A frescura do marisco é a estrela, que se junta de forma perfeita com o arroz para criar um Arroz de Marisco tradicional à Portuguesa irresistível! A maioria das pessoas não resiste a um arroz de marisco. Com exceção a pessoas que sofram de alergias ao marisco ou que não gostem deste alimento, facilmente se acha este prato uma tentação, pelo menos quando é feito na perfeição, por quem sabe preparar este petisco.
Reunimos um conjunto de truques e dicas de especialistas que permitem a qualquer um fazer este prato tradicional delicioso. Surpreenda os seus convidados com um arroz de marisco de comer e chorar por mais!
Como fazer Arroz de Marisco tradicional à portuguesa
O arroz de marisco é seguramente uma das refeições mais adoradas pelos portugueses. Este prato tradicional é um dos símbolos da gastronomia nacional. Este petisco é tão popular que foi nomeado como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.
Esta iguaria é confecionada com muitos tipos de mariscos. Este prato fantástico revela-se uma autêntica tentação. O arroz de marisco pode ser feito com vários alimentos saborosos, nomeadamente camarões, amêijoas, sapateira, lagosta, mexilhão ou berbigão. Claro, depende sempre da capacidade de investimento que cada um.
Este prato tradicional proporciona uma verdadeira explosão de sabores que o torna numa refeição simplesmente irresistível. Há alguns truques que os especialistas usam que permitem elevar o arroz de marisco a outro patamar.
Use água quente
Nesta etapa de preparar o arroz, deve colocar água quente. Para cada chávena de chá de arroz cru que utilize, deve usar as chávenas de chá de água quente indicadas na receita.
Tomate no refogado
Se pretende enriquecer o refogado, pode acrescentar um bom tomate (sem pele, nem grainhas). Idealmente, deve esta bem maduro e picado.
Toque picante
Se o sabor picante é do seu agrado, pode usar malagueta fresca para o seu arroz de marisco apresentar um toque picante. Pode utilizar a malagueta na receita com ou sem as suas sementes.
Faça-o consoante a intensidade de picante que deseja. Pode em alternativa optar por utilizar malagueta seca (em flocos) ou pimenta caiena, duas opções que dão o mesmo efeito picante que pretende dar ao arroz de marisco.
Provar para avaliar o tempero
Para saber se o camarão está bom, deve provar para avaliar, pois só assim se pode acertar no tempero. No entanto, tenha em conta que não deve experimentar sugar o líquido da cabeça dos bichos. Este é um erro frequentemente cometido (e delicioso).
Como esta é uma parte mais salgada e picante, irá dar uma ideia errada sobre o sabor do marisco. O melhor procedimento consiste em pegar no camarão, remover a respetiva cabeça e, posteriormente, descascar o camarão. Em seguida só tem de provar a carne. Este é o melhor método de avaliar o tempero.
Alteração com tamboril
Se quiser fazer um jantar especial com amigos e/ou familiares, em vez dos mariscos, pode fazer esta receita com tamboril e gambas. Esta é uma alternativa igualmente saborosa. Fica um prato de comer e chorar por mais. Experimente!
Aprenda a preparar mais receitas com marisco:
Arroz de Marisco tradicional à Portuguesa
Ingredientes
- 3 dentes de alho picados
- 2 cebolas picadas
- 1 folha de louro
- 1 molho de coentros
- 400 g de camarão
- 200 g de mexilhão
- 200 g de berbigão
- 3 copos de arroz Carolino
- 1 lata de tomate aos pedaços
- 1 embalagem de polpa de tomate
- q.b. Azeite
- q.b. Sal
Modo de Preparação
- – Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
- – Primeiro, descasque, lave e pique duas cebolas médias e reserve.
- – Depois, descasque, lave e pique três dentes de alho e reserve.
- – Em seguida, lave e pique um molho de coentros e reserve.
- – Entretanto, prepare o camarão, o mexilhão e o berbigão e lave bem para cozinhar.
- – Posteriormente, reserve ainda três copos de arroz.
- – Deve começar por preparar o refogado.
- – Primeiro, coloque um fundo de azeite numa panela.
- – Em seguida, adicione a cebola e o alho já picados, com a folha de louro.
- – Então, aguarde até que a cebola se apresente translúcida.
- – Nesse momento, os ingredientes irão libertar todo o seu sabor.
- – Posteriormente, junte a polpa e o tomate, em pedaços, ao preparado anterior.
- – Em seguida, envolva tudo muito bem.
- – Então, deve deixar cozinhar por 5 minutos para que o seu sabor se apure.
- – Depois, junte o camarão, o berbigão e o mexilhão ao cozinhado.
- – No imediato, mexa bem os ingredientes.
- – Em seguida, junte três copos de arroz carolino, para ter um arroz “malandrinho”.
- – No imediato, faça o tempero com sal a seu gosto.
- – Então, acrescente metade dos coentros picados.
- – Posteriormente, junte seis copos de água para que o arroz fique com a cozedura certa.
- – Então, envolva muito bem para que estes sabores todos se misturem.
- – Depois, deixe que o arroz cozinhe por 20 minutos, aproximadamente.
- – Então, polvilhe o arroz de marisco com os restantes coentros para ficar mais saboroso.
- – Desta forma, terá o prato pronto a ser servido.
- – Bom proveito!
Dados Nutricionais
Perguntas frequentes
Qual é a melhor maneira de lavar o arroz?
Um modo simples e eficaz de lavar o arroz consiste em colocar a quantidade de arroz que deseja utilizar numa peneira de malha fina. Posteriormente, lave o arroz com água fria e mexa o arroz suavemente, seja com as mãos, seja com uma colher, para conseguir lavar os grãos na totalidade. Finalmente, escorra o arroz e deixe ficar na peneira por 2 ou 3 minutos, para que a água em excesso saia completamente.
Posso cozinhar o arroz na panela de pressão?
Sim, claro que pode cozinhar o arroz na panela de pressão. Contudo, tenha em consideração que o tempo de cozimento é distinto. Se o fizer neste tipo de panela, o tempo de cozimento é em média de 5 a 8 minutos, após atingir a pressão.
Cozinhar o arroz na panela de pressão também pode deixar o arroz mais macio. Se preferir um arroz solto, a sugestão passa por reduzir um pouco o tempo de cozimento ou ajustar a água adicionada.
Como armazenar o arroz cozido corretamente?
A melhor forma para armazenar o arroz corretamente consiste em seguir alguns passos. É necessário deixar o arroz arrefecer após estar cozido. Em seguida, tanto pode colocar o arroz no frigorífico, como no congelador.
Após colocar no congelador, quando o voltar a usar, deve deixar que descongele no frigorífico. O armazenamento deve ser feito em recipientes adequados para prevenir a contaminação cruzada.