Início Tradições 7 razões para beber Vinho Verde em 2020

7 razões para beber Vinho Verde em 2020

O melhor argumento para valorizar o vinho verde é prová-lo. Mas temos outros motivos... Descubra 7 razões para beber Vinho Verde em 2020.

razões para beber Vinho Verde
7 razões para beber Vinho Verde em 2020

Descubra 7 razões para beber Vinho Verde em 2020. O ano de 2020 tem sido diferente de qualquer outro, face a um contexto particularmente sensível. Este ano representa um desafio distinto, pois as exportações não baterão os recordes expectáveis. O vinho verde produzido revela elevada qualidade, mas nunca terá nos números deste ano o sucesso que se esperava.

No entanto, enquanto portugueses, devemos continuar a valorizar o vinho nacional que é de qualidade insuspeita. Isso mesmo é constantemente comprovado nos diversos concursos internacionais, realizados anualmente. Portanto, fique a conhecer os melhores vinhos verdes para o verão de 2020.


Leia também: 15 razões para beber vinho tinto diariamente


7 razões para beber Vinho Verde em 2020

razões para beber Vinho Verde
7 razões para beber Vinho Verde em 2020

É um vinho único

Não há vinho verde em mais nenhum país. O vinho verde é realmente um vinho único no mundo, que possui um carácter especial e uma personalidade distinta. Sendo o vinho verde resultado da combinação inesperada e feliz de diversas variáveis, entre elas o solo granítico, a presença do mar naquela região, as castas típicas que muito contribuíram na construção do nome dos vinhos verdes, ele é o culminar de um produto único, que se revela bastante gastronómico.

razões para beber Vinho Verde
7 razões para beber Vinho Verde em 2020

Influência marítima

O clima, tal como os solos e as castas, contribuíram para caracterizar este vinho. São variáveis que transmitem caráter. A região destinada à produção de vinho verde funciona como um inusitado anfiteatro virado para o mar, contexto em que os vales recebem a influência marítima e transportam-na para o interior.

Num contexto distinto de qualquer outro no país, em que impera a temperatura amena, não existem nesta região nem invernos muito frios, nem verões muito quentes. Os vinhos ainda sofrem outra influência importante que confere mineralidade ao vinho – os solos, que são maioritariamente de granito. As castas Alvarinho e Loureiro são castas autóctones que concedem distinção ao vinho, tornando-o mais leve e fresco.

razões para beber Vinho Verde
7 razões para beber Vinho Verde em 2020

Bom para qualquer época do ano, para o verão e para o inverno

Este vinho é especial, pois tanto pode ser servido numa esplanada, em plena época quente de verão, como pode ser servido num dia frio de inverno. Pode acompanhar o bacalhau na ceia de Natal, nomeadamente a casta Alvarinho que se revela ideal para esse efeito, como acompanhar uma salada em pleno verão.

O vinho verde, pelas suas características únicas, pode representar um bom presente, seja de Natal, seja de aniversário, seja quando nos convidam para jantar e fica bem aparecer com uma garrafa de vinho verde pronta a abrir e dar início a uma animada socialização.

razões para beber Vinho Verde
7 razões para beber Vinho Verde em 2020

O 1º vinho DOC mais exportado do país

O Vinho do Porto é um vinho distinto, com características diferentes e que se distingue dos demais pelo seu trajeto singular. Se o retirarmos da equação, apesar do orgulho que se tem do seu sucesso, é importante valorizarmos o vinho verde.

O primeiro DOC (Denominação de Origem Controlada) mais exportado é o vinho verde. Se tivermos em conta as exportações vínicas para os Estados Unidos da Mmérica, metade delas são de vinho verde. Os EUA acompanham a Alemanha nos principais mercados de importação do vinho verde.

Dos 60 milhões de euros que são ganhos anualmente em exportações, o vinho verde é exportado para 107 mercados, presentes em 5 continentes.

razões para beber Vinho Verde
7 razões para beber Vinho Verde em 2020

Beleza

A região tem um encanto especial e merece uma visita. Conhecer o local é uma experiência inolvidável. Um espaço onde há 18 mil produtores que representam uma riqueza por explorar, pois o Minho, em termos turísticos, ainda está por descobrir.

Por isso, recomenda-se sempre uma visita a esta região encantadora, não só por poder provar vinhos verdes com perfis distintos, dos mais tradicionais aos mais irreverentes, mas também por poder visitar uma região que demonstra prosperidade, apresentando propostas turísticas de qualidade superior. Entre esses espaços, podemos encontrar entidades como a Quinta da Aveleda, a Casa De Sezim e o hotel Monverde.

Nesta região, as uvas são maravilhosas e estão presentes em lindos cachos, com boa maturação. Têm qualidades particulares e são usadas por bons enólogos que conseguem transformá-las em grandes vinhos.

razões para beber Vinho Verde
7 razões para beber Vinho Verde em 2020

Perfis distintos

O perfil tradicional dos vinhos verdes é distinto dos demais. São menos alcoólicos e mais jovens. Apesar desses dois traços fazerem parte do perfil tradicional dos vinhos verdes, têm vindo a surgir propostas diferentes que apresentam perfis distintos.


Leia também: O Vinho tinto provoca-lhe dores de cabeça? Está aqui a solução


A revolução tecnológica, dos últimos anos, aliou-se ao conhecimento tradicional, introduzindo novas ideias que aliam ao produto de qualidade das vinhas, castas tradicionais, a tecnologia mais moderna, produzindo assim vinhos modernos que merecem ser conhecidos.

razões para beber Vinho Verde
7 razões para beber Vinho Verde em 2020

Harmonização

O vinho verde não combina apenas com bacalhau. Fica particularmente bem a acompanhar sushi. Por isso mesmo, o vinho verde tem sido muito bem recebido no mercado japonês, estando já muito presente em diversos restaurantes japoneses.

A boa ligação entre o sushi e o vinho verde tem sido aproveitada em restaurantes que servem sushi em Portugal, mas também em todo o mundo, nomeadamente no Japão. São muitos os restaurantes japoneses que defendem que o vinho verde branco representa o melhor vinho para acompanhar sushi.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.