Início Histórias O rei de Portugal que mudou de nome

O rei de Portugal que mudou de nome

E se um rei com nome de guerreiro tivesse de mudar de nome por não ter um nome suficientemente “forte” para rei? Conheça o rei de Portugal que mudou de nome!

rei de Portugal que mudou de nome
O rei de Portugal que mudou de nome

E se um rei com nome de guerreiro tivesse de mudar de nome por não ter um nome suficientemente “forte” para rei? Conheça o rei de Portugal que mudou de nome!

O universo dos reis e das rainhas de Portugal está cheio de curiosidades. Existem factos interessantes que podem ser facilmente esquecidos, mas que revelam que os Reis e as Rainhas são comuns mortais.

Apesar de serem vistos como seres humanos diferentes, apesar de terem tido uma educação distinta, reis e rainhas demonstraram ser pessoas comuns, que erram, que choram. Em diversos episódios da sua vida, estes monarcas demonstram serem seres humanos comuns, com virtudes e defeitos. Como pessoas de carne e osso, eles renderam-se aos pecados da carne e caíram em tentações como outras pessoas comuns.

Eles amaram e foram amados como quaisquer outras pessoas. Eles traíram e foram traídos. Portugal, ao longo da sua história que conta com quase 900 anos, teve mais de 30 réis, distribuídos por 4 dinastias. Todos eles têm episódios interessantes que merecem ser mais conhecidos. No presente artigo, focamos a nossa atenção num rei que ficou conhecido como “O Povoador”…

O rei de Portugal que mudou de nome

Início da Dinastia Afonsina

Como seguramente sabe, foi com D. Afonso Henriques que Portugal surgiu. O filho de D. Henrique de Borgonha e de D. Teresa foi “O Conquistador”, o primeiro rei de Portugal. Ele ficou para a história por ter fundado o nosso país.

D. Afonso Henriques deu início à 1ª Dinastia. Esta ficou conhecida como Afonsina ou de Borgonha. O rei D. Afonso teve um longo reinado, assumindo a coroa entre 1143 e 1185. D. Sancho I, “O Povoador”, foi seu filho (e seu sucessor), fruto da união de D. Afonso Henriques com D. Mafalda de Sabóia.

Leia também:

D. Sancho I

D. Sancho I nasceu em Coimbra, mais precisamente no dia 11 de novembro de 1154. O filho de D. Afonso Henriques e de D. Mafalda de Sabóia ficou conhecido como “O Povoador”.

Ele tornou-se o segundo Rei de Portugal, tendo sido o Rei de Portugal e dos Algarves. Ele reinou entre 1185 e 1211, ano em que morreu (também em Coimbra, onde nascera). O momento aconteceu no dia 27 de março.

O seu sucessor surge fruto da sua união com D. Dulce de Aragão. O seu filho foi o rei D. Afonso II, que ficou conhecido como “O Gordo”, tendo reinado entre 1211 e 1223.

rei de Portugal que mudou de nome
O rei de Portugal que mudou de nome

Um Rei Martinho?

Seguramente que não se recorda de na escola ter ouvido falar de um Rei Martinho, mas esta história é frequentemente recordada por ocasião do São Martinho, como mera curiosidade!

Portugal conta com mais de 30 réis na sua história e seguramente que não se recorda de um rei chamado Martinho. Muitos dos nomes dos nossos reis são comuns, como Afonso, Sancho, Pedro, Filipe… Contudo, houve um rei que se chamou Martinho. Sim, Portugal teve, de facto, um rei chamado Martinho.

Como se explica então que não haja memória dele? Ora, ele teve de mudar o nome! Parece incrível, mas é verdade.

rei de Portugal que mudou de nome
O rei de Portugal que mudou de nome

Mudança de nome

Nenhum rei ficou para a história como D. Martinho. Não temos um rei de Portugal chamado Martinho, mas temos um rei que se chegou a chamar Martinho. Parece complicado, mas é fácil de explicar.

D. Afonso Henriques teve com D. Mafalda de Sabóia um total de 7 filhos. Martinho foi o 5º filho dos 7 que surgiram da união entre D. Afonso Henriques e D. Mafalda de Saboia. Normalmente é o primeiro filho a assumir a sucessão do trono. O 1º filho de D. Afonso Henriques foi Henrique, sendo o natural sucessor da coroa, estando destinado a ser o 2º rei de Portugal.

Contudo, Henrique faleceu antes de se tornar rei.

Ora, como depois de Henrique, D. Afonso Henriques e D. Mafalda de Sabóia tiveram três filhas (Urraca, Teresa e Mafalda), coube ao quinto filho ser o sucessor, o segundo filho varão. Assim, a sucessão da coroa foi parar às mãos de D. Martinho, que era o 5º filho de D. Afonso Henriques!

rei de Portugal que mudou de nome
O rei de Portugal que mudou de nome

Rei Martinho é D. Sancho I

Martinho nasceu no dia 11 de novembro de 1154, no dia de São Martinho de Tours, por isso foi batizado como Martinho. Este Santo que ainda hoje celebramos do dia 11 de novembro foi a inspiração para o nome.

Contudo, D. Afonso Henriques defendeu (após o falecimento de Henrique) que Martinho não era nome para um rei; não era um nome suficientemente “forte”. Portugal era uma monarquia demasiado jovem neste tempo, com vontade de se impor na Europa.

Portanto, D. Afonso Henriques decidiu modificar o nome de batismo de Martinho para Sancho, este nome mais hispânico, mais adequado, mais “forte”.

rei de Portugal que mudou de nome
O rei de Portugal que mudou de nome

O nome

D. Sancho I, “O Povoador”, cujo nome de batismo era Martinho, reinou de 1185 a 1211. Apesar do Rei D. Afonso Henriques considerar D. Martinho um nome menos apropriado para um rei, optando por D. Sancho I, a verdade é que o nome original do segundo rei de Portugal poderia ser mais bem defendido.

É que Martinho é o diminutivo de Martim. Este nome vem do latim Martinus. Martim é um nome derivado de Marte, o deus da guerra. Assim, Martim e Martinho significam guerreiro! Na História mundial, existem vários indivíduos cujo nome é Martim e Martinho, justamente pelo significado de “guerreiro”.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre a história no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pelo mundo dos reis e rainhas de Portugal, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.