Início Histórias Os Reis com os reinados mais longos em Portugal

Os Reis com os reinados mais longos em Portugal

Em Portugal, existiram mais de três dezenas de reis. Alguém superou a longevidade tida pelo primeiro rei da nação? Os Reis com os reinados mais longos em Portugal.

reinados mais longos em Portugal
Os Reis com os reinados mais longos em Portugal

Em Portugal, existiram mais de três dezenas de reis. Alguém superou a longevidade tida pelo primeiro rei da nação? Os Reis com os reinados mais longos em Portugal.

A monarquia tem uma certa magia, um encanto particular. Na nossa nação, existiram mais de três dezenas de reis que se distribuíram ao longo de quatro dinastias. Isto tudo em quase 900 anos da História.

O mundo dos reis e das rainhas, dos príncipes e das princesas, não foi como surge retratada nos livros infantis. Não havia magia, não havia fadas, não havia dragões. Apesar de naquela época os reis e as rainhas serem (muitos deles) venerados como deuses, eles revelavam pelos seus atos estarem longe de serem algo divino. Eram pessoas comuns, feitas de carne e osso. Não eram imortais.

Neste artigo, centramos a nossa atenção na longevidade de alguns reinados. Um feito incrível. Os reis têm sempre quem queira ocupar o trono, estando sujeitos a traições e a jogos de poder que muitas vezes encurtam os seus reinados…

Os Reis com os reinados mais longos em Portugal

reinados mais longos em Portugal
Os Reis com os reinados mais longos em Portugal

O Fundador

D. Afonso Henriques nasceu no dia 25 de junho de 1111, em Guimarães, a cidade que se tornou no “berço da nação”. O filho de D. Henrique de Borgonha (conde de Portucale) e de D. Teresa tornou-se n’ “O Conquistador”. D. Afonso Henriques ficou para a história como o primeiro rei de Portugal, tendo reinado entre 1143 e 1185.

D. Sancho I, seu filho, que ficou conhecido como “O Povoador”, nasceu fruto da relação do Rei D. Afonso Henriques com D. Mafalda de Sabóia. D. Sancho I assumiu o trono no ano de 1185, tendo reinado até 1211.

D. Afonso II, filho de D. Sancho I (fruto da relação deste com D. Dulce de Aragão) e neto de D. Afonso Henriques, reinou entre 1211 e 1223, dando sequência à Dinastia Afonsina. Ficou conhecido como “O Gordo”.

Leia também:

reinados mais longos em Portugal
Os Reis com os reinados mais longos em Portugal

Dinastias

A primeira

A D. Afonso Henriques sucedeu o seu filho, tendo sido assim o início da 1ª Dinastia de Portugal, aquela que ficou conhecida como Dinastia Afonsina (embora também seja identificada como Dinastia de Borgonha). O fim desta dinastia foi com D. Fernando I, “O Formoso”, que reinou de 1367 a 1383.

Segunda

Depois de um interregno entre 1383 e 1385, é recuperado o percurso do reino com D. João I, “O de Boa Memória”, que reinou entre 1385 e 1433.

D. Duarte, seu filho, que ficou conhecido como o “O Eloquente”, sucedeu-lhe no trono, tendo reinado entre 1433-1438.

Foi o início da 2ª Dinastia (conhecida como de Avis ou Joanina). Esta terminou com o breve reinado de D. António I, “O Determinado”, que reinou em 1580, mas não conseguiu segurar o reino. O reino caiu nas mãos espanholas e assim permaneceu ao longo de 60 anos.

Terceira

Surgiu assim a 3ª Dinastia (conhecida como Filipina), que se distribui por três reis. O primeiro foi Filipe I, “O Prudente”, que assumiu o trono entre 1580 e 1598.

O seu filho, Filipe II, “O Pio”, reinou entre 1598 e 1621, enquanto Filipe III “O Opressor” ou “O Grande” reinou entre 1621-1640.

Quarta

A 4ª Dinastia ficou conhecida como Dinastia de Bragança. Foi D. João IV, “O Restaurador”, que reinou entre 1640-1656.

O seu filho D. Afonso VI, sucedeu-lhe no trono. Aquele que ficou conhecido pelo cognome de “O Vitorioso” reinou entre 1656 e 1683.

Foi uma dinastia que se prolongou até ao curto reinado de D. Manuel II, “O Rei Saudade”, que reinou entre 1908 e 1910.

reinados mais longos em Portugal
Os Reis com os reinados mais longos em Portugal

Os três reinados mais longos

O terceiro reinado mais longo da história de Portugal foi o de D. Dinis I. Aquele que ficou conhecido pelo cognome de “O Lavrador” e se manteve no trono ao longo de 45 anos e 326 dias.

O segundo reinado mais longo foi o de D. Afonso I, D. Afonso Henriques, que fundou o reino português e manteve a coroa ao longo de 46 anos e 132 dias.

“O Conquistador” apenas foi superado em longevidade por D. João I, que é o rei que assumiu o trono e o manteve por mais tempo. O Mestre de Avis, D. João I, teve um reinado de 48 anos e 130 dias. Foi o maior reinado da história de Portugal!

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre a história no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pelo mundo dos reis e rainhas de Portugal, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.