardos do rei falecido com D. Leonor de Gusmão.

D. Fernando assumiu a coroa com apenas 22 anos, sendo inicialmente neutro, não se envolvendo neste confronto. Após o assassínio de D. Pedro, D. Fernando modificou a posição portuguesa de forma radical. Deixou a posição de neutralidade em relação aos sucessores de Castela.

Como era bisneto de Sancho IV, D. Fernando chegou mesmo a ser reconhecido como rei de Castela em algumas localidades. D. Fernando também interveio nesse episódio peninsular, motivado pela rivalidade comercial e marítima entre Lisboa e Sevilha. D. Fernando abandonou a neutralidade inicial, originando que Portugal entrasse num contexto de períodos sucessivos de guerra e de paz.

D. Fernando I
D. Fernando I e as mulheres com nome de Leonor

O auxílio

D. Fernando foi reconhecido enquanto rei em diferentes cidades presentes no norte da península, tendo sido aliado do rei mouro de Granada. Ele propôs a D. Pedro IV de Aragão um casamento com a filha deste, D. Leonor.

No ano de 1369, D. Fernando invadiu a Galiza. Contudo, D. Henrique II de Castela, depois de atravessar o Minho, apoderou-se de Braga e, depois, aproximou-se de Guimarães, tendo saído por Trás-os-Montes, só para ir em auxílio de Algeciras que fora cercado pelo rei de Granada.

O acordo de paz

A intervenção do Papa Gregório XI no ano de 1371 levou a que ambos os monarcas assinassem a paz de Alcoutim. No dia 31 de março de 1371, foi assinada a paz com Castela.

Neste acordo entre D. Fernando e Henrique II, surgiu o compromisso de casamento. D. Fernando estava ainda solteiro e comprometeu-se em casar com uma das filhas de Henrique II, D. Leonor de Castela.

D. Fernando I
D. Fernando I e as mulheres com nome de Leonor

A paz desfeita

Contudo, optou por casar antes com D. Leonor Teles, logo não cumpriu com o acordado. Henrique II não ficou extremamente ofendido com a decisão, mas apesar de não terem existido graves consequências com Castela, a verdade é que a Nação portuguesa não ficou agradada com esse casamento.

D. Leonor Teles

É que D. Leonor Teles já tinha sido casada, quando era ainda muito jovem. O casamento entre Dona Leonor e João Lourenço da Cunha, que era filho do morgado do Pombeiro, tinha dado frutos.

Álvaro da Cunha era filho de Leonor com esse homem. D. Leonor Teles era irmã de

Maria Teles, uma aia da infanta Beatriz. Terá sido numa visita à irmã que D. Leonor Teles seduziu o rei de Portugal, D. Fernando I.

D. Fernando I
D. Fernando I e as mulheres com nome de Leonor

O casamento

Havia quem defendesse que já tinha havido um casamento secreto em 1371. O casamento oficial realizou-se no ano seguinte. O casamento ocorreu no Mosteiro de Leça do Balio. D. Leonor Teles casou com D. Fernando I no dia 15 de maio de 1372. No ano seguinte, em meados de fevereiro, nasceu a filha de D. Leonor Teles e de D. Fernando I, a infanta Beatriz.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre a história no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pelo mundo dos reis e rainhas de Portugal, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.