Início Notícias Azeite nacional ganha medalha de ouro no Dubai

Azeite nacional ganha medalha de ouro no Dubai

Concurso internacional foi palco importante para azeite nacional brilhar intensamente. Azeite nacional ganha medalha de ouro no Dubai.

Azeite nacional ganha medalha de ouro
Azeite nacional ganha medalha de ouro no Dubai

Azeite nacional ganha medalha de ouro no Dubai. Normalmente, quando alguém fala na conquista portuguesa de medalhas de ouro em eventos internacionais de relevo, o nosso primeiro pensamento vai naturalmente para o vinho. É algo imediato. Estamos habituados a essas proezas das produtoras de vinho.

Muitas delas apostam também noutros produtos, como o azeite, pois nem só o vinho português nos enche de orgulho. Há outros produtos portugueses que merecem elogios e que estão a brilhar intensamente no exterior e a ser devidamente reconhecidos pela sua elevada qualidade, nomeadamente o azeite.

São várias as produtoras de vinho a produzirem também azeite e isso é importante, pois há experiência que é canalizada para a criação de azeites de sucesso. As medalhas comprovam-no! Quer saber mais?

Azeite nacional ganha medalha de ouro
Azeite nacional ganha medalha de ouro no Dubai

Azeite nacional ganha medalha de ouro no Dubai

Dubai Olive Oil Competition

Ocorreu no Dubai a primeira edição do Dubai Olive Oil Competition, um evento que juntou  287 produtores, de 17 países. Números de respeito tendo em conta o mercado em questão e o contexto atual, pois levando em conta os constrangimentos causados pela pandemia da Covid-19, este evento foi um enorme sucesso. O concurso distinguiu os melhores azeites.

Leia também:

Na primeira edição do Dubai Olive Oil Competition, todos os azeites em competição foram de colheita antecipada. As provas dos azeites foram realizadas por jurados, chefs de restaurantes e distribuidores locais. Os organizadores deste evento pretendem (no próximo ano) abrir diversas lojas que serão denominadas Best Olive Oils. Nestes espaços, estarão presentes os azeites com melhor classificação na competição. Há ainda a previsão de serem organizadas no próximo ano mais duas edições. Uma delas será já em janeiro, enquanto a outra será em junho. Ambos os eventos serão destinados a azeites de colheitas antecipadas.

Azeite nacional ganha medalha de ouro
Azeite nacional ganha medalha de ouro no Dubai

O júri

Para a avaliação de todos os azeites em competição, houve um júri internacional com vasto conhecimento na área. O Dubai Olive Oil Competition contou com diversos nomes de prestígio neste universo dos azeites.

No júri do Dubai Olive Oil Competition, esteve Emmanuelle Dechelette (França), que é fundadora do conceito Olio Nuovo Days, mas também sommelier e consultora de azeite; esteve ainda Kostas Liris (Grécia), que é especialista em azeite e agrónomo; e esteve ainda José Ventura (Portugal), sommelier de azeite e diretor geral da cooperativa de olivicultores de Valpaços.

No Dubai Olive Oil Competition, foi destinada uma medalha a Portugal, mais precisamente ao Manos Lince, um azeite de colheita antecipada que conquistou uma medalha de ouro!

Pode saber mais sobre o evento Dubai Olive Oil Competition, aqui.

Azeite nacional ganha medalha de ouro
Azeite nacional ganha medalha de ouro no Dubai

Manos Lince

Um azeite da zona de Alcácer, que outrora foi a maior zona de olival plantado no país, e que deixou o país orgulhoso com a conquista da medalha de ouro. É um azeite frutado, com um ligeiro amargo logo no começo, mas que surpreende depois com a parte picante.

É um azeite que se agarra docemente à parte de cima da boca. Contudo, espalha-se e apresenta um fim de boca agradável. Revela-se um azeite perfeito para quem gosta de frutados. É bastante complexo.

Azeite nacional ganha medalha de ouro
Azeite nacional ganha medalha de ouro no Dubai

O impacto nacional

Este feito teve impacto internacional e foi ótimo para o país e para o município de Alcácer do Sal que anunciou orgulhosamente que o Azeite Manos Lince foi premiado com uma Medalha de Ouro no concurso “Dubai Olive Oil Competition” e que é produzido no concelho.

Por isso mesmo a autarquia parabenizou o Azeite Manos Lince “uma marca que continua a amealhar assinaláveis distinções, promovendo em todas elas o nosso concelho”, considerando que esta medalha representa um justo reconhecimento da qualidade do azeite.

Azeite nacional ganha medalha de ouro
Azeite nacional ganha medalha de ouro no Dubai

Sucesso internacional

Francisco Lince é um dos irmãos responsáveis por este produto que tem origem em Alcácer do Sal, mas que é bem recebido nos quatro cantos do mundo. A marca está registada desde 2008 e, desde então, o sucesso tem aumentado.

O Azeite Manos Lince está hoje presente em Portugal, em restaurantes, em supermercados e em grandes distribuidores. Mas, da produção de 150 mil litros de azeite, cerca de 35% é destinado à exportação: metade viaja diretamente para o Brasil, enquanto a outra metade viaja para diversos pontos da Europa, nomeadamente, Bélgica, França, Luxemburgo, Alemanha, Inglaterra, Espanha e Itália.

Azeite nacional ganha medalha de ouro
Azeite nacional ganha medalha de ouro no Dubai

É uma prova que o Azeite Manos Lince já tem um reconhecimento internacional importante. Recorde-se que este azeite não é virgem… em sucessos, pois já em 2018 e em 2019 o Azeite Manos Lince tinha sido premiado no reputado London International Olive Oil Competition, com a conquista de medalhas de Bronze em ambos os eventos, sempre na modalidade prémios de Qualidade, distinguindo-se entre os melhores azeites de todo o mundo!

Ele pode ser comprado a partir de 5,65€.

Muitos parabéns à Manos Lince! Muitos parabéns ao azeite português!

Nota: Neste evento, entre os azeites premiados, que são maioritariamente espanhóis, está ainda o azeite português extra-virgem Early Harvest, da Mainova, ao qual foi dado o devido destaque no NCultura!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.