Início Cultura «Cãimbras» é erro de português?

«Cãimbras» é erro de português?

Devemos procurar esclarecer as dúvidas no momento em que elas surgem, mas não fazemos sempre, pois não? Descubra se «cãimbras» é erro de português.

Cãimbras
«Cãimbras» é erro de português?

Devemos procurar esclarecer as dúvidas no momento em que elas surgem, mas não fazemos sempre, pois não? Esclareça dúvidas de português: câibras, cãibras, cãimbras ou câimbras?

Pegar num dicionário ou numa gramática quando surgem algumas dúvidas evitaria a propagação de muitos erros, mas nem sempre o fazemos. Sem o sabermos, estamos a condenar-nos a nós mesmos à ignorância desse assunto em particular. Pode ser uma pena temporária ou perpétua, estando dependente da forma como mudamos os nossos hábitos.

É por isso importante que se esclareça no imediato as dúvidas que surjam, se não for possível esclarecer no momento devemos apontar num caderno ou no telemóvel de forma a mais tarde conseguirmos fazer esse esclarecimento. Assim, não perpetuamos dúvidas nem erros que possamos cometer.


Leia também: Língua Portuguesa: e se a nossa língua estivesse a morrer?


«Cãimbras» é erro de português?

O desafio

Tendo por base a questão lançada anteriormente temos um desafio criado especialmente para si. Está preparado/a? Então, identifique quais das frases que se seguem estão com o termo adequadamente aplicado (câibras, cãibras, cãimbras ou câimbras)?

– Esta a bebida ajuda a fortalecer a imunidade, previne anemias e câimbras.

– Esta a bebida ajuda a fortalecer a imunidade, previne anemias e câibras.

– Esta a bebida ajuda a fortalecer a imunidade, previne anemias e cãimbras.

– Esta a bebida ajuda a fortalecer a imunidade, previne anemias e cãibras.

– Nadal estava cheio de câimbras no final do jogo.

– Nadal estava cheio de cãibras no final do jogo.

– Nadal estava cheio de cãimbras no final do jogo.

– Nadal estava cheio de câibras no final do jogo.

– É mais comum os jogadores sofrerem cãimbras nos prolongamentos.

– É mais comum os jogadores sofrerem câimbras nos prolongamentos.

– É mais comum os jogadores sofrerem cãibras nos prolongamentos.

– É mais comum os jogadores sofrerem câibras nos prolongamentos.

Agradecemos que se tenha lançado neste desafio de português. Contudo, antes de colocarmos as respostas, identificando quais as que estão certas e quais as que estão erradas será melhor aprofundar o nosso conhecimento sobre os conceitos em análise.

Significado

Cãibras

Termo que vem do germânico kramp, que significa “gancho”. Esta palavra é própria da medicina e indica uma forte contração espasmódica, involuntária e dolorosa de certos músculos; A dor pode durar alguns segundos, mas em casos mais acentuados pode mesmo durar vários minutos. As cãibras podem atingir um ou mais músculos de uma vez causando aquilo que muitas vezes também é identificado como breca.

Câimbras  

Sinónimo de cãibras. Embora a origem seja controversa, é frequentemente associado ao termo germânico *kramp, gancho.

Assim sendo, ambas as palavras existem na língua portuguesa. Ambos os termos são sinónimos e têm como significado contração muscular que ocorre subitamente e de modo involuntário, implicando dores. Os motivos podem ser distintos para elas ocorrerem, pode ser devido esforço intenso, desidratação, ou, entre outros, ao frio.

Nota: Apesar de ambas as palavras existirem e de serem sinónimas só uma destas palavras aparece em todos os dicionários. Enquanto o termo câimbra surge em menos dicionários e remetendo frequentemente para cãibras, já este termo aparece em todos os dicionários, sendo a palavra mais comum e aquela que é tida como mais correta.

As palavras crâibras e crãimbras são erros frequentemente cometidos, não existem na língua portuguesa.

Respostas

Agora que estamos cientes que há duas palavras que não existem e que há duas palavras que realmente existem e são sinónimas estamos mais aptos a voltar ao desafio e corrigi-lo. Depois de aprofundarmos os significados de ambos os conceitos estamos devidamente esclarecidos e com mais conhecimento.

– Esta a bebida ajuda a fortalecer a imunidade, previne anemias e câimbras. ✓

– Esta a bebida ajuda a fortalecer a imunidade, previne anemias e câibras. X

– Esta a bebida ajuda a fortalecer a imunidade, previne anemias e cãimbras. X

– Esta a bebida ajuda a fortalecer a imunidade, previne anemias e cãibras. ✓

– Nadal estava cheio de câimbras no final do jogo. ✓

– Nadal estava cheio de cãibras no final do jogo. ✓

– Nadal estava cheio de cãimbras no final do jogo. X

– Nadal estava cheio de câibras no final do jogo. X

– É mais comum os jogadores sofrerem cãimbras nos prolongamentos. X

– É mais comum os jogadores sofrerem câimbras nos prolongamentos. ✓

– É mais comum os jogadores sofrerem cãibras nos prolongamentos. ✓

– É mais comum os jogadores sofrerem câibras nos prolongamentos. X

Conclusão

Como ficou esclarecido, as palavras crâibras e crãimbras, são erros de português, não existem na língua portuguesa. São erros cometidos frequentemente por uma questão de confusão entre acentos, que estão trocados.


Leia também: Língua Portuguesa: que língua falava Afonso Henriques?


Ambas as palavras representam erros de português e devem ser evitados pois não existem na língua portuguesa. Havendo uma clara confusão com as palavras câimbras ou cãibras, estando os acentos trocados.

Reflexão

Este artigo, como outros da NCultura, visa esclarecer dúvidas de português. Mas não só, pois, pretende também destacar a importância para se recorrer ao dicionário. Ele é uma ferramenta de utilidade extrema que nos deve acompanhar de cada vez que lemos.

Se optar por ler, uma revista, um jornal um livro ou outra fonte de leitura tenha sempre próximo de si um dicionário pois este objeto permite o esclarecimento de dúvidas no imediato momento em que elas surgem. Revela-se um gesto de humildade e de ambição, mas também de respeito perante a dimensão da língua portuguesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.