Início Notícias Azeite nacional conquista medalha de ouro no Dubai

Azeite nacional conquista medalha de ouro no Dubai

Concurso internacional foi palco importante para azeite português brilhar intensamente. Azeite nacional conquista medalha de ouro no Dubai.

Azeite nacional conquista medalha de ouro
Azeite nacional conquista medalha de ouro no Dubai

Azeite nacional conquista medalha de ouro no Dubai. Quando se fala em medalhas de ouro conquistadas em eventos internacionais relevantes, o primeiro pensamento que nos vem à cabeça é vinho. Contudo, nem só o vinho português nos enche de orgulho. Há outros produtos portugueses a brilhar intensamente e a serem reconhecidos pela sua qualidade. Neste caso, brilhou o azeite.

Existem diversas produtoras de vinho a produzirem também azeite e isso concede-lhes uma influência importante. O que é certo é que não só os vinhos nos deixam orgulhosos com conquistas internacionais. O azeite é outro produto que merece os maiores elogios. Quer saber mais?

Azeite nacional conquista medalha de ouro
Azeite nacional conquista medalha de ouro no Dubai

Azeite nacional conquista medalha de ouro no Dubai

Dubai Olive Oil Competition

A primeira edição deste concurso, que ocorreu no Dubai, conseguiu juntar 287 produtores provenientes de 17 países. Bons números tendo em conta o contexto atual. Foi um sucesso, apesar dos constrangimentos causados pela pandemia da Covid-19.

O concurso visou distinguir os melhores azeites. Neste evento, todos os azeites em competição foram de colheita antecipada. Os azeites foram provados por jurados, chefs de restaurantes e distribuidores locais.


Leia também: Dicas essenciais para escolher o melhor azeite


Os organizadores pretendem abrir várias lojas no próximo ano, que serão denominadas Best Olive Oils. Nelas estarão presentes os azeites mais bem classificados da competição. Há ainda a previsão de serem organizadas mais duas edições, uma já em janeiro e outra em junho, sempre destinadas a colheitas antecipadas.

Azeite nacional conquista medalha de ouro
Azeite nacional conquista medalha de ouro no Dubai

O júri

O júri internacional responsável pela avaliação de todos os azeites em competição contou com vários nomes de prestígio na área. No júri do Dubai Olive Oil Competition, constaram José Ventura (Portugal), diretor geral da cooperativa de olivicultores de Valpaços e sommelier de azeite, mas também outros nomes como os de Emmanuelle Dechelette (França), fundadora do conceito Olio Nuovo Days e sommelier e consultora de azeite, e Kostas Liris (Grécia), que é especialista em azeite e agrónomo.


Leia também: As 4 situações onde é proibido usar azeite


Neste evento, houve uma medalha para Portugal. O azeite extra-virgem Early Harvest é um azeite de colheita antecipada produzido no Alto Alentejo, da marca Mainova, e conquistou uma medalha de ouro!

Pode saber mais sobre o evento Dubai Olive Oil Competition, aqui.

Azeite nacional conquista medalha de ouro
Azeite nacional conquista medalha de ouro no Dubai

Azeite Mainova

A Mainova é uma produtora de azeite de excelência, como comprova a medalha de ouro conquistada neste evento internacional. A Mainova é uma marca portuguesa de vinhos e azeite-extra virgem de cariz sustentável, que opta por privilegiar métodos de produção biológicos e integrados.

Vídeo de: dubai olive oil competition

A Mainova (de Bárbara Monteiro) foi lançada apenas em junho de 2020!!! O azeite que venceu a medalha de ouro no Dubai Olive Oil Competition é um dos produtos portugueses que se impõe internacionalmente pela sua enorme qualidade. O azeite extra-virgem Early Harvest foi o grande vencedor, tendo conquistado a ambicionada medalha de ouro na primeira edição deste concurso internacional de grande relevância global.

O azeite Early Harvest pode ser comprado por 15,95€. A marca tem ainda disponível o azeite Clássico, a partir de 5,90€.

Pode saber mais sobre ela, aqui.


Leia também: O azeite pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares


Azeite nacional conquista medalha de ouro
Azeite nacional conquista medalha de ouro no Dubai

O azeite extra-virgem Early Harvest

Este azeite foi produzido num regime de produção integrada com azeitonas verdes que foram colhidas em outubro de 2019.

O azeite extra-virgem Early Harvest apresenta uma acidez reduzida (somente 0,2%) e tem um sabor frutado verde pujante, amargo e picante. É bastante saudável, contendo um teor elevado de anti-inflamatórios, antioxidantes e polifenóis.

Muitos parabéns à Mainova! Muitos parabéns ao azeite português!

Nota: Neste evento, entre os azeites premiados, que são maioritariamente espanhóis, está outro português, a colheita antecipada Manos Lince. Contaremos dar o devido destaque também a este azeite. Fique atento!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.