Como fazer a lasanha perfeita e irresistível. Tome nota! A lasanha é o tipo de alimento que agrada a toda a gente. Este prato tipicamente italiano encanta miúdos e graúdos. É, normalmente, feito com carne (tradicionalmente, pois existem interpretações do prato que levam outros produtos, nomeadamente: atum, bacalhau, frango, entre outras opções) e molho de tomate que são colocados sobre camadas de folhas de lasanha, mas o que lhe dá um toque verdadeiramente irresistível é o molho bechamel.
Esta refeição deliciosa é adorada por toda a família e faz um sucesso tremendo naqueles almoços e jantares especiais em que se convidam pessoas que muito estimamos. Quer que este seja o seu próximo jantar, não quer?

Como fazer a lasanha perfeita e irresistível. Tome nota!
A qualidade final está no critério inicial!
É verdade, é importante ter em consideração escolher apenas ingredientes de qualidade.
Para a receita, é parte importante para se ter uma lasanha perfeita.
Se pretende que a sua lasanha seja como a de um verdadeiro chef, então pense como um chef e sirva apenas o melhor. Use apenas produtos frescos e de qualidade! Produtos de qualidade até disfarçam pequenos erros que possa cometer ao longo do processo…
Leia também:
- Aprenda a fazer frango assado no forno com cerveja. Que petisco!
- Aprenda a cozinhar polvo congelado como nos restaurantes
- Aprenda a fazer o café perfeito, simples e delicioso. Tome nota!

Os legumes
Há quem pretenda colocar legumes na lasanha. Não há contra, mas deve ter-se o maior cuidado possível, pois determinados legumes libertam mais água. Eles devem ser escorridos antes de serem usados, podendo até refogar os legumes antes de os usar na lasanha.
Legumes como courgette, espinafres ou berinjelas podem fazer uma lasanha deliciosa, mas como têm bastante água, podem murchar no forno, contribuindo para deixar a massa ensopada.

O queijo
O queijo pode enriquecer ou empobrecer a sua lasanha. Uma boa opção melhora o resultado final, enquanto uma má opção pode representar um desastre… Existem bons queijos para rechear a lasanha.
Pode optar por um ao seu gosto ou optar por um clássico, o mozzarella, que é sucesso garantido. Há outras opções de qualidade como o queijo Gorgonzola ou o queijo Brie. Experimente e vá testando diferentes sabores!…

O molho
Os pratos com molho podem ficar irresistíveis, se forem bem feitos. Na lasanha, pode optar pelo molho bechamel ou à bolonhesa. Ou pode usar a sua criatividade e surpreender a família com algo diferente. Existem diversas receitas de molho para enriquecer a sua lasanha.
O molho branco tradicional é o bechamel, que é preparado com, leite, farinha, manteiga e noz-moscada. Este molho deve ser intercalado com o molho ragu que é preparado com carne bovina e suína. A junção destes dois molhos é parte da receita tradicional da verdadeira lasanha, à bolonhesa e italiana.

Uso da criatividade e instinto
O recheio pode ser bem diferente do tradicional. Siga o seu instinto e não tenha receio da sua criatividade. Experimentar coisas novas faz parte do encanto de cozinha, nomeadamente quando se opta por fazer lasanha.
Existem diversas opções, seja vegetarianas, veganas ou outras. Pode usar carne seca no recheio, pode usar frango, peru, vitela, bacalhau, atum, espinafres, espargos… O melhor tempero da lasanha é… a criatividade!

Massa(s)
Existem nos mercados diferentes tipos de massa para lasanha. Há a massa de lasanha fresca, existe a massa pré-cozida seca, a massa de caixinha e a massa de pastel. Naturalmente, cada uma destas opções implica uma preparação distinta.
Por exemplo, a massa fresca necessita ficar mais tempo no forno, pois habitualmente costuma ser mais consistente. A massa de pastel deve ser furada para que ela não estufe no forno. Já a massa pré-cozida precisa que seja usado um molho mais líquido para tornar a massa mais macia.

Manteiga
Um truque para dar à lasanha um toque especial é, no momento final, concluir a lasanha com uma última camada de massa. Depois, deve colocar pedaços de manteiga gelada para que, no forno, ela possa derreter, facilitando o gratinar do queijo da cobertura, tornando-o mais uniforme.